III SEMANA DA ARQUITETURA E URBANISMO

outubro 10, 2017 396

APRESENTAÇÃO

O projeto propõe a realização da III Semana da Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Metropolitana de Maringá, a ser realizada nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro de 2017. A proposta abre espaço para a abordagem e a discussão de temas relacionados à arquitetura e urbanismo, dentro do processo de formação integral dos futuros profissionais, oferecendo aos acadêmicos uma formação complementar e contribuindo deste modo para a construção do seu repertório através do contato com profissionais da área. Em sua terceira edição serão realizadas palestras, sessões temáticas para apresentação de trabalhos na modalidade resumos, projetos de iniciação científica, exposição de trabalhos dos acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Técnico em Design de Interiores e, para finalizar, um concurso de projetos com premiação para os três primeiros colocados, conforme regulamento em anexo. Além disso, no exercício de sua responsabilidade social, o evento promoverá a arrecadação de brinquedos para o Instituto FAMMA.

 

A QUEM SE DESTINA

O evento será direcionado principalmente aos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo, mas terá palestras com temáticas multidisciplinares abertas aos acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia da Produção, Engenharia de Software, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação e Técnico em Design de Interiores da FAMMA e de outras instituições de ensino superior.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 30 de outubro:

Local: Auditório I da UNIFAMMA.

Das 19h15min às 19h30min: Abertura do evento;

Das 19h30min às 20h30min: Palestra “Ser urbano?”, com a Prof.ª Dr.ª Berna Valentina Bruit Valderrama.

Das 20h30min às 20h45min: Espaço para perguntas;

Das 20h45min às 21h: Intervalo.

Das 21h às 22h: Palestra “Soluções Arquitetônicas em Madeira Laminada Colada (MLC)”, com o Arq. Esp. Diego Vieira Ramos da Universidade Estadual de Maringá;

22h às 22h15min: Espaço para perguntas;

Das 22h15min às 22h30min: Apresentação dos Projetos participantes no 1º Concurso de Projetos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAMMA. Encerramento das atividades do dia.

 

Dia 31 de outubro:

Tarde:

Das 14h às 18h: Sessão temática para apresentação de trabalhos na modalidade resumo.

 

Noite:

Local: Auditório I da UNIFAMMA.

Das 19h15min às 19h30min: Abertura das atividades do dia;

Das 19h30min às 20h30min: Palestra “Ambiente, Comunicação e Arquitetura”, com o Prof. Dr. Tiago Franklin Rodrigues Lucena;

Das 20h30min às 20h45min: Espaço para perguntas;

Das 20h45min às 21h: Intervalo;

Das 21h às 22h: Palestra “Caminhabilidade”, com a Prof.ª Me. Mônica Cristina Nishikawa Motomura, da Faculdade Metropolitana Londrinense de Londrina;

Das 22h às 22h15min: Espaço para perguntas;

Das 22h15min às 22h30min: Encerramento das atividades do dia.

 

Dia 01 de novembro:

Tarde:

Das 14h às 18h: Apresentação de projetos de extensão e de iniciação científica.

 

Noite:

Local: Auditório I da UNIFAMMA.

Das 19h15min às 19h30min: Abertura das atividades do dia;

Das 19h30min às 20h30min: Palestra “Habitação Social no Brasil”, com a Prof.ª Me. Thaisa Nunes Vicentim Calderon, da Unifil/Unopar de Londrina;

Das 20h30min às 20h45min: Espaço para perguntas;

Das 20h45min às 21h: Intervalo;

Das 21h às 22h: Apresentação dos três projetos finalistas do I Concurso de Projetos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAMMA;

Das 22h às 22h15min: Premiação do projeto vencedor do I Concurso de Projetos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAMMA;

Das 22h15min às 22h30min: Encerramento do evento com coquetel para os participantes.

 

Observações:

Para a participação na II Sessão Temática para apresentação de trabalhos na modalidade resumos deve ser observado o regulamento disponível no final da descrição do evento.

Para a participação no I Concurso de Projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAMMA, deve ser observado o regulamento disponível no final da descrição do evento.

Durante os 3 dias do evento será realizada, no Hall de entrada do Auditório I, uma exposição de trabalhos dos acadêmicos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Técnico em Design de Interiores.

 

INSCRIÇÕES

Pelo site: http://www.unifamma.edu.br/evento/iii-semana-da-arquitetura-e-urbanismo/

 

INSCRIÇÃO SEM TRABALHO: Para quem deseja participar do evento como ouvinte.

INSCRIÇÃO COM TRABALHO: Para quem deseja, além de participar do evento, apresentar trabalhos sob a forma de Resumo.

 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO SEM TRABALHO: 10 a 25 de outubro de 2017.

INSCRIÇÃO COM TRABALHO: 10 a 23 de outubro de 2017.

 

INVESTIMENTO

R$ 30,00

O pagamento deve ser realizado no Financeiro da IES até, no máximo, 25 de outubro de 2017. Não será aceito pagamento posterior a essa data.

 

CARGA HORÁRIA

Até 20 horas, de acordo com frequência e atividades.

A doação de um brinquedo de valor igual ou superior a R$ 10,00 valerá 4 horas de AAC extras.

 

CERTIFICADOS

Os certificados somente serão concedidos aos participantes inscritos que obtiverem, pelo menos, 75% de frequência e realizem o pagamento do evento no prazo estipulado.

Os certificados de participação serão gerados on-line, com base nas informações contidas na ficha de inscrição, portanto, é preciso atentar para o preenchimento da mesma.  Não é permitido abreviar dados e nomes. Não serão emitidas segundas vias de certificados ou procedidas correções em certificados quando o erro for ocasionado por informação incorreta do responsável pela inscrição.

 

COORDENADOR DO EVENTO:

Prof. Me. Osmar Adriano Santos de Oliveira.

 

 

 

II SESSÃO TEMÁTICA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NA MODALIDADE RESUMOS

 

 

PARTICIPAÇÃO COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

 

 

  1. INSCRIÇÕES:

 

Podem inscrever-se profissionais de diferentes áreas, pesquisadores, professores, alunos e egressos de qualquer instituição de ensino superior, para apresentação de comunicação oral, conforme as áreas temáticas. Cada autor pode inscrever, no máximo, dois trabalhos como autor ou co-autor. O trabalho poderá ser integrado por, no máximo, cinco autores, além do professor orientador[1].

 

[1] Não se deve confundir orientação com co-autoria. A primeira, diz respeito ao trabalho de acompanhamento, revisão e orientação do trabalho científico. O segundo, como participação ativa no desenvolvimento e escrita do trabalho científico.

 

Os interessados deverão preencher TODOS os campos da ficha de inscrição (online), disponível na página do evento, a partir de 10 de outubro de 2017recolher a taxa referente à inscrição na tesouraria da Faculdade Metropolitana de Maringá, no horário de 9h às 22h.

 

Os trabalhos podem ser enviados na modalidade  RESUMO.

 

As propostas de apresentação de trabalhos, bem como as inscrições devidamente quitadas, deverão ser encaminhadas até dia 23 de outubro de 2017.

 

Todas as propostas serão analisadas pela Comissão Científica do evento e as aprovadas receberão carta de aceite, via e-mail, a partir de 25 de outubro de 2017. Somente serão avaliados os trabalhos cujo(s) autor (es) e co-autor (es) estiver (em) com a (s) inscrição (ções) efetivada (s) até 23 de outubro de 2017.

 

INSCRIÇÕES COMO OUVINTE: de 10 de outubro a 25 de outubro de 2017.

 

  • RESUMO:

 

Os resumos simples deverão ser digitados em Word 6.0, ou superior, em papel tamanho A4, com espaçamento 1,5, fonte Arial, tamanho 12. As margens deverão ter 3 cm à esquerda e acima, 2 cm à direita e abaixo. O texto deverá estar justificado na página.

 

– Título: deverá constar na primeira linha, em CAIXA ALTA e negrito, espaçamento simples, tamanho 14, Arial, seguido, na linha imediatamente abaixo, do(s) nome(s) do(s) autor (es) por extenso seguido (s) de asterisco (s) que será (ão) repetido (s) no rodapé, para a especificação dois seguintes aspectos: formação, instituição, cidade e estado, local de trabalho, além da indicação de autor para correspondência (com endereço completo, CEP e, obrigatoriamente, e-mail). O nome do apresentador deverá ser sublinhado.

 

 – Resumo: Na linha seguinte, deverá ser apresentado um breve resumo, com, no máximo, 300 palavras. Há que ser composto por uma sequência de frases simplificadas (concisas), sem apresentação de itens enumerados com tópicos. Deverá ser escrito utilizando-se parágrafo único, apresentando os objetivos, a metodologia, os resultados e a conclusão (quando for pesquisa de campo) e quando se tratar de uma revisão de literatura deverá apresentar objetivos, contextualização teórica de acordo e considerações finais. Logo abaixo do resumo, deverão ser apresentadas três palavras-chaves, antecedidas pela expressão Palavras-chave, separadas entre si por ponto (.).

 

  1. TEMPO DE APRESENTAÇÃO

 

Comunicação oral

 

Para os trabalhos a serem apresentados, sob a forma de comunicação oral, o(s) autor(es) terá(terão) até quinze minutos para explanação e cinco minutos para questionamentos. Para apresentação dos trabalhos, na forma de comunicação oral, estará disponível projetor multimídia. Os horários das apresentações serão indicados pela Comissão Organizadora, sendo divulgado no site do evento. 

 

  1. ÁREAS TEMÁTICAS

 

Em sua segunda edição, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifamma tem por objetivo o reconhecimento do campo disciplinar, com espaço para discussão da pesquisa em arquitetura e urbanismo, tendo em vista a história da arquitetura e do urbanismo, o cenário brasileiro e suas configurações e o diálogo com áreas afins. Serão aceitos trabalhos nas seguintes subáreas:

 

Sessões Temáticas

 

1 – História da Cidade;

2 – Habitação social;

3 – Arquitetura Moderna no Brasil;

4 – Mobilidade urbana, projeto urbano e sociedade;

5 – Arquitetura e suas interfaces com outras áreas;

6 – Arquitetura e Patrimônio;

7 – Morfologia urbana;

8 – Design: história, estudos e perspectivas;

9 – Urbanização: estudos, diálogos e desafios;

10 – Estudos da/na cidade: discursos, sujeitos e sentidos.

 

  1. DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS

 

A relação dos trabalhos aprovados, bem como o horário de apresentação, serão divulgados no site da Faculdade a partir do dia 26 de outubro de 2016.

 

  1. PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS

 

Os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados nos anais do evento na forma on-lineA revisão gramatical e ortográfica dos trabalhos é de inteira responsabilidade do(s) autor(es). A Comissão Científica reserva-se o direito de não aceitar textos com problemas gramaticais, ortográficos e relativos às normas da ABNT.

 

  1. CERTIFICADOS

 

Os certificados de apresentação de trabalhos (comunicações orais) serão disponibilizados no site da instituição, após apresentação destes, no link <http://www.unifamma.edu.br/certificados/>. Somente farão jus ao certificado o(s) autor(ES) e co-autor(ES) inscrito(s) que apresentarem os trabalhos.

 

  1. FORMA DE PAGAMENTO

 

– Tesouraria da Faculdade Metropolitana de MaringáAv. Mauá, n.º 2854 – Maringá – PR no horário das 9h às 22h.

 

  1. INFORMAÇÕES

Outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail semanadearquitetura@unifamma.edu.br.

 

 

PARTICIPAÇÃO SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

 

 

  1. INSCRIÇÕES

 

Podem inscrever-se profissionais de diferentes áreas, pesquisadores, professores, alunos e egressos de qualquer instituição de ensino que se identifiquem com os objetivos do projeto. As inscrições, online, poderão ser realizadas a partir de 10 de outubro de 2017 na página oficial do evento, mediante o preenchimento da ficha de inscrição até o dia 25 de outubro.

No ato da inscrição, o participante deverá preencher TODOS os campos do formulário. 

 

 

 

I CONCURSO DE PROJETOS DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA FAMMA

“O VAZIO DO PASSEIO PÚBLICO”

 

 

 

REGULAMENTO

 

1.0 DO OBJETO

 

1.1 O presente instrumento regula o I Concurso de Projetos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Metropolitana de Maringá: “o Vazio do Passeio Público”.

 

1.2 Este Concurso tem como objetivo valorizar a criatividade, a inovação e a capacidade técnica dos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAMMA através do projeto, avaliação e premiação, na modalidade de mérito aos participantes, de acordo com os critérios de avaliação previstos no item 8.0.

 

1.3 O I Concurso de Projetos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAMMA: “o Vazio do Passeio Público”, tem como objetivo propor o desenvolvimento de um mobiliário urbano para a Avenida Horácio Raccanello Filho, no trecho entre a Avenida São Paulo e a Avenida Herval, na cidade de Maringá, Paraná.

 

1.4 O presente Concurso possui abrangência interna, podendo participar exclusivamente os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Metropolitana de Maringá, mantida pela União das Faculdades Metropolitanas de Maringá – UNIFAMMA.

 

1.5 O projeto selecionado não será executado pela FAMMA, ficando a sugestão da proposta para a Prefeitura Municipal de Maringá.

 

2.0 DA PARTICIPAÇÃO

 

Para participar o acadêmico deve estar devidamente matriculado no semestre 2/2017 e estar inscrito na III Semana de Arquitetura e Urbanismo da FAMMA. Deve ainda, preencher a ficha de inscrição anexa a este regulamento no período de 10 a 20 de outubro de 2017 e entregar na Secretaria Acadêmica da FAMMA em horário comercial.

 

3.0 DOS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

 

3.1 Podem participar do presente concurso os acadêmicos do 4º e 6º períodos do curso de Arquitetura e Urbanismo devidamente matriculados na Faculdade Metropolitana de Maringá, mantida pela União das Faculdades Metropolitanas de Maringá – UNIFAMMA.

 

3.2 O PROJETO deve ser desenvolvido coletivamente, em grupos com no mínimo 2 (dois) e no máximo 4 (quatro) participantes de quaisquer semestres.

 

3.3 O PROJETO deve ser único. Os alunos não poderão participar em mais de um grupo e apresentar mais de um PROJETO.

 

3.4 A ficha de inscrição anexa a este regulamento deverá ser preenchida corretamente com a relação nominal dos participantes e a assinatura do representante do grupo.

 

4.0 DO PROJETO

 

4.1 O PROJETO deve ser inédito.

 

4.2 O PROJETO deve respeitar a norma da ABNT – NBR 9050:2015, que dispõe sobre Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

4.3 O PROJETO deve respeitar os conceitos de sustentabilidade e prever obrigatoriamente a função de conter no mínimo uma vegetação de proteção adequada.

 

4.4 O PROJETO deve ser apresentado em no máximo 3 (três) pranchas rígidas no formato A3, com técnica de representação gráfica bidimensional livre (manual ou com a utilização de CAD) e representação tridimensional livre (perspectiva, maquete física ou eletrônica).

 

5.0 DA ENTREGA DO PROJETO

 

5.1 O PROJETO deve ser entregue na Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAMMA até o dia 20 de outubro de 2017, valendo para tanto a assinatura da Coordenação com a data de recebimento.

 

5.2 O PROJETO deverá ser entregue em envelope lacrado e devidamente identificado como I Concurso de Projetos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAMMA: “o Vazio do Passeio Público”, dentro do prazo estabelecido no item 5.1 deste regulamento.

 

5.3 No PROJETO não deve constar a identificação da equipe e o nome dos participantes.

 

6.0 DA COMISSÃO JULGADORA

 

A Comissão julgadora será composta pelo Corpo Docente do Curso:

 

Alexandro Gasparini Larocca – Professor

Bruno Eduardo Mazetto Domingos – Professor

Edna Satie Abe – Professora

Marlisia Rocha Lima – Professora

Patricia Cristina Soria – Professora

Renata Alves Perez – Professora

Sidnei de Jesus Madeira – Professor

 

7.0 DA PREMIAÇÃO

 

7.1 Os 3 (três) PROJETOS finalistas serão publicados nos murais da FAMMA.

 

7.2 Os 3 (três) PROJETOS finalistas serão premiados e terão como premiação horas de AACs, livros, agendas do CAU e vale plotagem.

 

7.3 O prêmio não poderá ser convertido em dinheiro em nenhuma hipótese, nem trocado por outro item.

 

7.4 O prêmio será entregue ao representante do grupo que ficará responsável por definir a forma de rateio do prêmio.

 

8.0 DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

8.1 Multifuncionalidade;

8.2 Modularidade;

8.3 Ergonomia (conforto do usuário);

8.4 Acessibilidade;

8.5 Transportabilidade;

8.6 Sustentabilidade;

8.7 Criatividade;

8.8 Originalidade;

8.9 Conceito estético/plástico (Brasilidade).

 

9.0 DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

 

9.1 Maior pontuação no item 8.1. Persistindo o empate, o critério será a maior pontuação no item 8.2 e assim sucessivamente, na ordem dos critérios apresentados neste regulamento.

 

  1. SISTEMÁTICA DE SELEÇÃO DOS PROJETOS

 

10.1 Etapa 01 – Triagem:

 

Os PROJETOS inscritos serão avaliados pela Comissão Julgadora e selecionados de acordo com os critérios de avaliação do item 8.

 

10.2 Etapa 02 – Seleção dos PROJETOS finalistas:

 

  1. os PROJETOS selecionados na 1ª etapa serão avaliados pela comissão julgadora conforme item 10.1.

 

  1. os PROJETOS selecionados serão identificados por código para que a comissão julgadora não tenha acesso ao nome dos acadêmicos.

 

  1. a partir dos critérios expostos no item 8 deste Regulamento serão selecionados os 3 PROJETOS que concorrerão à premiação.

 

10.3 Etapa 03 – Seleção do PROJETO vencedor.

 

A mesma comissão julgadora dos PROJETOS ficará responsável por eleger os 03 melhores PROJETOS, a partir dos critérios de avaliação do item 8.

 

  1. DA DESCLASSIFICAÇÃO

 

Os PROJETOS que tiverem participantes não alunos ou não matriculados no Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAMMA serão automaticamente desclassificados.

 

  1. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO:

 

A divulgação do resultado será realizada no último dia do evento, no dia 01 de novembro de 2017, às 21h00, no Auditório I da FAMMA.

 

  1. ENTREGA DA PREMIAÇÃO

 

A premiação será realizada logo após a divulgação do resultado, no último dia do evento, no dia 01 de novembro de 2017, às 21h00, no Auditório I da FAMMA.

 

  1. DISPOSIÇÕES FINAIS

 

14.1 Os PROJETOS inscritos não serão devolvidos aos participantes.

 

14.2 Ao se inscrever nesse concurso, o (s) participante (s) vencedores ou não, autorizam previamente o uso do seu PROJETO e de sua imagem /ou voz em qualquer meio e/ou veículo

de comunicação, bem como em qualquer tipo de peça gráfica, sendo esses critérios definidos

pelo Departamento de Marketing da FAMMA.

 

14.3 A participação neste concurso implica a concordância com os termos do presente regulamento.

 

14.4 Os participantes declaram que são autores do PROJETO, isentando a FAMMA de qualquer responsabilidade.

 

14.5 Os participantes, neste ato, indicam expressamente que aceitam e concordam que:

 

  1. a) a participação no concurso e a submissão das ideias e conceitos contidos no PROJETO serão consideradas como realizadas por mera liberalidade do participante, sem qualquer coerção da FAMMA;

 

  1. b) a FAMMA não estará obrigada a manter sigilo sobre qualquer conteúdo do PROJETO;

 

  1. c) o PROJETO e qualquer parte do seu conteúdo, incluindo textos, imagens e referências, não violarão qualquer direito de propriedade intelectual ou qualquer direitos de terceiros, tais como, marcas, patentes e direitos autorais;

 

  1. d) a FAMMA será, a partir do momento da submissão do PROJETO a julgamento, independentemente de ser ou não escolhido como vencedor do concurso, autorizada a utilizar, fruir e dispor, sem restrição, do conteúdo do PROJETO, no todo ou em parte, incluindo qualquer de seus conceitos, ideias e informações, independentemente da autorização prévia do participante.

 

14.6 O participante aceita, entende e reconhece que a FAMMA poderá utilizar, dispor e fruir do PROJETO, em qualquer lugar, a qualquer tempo, sob qualquer forma ou método, dispensada sua comunicação prévia.

 

14.7 Todas as dúvidas e/ou questões surgidas do presente concurso de PROJETO serão solucionadas pelos seus respectivos organizadores.

 

14.8 Fica eleito o foro da Cidade de Maringá/PR, como o competente para dirimir as questões decorrentes deste Regulamento.

 

14.9 O presente concurso é uma realização da Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Metropolitana de Maringá, instituição mantida pela União das Faculdades Metropolitanas de Maringá – UNIFAMMA, CNPJ nº 03.125.509/0001-59.

 

  1. DO REGULAMENTO

 

O regulamento completo do presente concurso está disponível aos interessados no site http://www.unifamma.edu.br/, bem como na Secretaria Acadêmica da Faculdade Metropolitana de Maringá.

 

  1. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Eventuais omissões, contestações e situações não previstas neste regulamento, serão submetidas em caráter soberano e irrevogável pela Comissão Organizadora.

 

 

ANEXO – FICHA DE INSCRIÇÃO

  

I CONCURSO DE PROJETOS DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARINGÁ: “O VAZIO DO PASSEIO PÚBLICO”.

  

 

Declaro para os devidos fins, ter pelo conhecimento do inteiro teor do Regulamento do I Concurso de Projetos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Metropolitana de Maringá: “o Vazio do Passeio Público” e desejo participar do mesmo.

 

 

Nome completo:

R.A.:

Turma:

Turno:

Nome completo:

R.A.:

Turma:

Turno:

Nome completo:

R.A.:

Turma:

Turno:

Nome completo:

R.A.:

Turma:

Turno:

   

 

___________________________________________

Assinatura do aluno (a) ou representante do grupo.

Informações

Data do Evento

De 30/10/2017 a 01/11/2017

Prazo de Inscrição

25/10/2017

Investimento

Gratuito

As inscrições para este eventos foram encerradas.