EAD – Letras Inglês e Espanhol

CONHEÇA O CURSO

O curso de Letras tem por objetivo instituir espaços de reflexão e de conhecimento para o desenvolvimento de competências e habilidades, de forma que o profissional, no exercício da docência, esteja apto a articular conhecimentos pedagógicos, linguísticos, literários e culturais, bem como lidar com os processos tecnológicos que permeiam o campo da educação, na contemporaneidade.

MERCADO DE TRABALHO

O licenciado em Letras pela FAMMA estará habilitado para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa ou Espanhola e suas literaturas correspondentes. Esse profissional também estará apto para trabalhar com a Língua Estrangeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, para exercer o magistério em escolas técnicas, centros de pesquisa e escolas de idiomas e, ainda, na assessoria em jornais, revistas e editoras.

O PERFIL DO PROFISSIONAL

O licenciado em Letras estará apto a compreender e valorizar as diferentes linguagens manifestadas pela sociedade contemporânea e poderá desenvolver e/ou aprimorar metodologias e materiais pedagógicos utilizados como meios auxiliares e instrumentais nas práticas educativas. Mediante componentes curriculares que articulam teoria, técnica e prática baseados nas necessidades sócio-políticos e culturais, o curso busca responder à necessidade de formação de profissionais interculturalmente competentes, capazes de adotarem uma postura crítica na mediação entre o aluno e o objeto de conhecimento. 

Para o exercício da docência, mais que dominar o conhecimento gramatical de uma língua, o professor precisa mobilizar uma gama de conhecimentos e de estratégias que possibilitem problematizar as relações entre linguagem/mundo/práticas sociais. Desse modo, pretende-se que o acadêmico do curso de Letras compreenda a diversidade linguística existente e atribua a essa pluralidade um tratamento teórico e prático. Entende-se que essa postura implica não apenas uma acumulação de conhecimentos teóricos, mas exige também a (re) construção contínua do conhecimento e da prática docente.


INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

– O acadêmico poderá optar pela habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa ou em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, ambas com abordagem nas respectivas literaturas.

– certificação conferida: Licenciado em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas literaturas ou Licenciado em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola e respectivas literaturas.

– Carga-horária: 3720 horas

– Duração: 3 anos e 6 meses

MATRIZ CURRICULAR

MÓDULO 1

COMPONENTES CURRICULARES

C/h

Língua Latina

80

Oficina de leitura e escrita em língua portuguesa

80

Introdução à educação a distância

40

MÓDULO 2

COMPONENTES CURRICULARES

C/h

Teoria da literatura

80

História da língua portuguesa

80

Sociologia da Educação: múltiplos olhares

40

 MÓDULO 3

COMPONENTES CURRICULARES

C/h

Linguística I: Aspectos Introdutórios

80

Literatura Brasileira I: Poesia

80

Filosofia da Educação

40

MÓDULO 4

COMPONENTES CURRICULARES

C/h

Linguística II: Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa

80

Literatura Brasileira II: Narrativa

80

Psicologia da Educação: abordagens humanista, comportamental, genética e histórico-cultural

40

 MÓDULO 5

COMPONENTES CURRICULARES

C/h

Morfologia I

80

Teorias do Sentido I

80

Metodologia do Ensino de Literatura

40

 MÓDULO 6

COMPONENTES CURRICULARES

C/h

Morfologia II

80

Teorias do Sentido II

80

Sintaxe I

40

MÓDULO 7

COMPONENTES CURRICULARES

C/h

Habilidades Comunicativas em Língua Inglesa I / Língua Espanhola I

80

Literatura Portuguesa

80

Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa 

40

 MÓDULO 8

COMPONENTES CURRICULARES

C/h

Habilidades Comunicativas em Língua Inglesa II / Língua Espanhola II

80

Sintaxe II

80

Literatura Infantil e Juvenil

40

 MÓDULO 9

COMPONENTES CURRICULARES

C/h

Libras – Língua Brasileira de Sinais

80

Literatura em Língua Inglesa I / Língua Espanhola I : Poesia

80

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I

40

MÓDULO 10

COMPONENTES CURRICULARES

C/h

Habilidades Comunicativas em Língua Inglesa III / Língua Espanhola III

80

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II

80

Metodologia da Pesquisa em Letras

40

MÓDULO 11

COMPONENTES CURRICULARES

C/h

Literatura em Língua Inglesa II /  Língua Espanhola: Conto

80

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa III

80

Linguística aplicada ao ensino de Língua Estrangeira

40

Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso

20

MÓDULO 12

COMPONENTES CURRICULARES

C/h

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa IV

80

Habilidades Comunicativas em Língua Inglesa IV / Língua Espanhola IV

80

Estágio Supervisionado em Língua Estrangeira I

40

Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso

20

MÓDULO 13

COMPONENTES CURRICULARES

C/h

Literatura em Língua Inglesa III: Drama

80

Estágio Supervisionado em Língua Estrangeira II

80

Educação Ambiental

40

Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso

20

MÓDULO 14

COMPONENTES CURRICULARES

C/h

Habilidades Comunicativas em Língua Inglesa V / Língua Espanhola V

80

Estágio Supervisionado em Língua Estrangeira III

80

Optativa I

40

Trabalho de Conclusão de Curso

20

Introdução à Cultura de populações de Língua Inglesa / Língua Espanhola

Psicolinguística

Literatura e ciberespaço

CONHEÇA O CURSO

O curso de Letras tem por objetivo instituir espaços de reflexão e de conhecimento para o desenvolvimento de competências e habilidades, de forma que o profissional, no exercício da docência, esteja apto a articular conhecimentos pedagógicos, linguísticos, literários e culturais, bem como lidar com os processos tecnológicos que permeiam o campo da educação, na contemporaneidade.

 

MERCADO DE TRABALHO

O licenciado em Letras pela FAMMA estará habilitado para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa ou Espanhola e suas literaturas correspondentes. Esse profissional também estará apto para trabalhar com a Língua Estrangeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, para exercer o magistério em escolas técnicas, centros de pesquisa e escolas de idiomas e, ainda, na assessoria em jornais, revistas e editoras.

 

O PERFIL DO PROFISSIONAL

O licenciado em Letras estará apto a compreender e valorizar as diferentes linguagens manifestadas pela sociedade contemporânea e poderá desenvolver e/ou aprimorar metodologias e materiais pedagógicos utilizados como meios auxiliares e instrumentais nas práticas educativas. Mediante componentes curriculares que articulam teoria, técnica e prática baseados nas necessidades sócio-políticos e culturais, o curso busca responder à necessidade de formação de profissionais interculturalmente competentes, capazes de adotarem uma postura crítica na mediação entre o aluno e o objeto de conhecimento.

Para o exercício da docência, mais que dominar o conhecimento gramatical de uma língua, o professor precisa mobilizar uma gama de conhecimentos e de estratégias que possibilitem problematizar as relações entre linguagem/mundo/práticas sociais. Desse modo, pretende-se que o acadêmico do curso de Letras compreenda a diversidade linguística existente e atribua a essa pluralidade um tratamento teórico e prático. Entende-se que essa postura implica não apenas uma acumulação de conhecimentos teóricos, mas exige também a (re) construção contínua do conhecimento e da prática docente.

 

INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

– O acadêmico poderá optar pela habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa ou em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, ambas com abordagem nas respectivas literaturas.

– certificação conferida: Licenciado em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas literaturas ou Licenciado em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola e respectivas literaturas.

– Carga-horária: 3720 horas

– Duração: 3 anos e 6 meses