I SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA

outubro 23, 2017 1226

I Simpósio de Psicologia: Os Desafios da Ética na profissão e na atual sociedade

 

APRESENTAÇÃO

O psicólogo, em sua prática profissional, é atravessado por diversas atuações e situações de grande impacto na vida das pessoas. A ética perpassa todos os caminhos da profissão e está no dia a dia das pessoas. O psicólogo vivencia dilemas éticos nas relações de trabalho, de pacientes/cliente, em equipes multidisciplinares e levanta algumas questões como “até onde manter o sigilo profissional?” O profissional deverá ter uma prática que seja coerente com os propósitos da ética da ciência da psicologia. Neste sentido, o curso de Psicologia realizará o I Simpósio de Psicologia, voltado para a ética e a atuação do psicólogo com o objetivo de fomentar as discussões sobre o tema proporcionando aos alunos e profissionais a aquisição dos conhecimentos produzidos pelos homens historicamente, contribuindo para uma atuação profissional alicerçada na ética e no respeito pela diversidade humana.

 

A QUEM SE DESTINA

Aos acadêmicos, professores e profissionais de Psicologia e áreas afins.

 

PROGRAMAÇÃO

Data: 22 de novembro de 2017.

Matutino:

Local: Auditório II da UNIFAMMA

07h45min: Credenciamento

08h: Abertura com a Palestra “Questões Éticas: Práticas profissionais do Psicólogo”, com as Psicólogas Célia Regina Cortellete (CRP) e Ludiana Cardozo Rodrigues (COF Londrina).

10h: Palestra “Ética e Assédio Moral no Trabalho”, com a Psicóloga  Me. Francielle Sabattine.

 

Noturno:

Local: Auditório II da UNIFAMMA

19h: Credenciamento

19h30min: Palestra “A Ética e os Desafios da Contemporaneidade”, ministrada pela Dr.ª Lizia Helena Nagel.

21h30min: Atividade cultural – Peça de Teatro “O Alto da Barca”

 

 

Data: 23 de novembro de 2017.

Matutino:

Local: Auditório II da UNIFAMMA

07h45min: Mesa Redonda “Ética e Abordagens Teóricas em Psicologia”.

Debatedores:

Psicólogo Me. André Scarafiz (Abordagem Existencialista)

Psicólogo Me. Luiz Fernando Corazza (Abordagem Junguiana)

Psicóloga Me. Vivian Rafaella Prestes (Abordagem Psicanalista)

10h: Atividade Cultural – Grupo “Deliriuns” (CAPS)

 

Noturno:

Local: Auditório II da UNIFAMMA

19h30min: Mesa Redonda “Ética e atuação em medidas socioeducativas”.

Debatedores:

Psicóloga Me. Joicy Anne Silva

Psicóloga Me. Rosana Simão dos Santos Calderaro

Psicólogo Me. Telry Shodyi Nakamura

21h30min: Lançamento do Livro “Os Modos de Ser e de Fazer entre Trabalhadores”. Autora: Psicóloga Me. Alice Dias Paulino

 

Data: 24 de novembro de 2017.

Matutino:

Local: salas de aulas do curso de psicologia.

Das 8h às 11h30min: Apresentação de trabalhos científicos: comunicação oral

 

Noturno:

Local: salas de aulas do curso de psicologia.

19h30min: Apresentação de trabalhos científicos: comunicação oral.

Encerramento do Evento.

 

 

INSCRIÇÕES

Pelo site: http://www.unifamma.edu.br/evento/i-simposio-de-psicologia/

 

INSCRIÇÃO SEM TRABALHO: Para quem deseja participar do evento como ouvinte.

INSCRIÇÃO COM TRABALHO: Para quem deseja, além de participar do evento, apresentar trabalhos sob a forma de Resumo Expandido e Trabalho Completo.

 

 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO SEM TRABALHO: De 23 de outubro a 17 de novembro de 2017.

INSCRIÇÃO COM TRABALHO: De 23 de outubro a 06 de novembro de 2017.

 

Obs: Os 80 primeiros inscritos ganharão um livro da Psicologia.

 

INVESTIMENTO

Acadêmicos UNIFAMMA: R$ 40,00 (É obrigatório informar que é Aluno UNIFAMMA e o RA no momento da inscrição)

Público externo: R$ 45,00

 

O pagamento deve ser realizado no Financeiro da IES até, no máximo, 17 de novembro. Não será aceito pagamento posterior a essa data.

 

CARGA HORÁRIA

20 horas

 

CERTIFICADOS

Os certificados somente serão concedidos aos participantes inscritos que obtiverem, pelo menos, 75% de frequência e realizarem o pagamento do evento no prazo estipulado.

Os certificados de participação serão gerados on-line, com base nas informações contidas na ficha de inscrição, portanto, é preciso atentar para o preenchimento da mesma.  Não é permitido abreviar dados e nomes. Não serão emitidas segundas vias de certificados ou procedidas correções em certificados quando o erro for ocasionado por informação incorreta do responsável pela inscrição.

 

COORDENADORA DO EVENTO:

Prof.ª Me. Gisele Cristina Mascagna.

                                                         

          

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 

 

PARTICIPAÇÃO COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

 

INSCRIÇÃO DE TRABALHO

Podem inscrever-se profissionais de diferentes áreas, pesquisadores, professores, alunos e egressos de qualquer instituição de ensino superior, para apresentação de Comunicação Oral. Cada autor pode inscrever, no máximo, dois trabalhos como autor principal. O trabalho poderá ser integrado por, no máximo, três autores, além do professor orientador. O autor que não poderá comparecer poderá autorizar a apresentação pelos demais autores por meio do formulário de autorização, conforme o modelo. Os interessados deverão preencher TODOS os campos da ficha de inscrição (online), disponível na página do evento a partir de 23 de outubro de 2017.

 

Os trabalhos podem ser enviados nas modalidades: RESUMO EXPANDIDO E TRABALHO COMPLETO.

 

As propostas de apresentação de trabalhos, bem como as inscrições devidamente quitadas, deverão ser encaminhadas até dia 06 de NOVEMBRO de 2017.

 

Todas as propostas serão analisadas pela Comissão Científica do evento e as aprovadas receberão carta de aceite, via e-mail, a partir de 09 de novembro de 2017. Somente serão avaliados os trabalhos cujo(s) autor (es) e co-autor (es) estiver (em) com a(s) inscrição (ções) efetivada(s) até 06 de novembro de 2017.

 

 

 

NORMAS GERAIS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

 

  • RESUMO EXPANDIDO:

 

O resumo expandido deverá ser seguido conforme as normas e a formatação do modelo abaixo:

 

TÍTULO EM ARIAL 11, CENTRALIZADO, NEGRITO E MAIÚSCULAS: SUBTÍTULO TAMBÉM TODO EM ARIAL 11, NEGRITO E MAÍUSCULAS, SENDO A EXTENSÃO MÁXIMA DO CONJUNTO DE TRÊS LINHAS

 

SOBRENOME, Nome do Autor1 ; SOBRENOME, Nome do autor2

1.Formação ou titulação do autor, instituição de ensino (abreviatura do nome da instituição), cidade, estado, e-mail, sendo que estes devem estar em ordem alfabética do primeiro nome e por extenso. A ordem dos nomes deverá respeitar a ordem alfabética dos alunos. O nome do professor responsável pela disciplina Técnicas de pesquisa II deverá ser o último citado.

 

  • RESUMO:

Deve ser elaborado em fonte Arial 9 justificado, em parágrafo único, sem recuos, com espaço entrelinhas simples, com o título em negrito. Deve conter no máximo de 200 palavras.

 

PALAVRAS-CHAVE: Mínimo 3 (três) e máximo 4 (quatro) palavras-chave.

 

INTRODUÇÃO

O artigo deve ser realizado para uma página tamanho padrão A4. no formato retrato. A página do artigo deverá ter margem superior igual a 3,0 cm e as demais igual a 2,0 cm. Serão aceitos apenas artigos inéditos, ou seja, sem plágios. Trabalho plagiado caracterizará na automática recusa do trabalho e, consequentemente, na reprova da disciplina “Técnicas de pesquisa II”. O texto do artigo conterá as seguintes seções: INTRODUÇÃO, FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OU DISCUSSÕES, CONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS, cada título dessas seções deverá estar em fonte Arial, tamanho 11. O espaçamento entre linhas será simples, fonte Arial 10 para o texto e o parágrafo será justificado. O RESUMO EXPANDIDO DEVERÁ TER NO MÍNIMO 3 LAUDAS E NO MÁXIMO 5. A introdução deve conter uma referência ao assunto a ser desenvolvido no resumo expandido, bem como as linhas gerais que serão desenvolvidas no corpo do mesmo. Tal seção não admitirá subdivisões. A Introdução deverá conter o(s) objetivo(s) do estudo apresentado e a metodologia (pesquisa bibliográfica, por exemplo).

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OU DISCUSSÕES

 

O TÍTULO DA SEÇÃO DE DESENVOLVIMENTO deverá ser escrito em negrito e com letras maiúsculas, após o título um espaço (uma linha em branco, como está neste modelo) separará o título da seção do texto correspondente a ela. O autor poderá optar por intitular esse item apenas como FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, uma vez que ele pode optar por apresentar nesse resumo um projeto que ainda não tenha sido concluído, ou deverá intitular como DISCUSSÕES, no caso desse estudo já ter sido concluído. Não haverá espaços (linhas em branco) entre os parágrafos. A primeira linha de cada um dos parágrafos terá um recuo de 1,5 cm. Nesse item não deverá conter citações diretas com mais de três linhas.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Favor seguir as normas de diagramação aqui expostas, usando este exemplo como base para o seu texto. A submissão do resumo expandido significa que os autores concordam com a publicação deste, a critério da comissão do evento. Além disso, os autores concordam que pela publicação “resumo expandido” não obterão nenhum ganho, senão a divulgação científica e profissional dos seus trabalhos. Nas referências, seguir as normas da ABNT, conforme o exemplo constante das referências. Após o título da seção haverá um espaço (linha em branco, como neste modelo) simples. As considerações finais deverão apresentar os resultados do estudo, ou resultados esperados em caso de projetos e não deverá conter citações. Observação: todas as páginas deverão estar enumeradas no canto inferior (fim da página) direito.

 

REFERÊNCIAS

 

SOBRENOME, Nome. Título da obra em negrito: subtítulo sem negrito. Cidade: Editora, Ano.

 

SOBRENOME, Nome. Título da obra em negrito. Cidade: Editora, Ano.

 

Poderão conter referências de internet desde que seguidas as normas da ABNT, 14ª edição.

 

 

 

  • TRABALHO COMPLETO

 

É um trabalho único, que pode ser organizado por um ou mais três autores. Sua apresentação se dá de forma oral, com tempo de 20 minutos, num grupo de até 5 trabalhos, com discussão no final das apresentações. Os trabalhos completos nessa modalidade deverão conter entre 10 e 12 páginas, excluindo-se as referências e o resumo. Para a elaboração do texto, o(s) autor(es) deverão seguir as normas apresentadas a baixo:

Instruções de Formatação

Normas gerais

  1. a) o arquivo deverá ter sido salvo em Word, com a extensão “.doc” ou “.rtf”;
  2. a) papel tamanho A4;
  3. b) margem superior e inferior com 3 cm;
  4. c) margem esquerda e direita com 2,5 cm;
  5. d) páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita);
  6. e) fonte: Arial, 12.

Elaboração do Texto

Os textos não poderão conter apêndices ou anexos.

O texto deverá conter os seguintes elementos:

 

  1. a) título;
  2. b) autores/instituição;
  3. c) resumo;
  4. d) palavras-chave;
  5. e) introdução;
  6. f) desenvolvimento;
  7. g) considerações finais ou conclusão;
  8. h) referências.

 

Título do Trabalho

Deverá ser apresentado em negrito, todos os caracteres maiúsculos, tamanho da fonte 14, centralizado, espaçamento 1,5.

Autores

O trabalho deverá conter, no máximo 3 autores.

Deixar uma linha em branco de 1,5 cm entre o título e o nome do autor.

Para os nomes dos autores, deverá ser utilizado o tamanho da fonte 12, alinhamento à direita, espaçamento simples. Caso haja co-autores, deixar uma linha em branco, com espaçamento simples entre eles.

O sobrenome do autor/co-autores deverá vir em primeiro lugar (letra maiúscula), separado por vírgula do primeiro nome, seguido de um traço e a sigla da instituição. Na linha seguinte indicar o e-mail do autor/co-autores.

Após o último nome da lista (autor/co-autores), deixar uma linha em branco (espaçamento simples) e informar o eixo temático (que consta na página do evento) na qual o trabalho está inscrito e a agência financiadora (caso houver).

 

Resumo

O resumo deverá conter a indicação clara do tema, do objetivo, do problema, metodologia, as referências utilizadas e algumas considerações. A formatação do texto do resumo deverá seguir as seguintes normas:

  1. a) deixar uma linha em branco, espaçamento simples, entre Agência Financiadora (se houver) e o resumo;
  2. b) digitar a palavra “Resumo” com tamanho da fonte 12, negrito, espaçamento simples;
  3. c) deixar uma linha em branco, com espaçamento simples;
  4. d) escrever o texto do resumo, que deverá ser um parágrafo único, contendo entre 250 a 300 palavras, tamanho do fonte 12, justificado e .sem margem de parágrafo.

Palavras-chave

Entre o resumo e o texto “Palavras-chave:”, deixar uma linha em branco, com espaçamento simples.

O texto deve conter “Palavras-chave:” em negrito, tamanho 12. A indicação de 3 a 5 palavras-chave, sem negrito, separadas por ponto.

Corpo do Texto: Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais ou Conclusão

Entre o item Palavras-chave e o primeiro subtítulo deverá ser deixada uma linha com espaçamento de 1,5.

Sugere-se aos autores que o texto apresente pelo menos os subtítulos necessários para uma publicação científica.

A fonte do subtítulo deverá ser 12 e negrito.

 

 

A margem de parágrafo no texto (1.ª linha) é de 1,25. Entre os parágrafos do texto não pode haver linhas em branco.

As citações diretas, com mais de três linhas, deverão estar com espaçamento simples e recuo de 4 cm, com fonte 10, justificado, sem margem de parágrafo e com 2 (duas) linhas com espaçamento 1,5 (30 pt, na notação do Word) cada acima e outra abaixo da citação, conforme exemplo a seguir:

Esses casos atestam a possibilidade efetiva de desenvolvimento de pesquisas de vários tipos, até da mais rigorosa pesquisa acadêmica, mesmo nas nossas escolas. É verdade que elas não representam a situação comum das escolas da rede pública no país, como já ficou dito. Mas, guardadas as devidas distâncias, creio que podemos, a partir de seu estudo, discutir um pouco o estado atual da questão do professor pesquisador e seu saber, tal como vem sendo apresentada por alguns dos seus estudiosos (LUDKE, 2001, p.14).

As citações diretas com menos de três linhas devem vir entre aspas dentro do texto.

As citações e referências devem seguir as Normas da ABNT vigente.

Todos os autores referenciados no texto, seja em citações diretas ou paráfrases, devem estar presentes nas Referências.

 

Caso seja necessário incluir no texto ilustrações (fotos, figuras, esquemas, quadros), estas devem ser referendadas no texto.

 

Caso seja necessário incluir fotos, procure utilizar uma resolução baixa, pois o sistema não aceita arquivos com tamanhos superiores a 2 megas, e normalmente fotos aumentam o tamanho do arquivo.

Quando for necessário incluir tabelas no texto, siga o modelo apresentado na Tabela 1. O espaçamento das linhas no interior da tabela é simples e o tamanho da fonte é 10, o cabeçalho é negrito e não devem ter bordas laterais.. Caso a tabela não seja uma produção do autor, o texto “Fonte: …” ficará abaixo da tabela.

Tabela 1 –

Ano do Evento         Quantidade de trabalhos enviados

Simpósio  2005       350

Simpósio 2006        230

Simpósio 2007        348

Simpósio  2008       405

 

É importante observar (Tabela 1) que na tabela as laterais não são fechadas. No caso de quadros, a formatação das laterais fica a critério do autor.

Referências

Devem estar ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas. Elas estão dentro do número de páginas sugerido para o texto.

Deixar uma linha com espaçamento 1,5 entre a última linha do último parágrafo e o título “REFERÊNCIAS”. Este deverá ser em negrito, todas maiúsculas, centralizado. Deixar uma linha em branco, espaçamento 1,5 após o título “REFERÊNCIAS”.

As referências deverão ser digitas em espaçamento simples, deixando uma linha em branco entre cada referência, seguindo as normas da ABNT.

 

 

TEMPO DE APRESENTAÇÃO

 

Resumo Expandido:

Comunicação Oral: 15 minutos de apresentação

 

Trabalho Completo:

Comunicação Oral: 20 minutos de apresentação

 

ÁREAS TEMÁTICAS

Os trabalhos submetidos ao evento devem atender as áreas de: Psicologia, Educação, Filosofia e áreas afins.

 

DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS

A relação dos trabalhos aprovados, bem como o ensalamento e horário de apresentação, serão divulgados no site da Faculdade a partir do dia 13 de novembro de 2017.

 

REVISÃO GRAMATICAL

A revisão gramatical e ortográfica dos trabalhos é de inteira responsabilidade do(s) autor (es). A Comissão Científica reserva-se no direito de não aceitar textos com problemas gramaticais, ortográficos e relativos às normas da ABNT.

                                                                                                                          

FORMA DE PAGAMENTO:

– Na tesouraria da Unifamma.

 

INFORMAÇÕES

 

Outras informações pelos e-mails: coordenacao.psicologia@unifamma.edu.br ou pelo telefone (44) 2101-5550 (ramal 5598).

 

 

PARTICIPAÇÃO SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

 

INSCRIÇÃO

Podem inscrever-se profissionais de diferentes áreas, pesquisadores, professores, alunos e egressos de qualquer instituição de ensino que se identifiquem com os objetivos do projeto. As inscrições, online, poderão ser realizadas a partir de 23 de outubro de 2017 na página oficial do evento, mediante o preenchimento TODOS os campos da ficha de inscrição (online), disponível na página do evento.

 

FORMA DE PAGAMENTO:

– Na tesouraria da Unifamma.

 

OBS: Não serão publicados Anais do evento.

 

 

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES

 

 

Dia 24 de novembro – MATUTINO – 8h

Local: Sala 79 – Mediador: Prof.ª Me. Francielle Sabatinne

 

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

 

Resumo Expandido: PROJETO DE PESQUISA: ESTÁGIO SUPERVIONADO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DO TRABALHO I. Ministrantes: COSTA; Bruna Oliver da KOBAYASHI; Cecília Akemi IzuiSURITA; Jéssica Aparecida, SABATINE; Franciele

 

Resumo Expandido: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DO TRABALHO I e II. Ministrante: BRITO, S. N. ISABELE, BUCKO, L. THAINAR, GONÇALVES, A. S. FELIPE.SABATINE, Francielle.

 

Resumo Expandido: O PAPEL DO PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL E OS DESAFIOS DA PROFISSÃO. Ministrante: Michele dos Santos GAYA; Tainna de Oliveira Silva, Francielle Sabatine.

 

Resumo Expandido:   PSICOLOGIA DO TRABALHO E ADOLESCÊNCIA: OLHARES ABERTOS SOBRE O JOVEM APRENDIZ. Ministrante:  XAVIER, Douglas Henrique; PRESTES, Vivian Rafaella.

 

 

 Local: Sala   52– Mediador: Prof.ª Dr.ª Kelly Puertas

 

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA- PSICANÁLISE

 

Resumo Expandido: A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA SUBJETIVIDADE INFANTIL E O BRINCAR COMO FUNÇÃO SIMBÓLICA . Ministrante: GORZONI, Bruna Lis; OLIVEIRA, Milena Carolina; FAVARIM, Vera Lucia.

 

Resumo Expandido: PROJETO DE PESQUISA: O USO DA CONECTIVIDADE TECNOLÓGICA POR CRIANÇAS. . Ministrante: PEREIRA; Claudinéia Schernovski, SURITA; Jéssica Aparecida, PINTINHA; Marcos Eduardo.

 

Resumo Expandido: PSICOTERAPIA BREVE DE ORIENTAÇÃO PSICANALÍTICA E AS CONTRIBUIÇÔES DE SANDOR FERENCZI PARA OS CASOS COM ANGÙSTIA DE PERDA DE OBJETO. Ministrante: RODRIGUES, Roberta Souza; FERREIRA JUNIOR, Antonio Gonçalves.

 

Resumo Expandido: POR TRÁS DA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO: CONSIDERAÇÕES PSICANALÍTICAS A PROPÓSITO DE UM CONTO.  Ministrante: RODRIGUES dos santos, Rafaela. PUERTAS, Kelly C. Pereira.

 

Resumo Expandido: PSICANÁLISE E CIVILIZAÇÃO: UMA DISCUSSÃO CONTEMPORÂNEA DA POLÍTICA BRASILEIRA.  Ministrante: SEULE, Lucas; SABATINE, Francielle.

 

 

Local: Sala  68 – Mediador: Prof.ª Me. Vivian R. Prestes

 

PSICOLOGIA ESCOLAR

   

Resumo Expandido: O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR E OS DESAFIOS DA PROFISSÃO. Ministrante: Michele dos Santos Gaya;Tainna de Oliveira Silva, Gescielly B. da Silva Tadei.

 

Resumo Expandido: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR IIALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOMOTRICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR . Ministrante: BRITO, S. N. ISABELE; BUCKO, L. THAINARA. Araújo, juliana.

 

Resumo Expandido: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR: UM OLHAR ALTERNATIVO. Ministrante: GONÇALVES, Felipe Augusto da Silva; RODRIGUES, Roberta Souza, ALENCAR, Juliana da Silva Araujo.

 

Resumo Expandido: VIOLÊNCIA CONTRA O PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA .  Ministrante: GOMES, Renato ; ARAUJO, Juliana.

 

  

Dia 24 de novembro – NOTURNO – 19h15

 

Local: Sala  37 – Mediador: Prof.ª Esp. Valquíria Lazarin

 

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA- PSICANÁLISE

 

Resumo Expandido: ASSASSINOS EM SÉRIE: AS CONSEQUÊNCIAS DA INFÂNCIA NO INDIVÍDUO . Ministrante: GOMES, Arianne Rodrigues Orestes Hoffmann; ROSSE, Giovana Cristina de Andrade; PRESTES, Vivian Rafaella.

 

Resumo Expandido: INTOLERÂNCIA NAS RELAÇÕES CONTEMPORÂNEAS SOB O ENFOQUE PSICANALITICO. Ministrante: LIMA, Eliana Fernandes; PRESTES, Vivian.

 

Resumo Expandido:  PSICOLOGIA E RELAÇÕES GRUPAIS: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO ADOLESCENTE  . Ministrante:   DUTRA, Suzana Raquel de Lemos. PRESTES, Vivian Rafaela.

 

Resumo Expandido:  DESENVOLVIMENTO INFANTIL E TECNOLOGIA: “O ‘‘BRINCAR” TECNOLÓGICO E A PRIMEIRA INFÂNCIA. Ministrante: BARBOSA, Camila Aparecida; PIRATELLI, Marcelo.

 

Resumo Expandido:  MÃE E BEBÊ: UM VÍNCULO IMPORTANTE?  Ministrante:  TACON, Eloiza da Silva. PIRATELI, Marcelo.

 

 

Local: Sala  74 – Mediador: Prof. Me. André Scarafiz

 

PSICOLOGIA ESCOLAR

 

 Resumo Expandido:  PSICOLOGIA ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPLEXO NA FORMAÇÃO ESCOLAR. Ministrante: CAMARGO; Graziela¹, PRESTES, Vivian Rafaella.

 

 Resumo Expandido: PSICOLOGIA ESCOLAR: UMA COMPREENSÃO GERAL  . Ministrante: ABRANTES, Ana Lívia; FERREIRA, Géssica de Moura; SILVA, Lucas Nogueira da. Kézia Nakagawa²

 

Resumo Expandido:  PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM OU DE ENSINO: DA PATOLOGIZAÇÃO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DA ESCOLARIZAÇÃO. Ministrante:  André Cezar Ampessan. Juliana da Silva Araújo Alencar.

 

Trabalho Completo:  UMA DISCUSSÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO. Ministrante: Hebert Freitas Costa. Pietro Martins de Oliveira

  

 

Local: Sala  52 – Mediador: Prof.ª Me. Gisele Cristina Mascagna

  

SAÚDE

 

Resumo Expandido: A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO HOSPITALAR: CUIDADOS PALIATIVOS EM BUSCA DA HUMANIZAÇÃO. Ministrante: PERUCHI, Andressa Luppe; SILVA, Thaís Souza da, PRESTES, Vivian Rafaella.

 

Resumo Expandido: A PSICOLOGIA HOSPITALAR: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO VOLTADO PARA CRIANÇAS NO QUADRO PRÉ-OPERATÓRIO . Ministrante: GALHATO, Thais Regina Segura. PRESTES, Vivian Rafaella.

 

Resumo Expandido:  CÂNCER INFANTIL: ASPECTOS AFETIVOS E A ATUAÇÃO DO PSICOLÓGO DIANTE A CRIANÇA COM CÂNCER E SEUS FAMILIARES. Ministrante: RIBEIRO, Diovana Aparecida, PIRATELI, Marcelo.

 

Resumo Expandido: O ENVELHECER: UM OLHAR DO IMPACTO PSIQUICO DA APOSENTADORIA . Ministrante: RODRIGUES, Dirlene de Jesus; CAMPOS, Bruna Maria Raniero; PRESTES, Vivian Rafaella.

 

Resumo Expandido: VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA. Ministrante: ALMEIDA, Lara; DUTRA, Suzana Raquel de Lemos ; PRESTES, Vivian Rafaella.

 

Resumo Expandido: SAÚDE MENTAL DO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM: O ADOECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM . Ministrante: FREITAS, Priscila Ferreira de. PIRATELI, Marcelo.

 

Resumo Expandido: UM OLHAR ÉTICO SOBRE CLINICA GESTALTICA. Ministrante: Tatiane da Silva Inácio;  Nivaldo Mossato.

 

 

Local: Sala  26 – Mediador: Prof. Me. Jefferson Campos

 

SOCIAL

 

Resumo Expandido: PSICOLOGIA SOCIAL: O PENSAMENTO SOCIAL NOS CONSELHOS DE SAÚDE. Ministrante: CARVALHO, Dauby D. Castro; PRESTES, Vivian Rafaella.

 

Resumo Expandido: AFETIVIDADE MASCULINA: CONSEQUÊNCIAS DA DIFERENÇA DE GÊNERO SOBRE O HOMEM.  Ministrante: DANTAS, Camila; PRESTES, Vivian Rafaella.

 

Resumo Expandido: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E A MOTIVAÇÃO NO TRABALHO. Ministrante: RODRIGUES, Fernanda Cristina; PRESTES, Vivian Rafaella.

Informações

Data do Evento

De 22/11/2017 a 24/11/2017

Prazo de Inscrição

17/11/2017

Investimento

Gratuito

As inscrições para este eventos foram encerradas.