Cultura

Instituição

A Faculdade Metropolitana de Maringá, no âmbito acadêmico, por meio de seus cursos de graduação e de pós, busca realizar atividades no decorrer dos semestres letivos, atividades essas que possibilitem aos acadêmicos tanto a reflexão sobre as questões socioambientais, como a prática de situações que os desafiam a vivenciar atitudes de respeito, preservação e valorização do meio ambiente, além de incluir componentes curriculares sobre Educação Ambiental em todas as matrizes de cursos. Tais ações fazem parte de ações institucionais no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão e do curso de graduação. Incluem atividades de conscientização – palestras, minicurso, coleta seletiva de recicláveis e de lixo eletrônico, criação de programa sobre resíduos, entre outras ações.

No campo da gestão, a IES possui políticas ambientais que fomentam a preservação do meio ambiente, estimulando o consumo consciente dos bens duráveis, por exemplo, como a conscientização de seus colaboradores, a permanente busca pela administração e organização de forma a evitar o desperdício e a degradação ambiental.

Também propõe em seus Projetos Pedagógicos a discussão da temática das Relações Étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e indígena previstas em componentes curriculares que a abordem, e também de forma transdisciplinar, a partir de atividades curriculares que englobem projetos de ensino, pesquisa e extensão oferecidos aos acadêmicos.  Há o estímulo à comunidade acadêmica e docentes a participarem de eventos, seminários, palestras ou minicursos, que abordem o tema das relações étnico-raciais, completando o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito à cultura afro-africana, indígena, direitos humanos e diversidade.

A IES ainda, por meio da Comissão de Direitos Humanos, promoverá estudos e ações capazes de garantir a igualdade à comunidade acadêmica e a sociedade em geral.