Núcleo de Apoio Psicológico – NAPSI

Atendimento Psicopedagógico

O projeto de Apoio psicológico e pedagógico surge da necessidade em viabilizar atendimento aos alunos do curso de Psicologia, cuja profissão demanda a vivência terapêutica.

Observa-se a necessidade de oferecer o serviço aos demais alunos e corpo funcional/operativo da instituição (professores e funcionários) dada à realidade da demanda. Muitos alunos que estudam na Instituição são oriundos de cidades e regiões distantes, portanto permanecem na cidade de Maringá ou para cá se deslocam afastando-se do convívio e proteção familiar. Grande parte dos acadêmicos está na fase que compreende a adolescência ou enfrentam outros comprometimentos típicos de outros períodos da vida, como conciliar estudo maternidade, paternidade, vida acadêmica e profissional, cada qual trazendo uma história de vida que favorece ou não a adaptação às exigências do meio acadêmico (processo de aprendizagem, regras, conduta), bem como, o desencadeamento ou agravo de questões emocionais que também comprometem o processo de aprendizagem, qualidade de vida e saúde mental.

Da mesma forma, funcionários e professores estão envolvidos pelas relações de trabalho – relações interpessoais e história pessoal, podendo contar com um suporte em saúde mental por meio desse projeto.

Viabilizar aos acadêmicos de Psicologia a vivência terapêutica necessária a   formação  profissional;

  • Oferecer suporte psicológico atendendo aos propósitos e papel do psicólogo na comunidade;
  • Proporcionar acompanhamento e orientação pedagógica quando do comprometimento emocional ou cognitivo;
  • Viabilizar atenção em saúde mental, qualidade de vida e de relações humanas no espaço institucional e de trabalho;
  • Atender aos requisitos de prestação em assistência social e á saúde, desejada, e compromisso das Instituições de Ensino Superior.
  • Auxiliar no processo de inclusão

Informações Relacionadas