Regulamento

Comissão Espectro Autista

Regimento da Comissão Multidisciplinar sobre Autismo

Capítulo II

DAS FINALIDADES E OBJETIVOS

Art.4º Compete à CMA em conjunto com os demais setores da Instituição, acompanhar o andamento das ações de melhorias e atualização dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação (PPC), de modo a assegurar às pessoas com transtorno do espectro autista o acesso a um sistema educacional inclusivo.

 

Algumas das atribuições da CMA

Administrar as questões relativas à inserção e acompanhamento da pessoa com espectro autista na Instituição, considerando os seguintes aspectos: 

  • Elaborar proposta para o atendimento de pessoa com espectro autista, estabelecendo os objetivos, a metodologia e os procedimentos, respeitando o perfil, a missão, os objetivos, as metas, e as estratégias da Instituição; 
  • Mediação pedagógica que promova a inclusão e permanência de forma coerente com o processo de formação, para trabalhar de forma veemente, certificando-se de que o processo de inserção da pessoa com espectro autista ocorra de forma contínua e permanente; 
  • Delinear parâmetros flexíveis de avaliação pedagógica, considerando o progresso de cada estudante, tendo como indicadores as suas relações sociais, sua forma de integração na IES, bem como as estratégias mobilizadas para o processo de ensino-aprendizagem.
  • Adotar providências para disponibilizar os recursos humanos e materiais necessários à condução adequada do processo de inclusão e permanência do estudante com transtorno do espectro autista.
  • Intervenção pedagógica para o desenvolvimento das relações sociais e o estímulo à comunicação, oportunizando novas experiências dentro do espaço de formação acadêmica.
  •   Interlocução com a área clínica quando o estudante estiver submetido a tratamento terapêutico e se fizer necessária a troca de informações sobre seu desenvolvimento.
  • Promoção de espaços de formação continuada para docentes, no sentido de potencializar conhecimentos e práticas que colaborem para o desenvolvimento de processos pedagógicos que estimulem a permanência na IES.