Grupos

Pesquisa

Grupo A

Título da pesquisa

 

Sociedade e Cultura: Entrelinhas da existência contemporânea

 

Resumo

A pesquisa tem por objetivo propor um engenho interdisciplinar no qual as organizações sociais e as expressões culturais sejam debatidas sob o viés fundamental da condição existencial do ser humano contemporâneo. Para tanto, devem ser trazidas à tona problemáticas do âmbito educacional, jurídico, econômico, psíquico e estético, que devem ser apreciados e criticados a partir do viés da filosofia da existência. Tal proposta permite o diálogo de diversas disciplinas e ciências e cria um ambiente que possibilita ao discente o pensar sobre sua pesquisa na dialética entre teoria e prática.

Professores proponentes

Prof. Dr. Elton Vinicius Sadao Tada (coordenador)

Prof. Me. Rodrigo Eder Felício

Prof. Me. Marcos Eduardo Pintinha

 

Discentes Participantes

Laíssa Correa gracino 

Jaqueline Calisto

Larissa Helena da Silva

Lais Taniguti Hinobu

Mariana Aline Rodrigues Cardoso

Mariana Schiavon Fuser

GRUPO B

Título da pesquisa

 

Estudo do impacto do uso das redes sociais na vida dos estudantes de graduação de uma faculdade de Maringá-Paraná

 

Resumo

As redes sociais estão presentes na vida das pessoas. Elas estabeleceram um novo paradigma de relacionamento e passaram a interferis em várias áreas da vida, especialmente na vida dos estudantes. Nesse sentido, a análise de redes sociais tem apresentado um crescente número de pesquisas que sugerem que as mesmas influenciam o comportamento de indivíduos e grupos. Assim, este projeto tem por objetivo identificar o impacto do uso das redes sociais na vida dos estudantes de graduação bem como apresentar propostas de alternativas benéficas do uso de redes sociais.

 

 

Professores proponentes


Profª Me. Isabella Tamini Parra Miranda (coordenadora)

Prof. Me. Pietro Martins de Oliveira

Profa Drª Ana Paula Stroher

 

Discentes participantes

Ediane Jaqueline Conz 

Lucas Israel Seule Silva

Hebert Costa

Maria Caroline Leite de Oliveira

Emanuelle Frageri

Lucas Xavier Fonseca

Grupo C

Título da pesquisa

O mal estar na contemporaneidade: implicações psicológicas

Resumo

A proposta de pesquisa consiste em um estudo bibliográfico sobre as consequências psíquicas decorrentes de uma sociedade na qual nos encontramos inseridos atualmente. O presente projeto visa compreender eelucidar, a partir das abordagens: Psicanalítica, Sócio-Histórica e do Desenvolvimento, as implicações  psicológicas que as diversas transformações sociais podem trazer ao indivíduo, bem como compreender e evidenciar as diferentes formas de subjetivação do sujeito: visão de homem/ subjetividade, proposta por cada uma destas abordagens teóricas. O tema de estudo deste projeto faz-se necessário na medida em que, atualmente, a condição humana é fortemente afetada pelas transformações advindas da modernidade. As subjetividades sofrem as consequências desse momento em que domina o discurso da produtividade, da competitividade, da rapidez e da individualidade. Há um mal-estar inerente à condição humana atual, responsável por desencadear diversas consequências ao psiquismo.

 

Professores Proponentes

Profª Me. Juliana de Castro Padro (coordenadora)

Profª Me. Vivian Rafaella Prestes

Profª Me. Franciele Pitelli Sabatine

Discentes Participantes

Silvana Marques

Amanda Caroline Marinho

Ana Carolina da Silva

Estela da Costa Fernandes

Felipe Ribeiro Pinheiro de Freitas

Bianka Kerolayne Gomes Silva

Grupo D

Título da pesquisa

 

Doenças Crônicas não transmissíveis: investigação, prevenção e enfrentamento.

 

Resumo

 

As doenças crônicas não transmissíveis são resultantes de determinantes sociais e fatores de risco individuais como tabagismo, consumo nocivo de álcool, baixo nível de atividade física e alimentação não saudável. São doenças que se desenvolvem ao longo da vida e podem levar os indivíduos à invalidez e morte precoce. Essa pesquisa, de cunho bibliográfico, objetiva analisar o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis e suas relações com a prevenção e formas de enfrentamento. Para tanto, serão analisados os materiais referentes ao tema e relacionados às áreas de Educação Física e Psicologia considerando o trato interdisciplinar do assunto. 

 

 

Professores Proponentes

 

Profª Me. Alessandra Carnelozzi Prati (coordenadora)

Prof. Me. Paulo Victor Mezzaroba

Profª Me. Patrícia Herold

 

 

Discentes Participantes

 

Diogo Alves da Silva

Marcelo Rodrigo da Silva

Karina Danese

Eloiza da Silva Tacon

Diogo Pereira Santos

Vinicius Costa Barrosi

Grupo E

Grupo D

Título da pesquisa

 

Análise da participação Popular nos processos de licenciamento ambiental de atividades impactantes em área urbana

 

Resumo

O presente projeto apresenta a proposta de pesquisa na área da democracia representativa, sobretudo, da participação do indivíduo na gestão do espaço urbano, acompanhando e manifestando-se durante o processo de licenciamento ambiental. Para tanto, será necessário debater com os alunos participantes a importância do licenciamento ambiental para a prevenção de riscos de dano ao ambiente no tocante a atividades impactantes e também na importância da participação da população nestes atos. Após os debates, será necessária a pesquisa a campo, buscando identificar se o processo de licenciamento nos três estados do Sul do País tem se pautado na participação popular ou não. É importante identificar qual a real participação do cidadão em assuntos que estão diretamente ligados a sua qualidade de vida e das futuras gerações. Com a pesquisa, poderá ser traçado o perfil dos órgãos ambientais do sul do país no sentido de ouvir ou não a população em relação à emissão de licenças ambientais de atividades impactantes.

 

Professores proponentes

Profª Drª Iuli Pessanha Zviejkovski (coordenadora)

Profª Me. Renata de Oliveira dos Santos

Profª Drª Ana Luisa Monezi Lucena

Discentes Participantes

 

Pedro Henrique Biasuz

Natália Jorgeto

Ana Angélica Ramos

Tauanna Pereira Lins

Benedito Spineli

Mateus Geronimo Rosa

Cronograma de reuniões do grupo de estudos 2017

Local : Sala 51

Horário: 18:00-19:00 hs

14/03/2017 – Apresentação dos alunos, professores, projetos e Plano de Trabalho do Grupo.

 

04/04/2017 – Estudo do impacto do uso das redes sociais na vida dos estudantes de graduação de uma faculdade de Maringá. Professores: Me. Isabella Tamine Parra Miranda, Me. Pietro Martins de Oliveira e Dra. Ana Paula Stroher e orientandos.

 

02/05/2017 – Sociedade e Cultura: Entrelinhas da existência contemporâneao. Professores: Dr. Elton Vinícius Sadao Tada, Me Rodrigo Felício, Me Marcos Eduardo Pintinha e orientandos.

 

06/06/2017 – Projeto de Extensão: Festival de Vídeo de Maringá

Professores: Me. Tacia Rocha

 

01/08/2017 – O mal estar na contemporaneidade: implicações psicológicas. Professores: Me. Juliana de Castro Prado, Me. Vivian Rafaella Prestes Me.Franciele Sabatine e orientandos.

 

04/09/2017 – Doenças crônicas não transmissíveis: investigação, prevenção e enfrentamento. Professoras: Me. Alessandra Regina Canelozzi Prati, Me Me. Paulo Victor Mezzaroba, Me Patricia Herold e orientandos.

24-27/10/2017 – Participação no IV Seminário de Pesquisa da UNIFAMMA

 

07/11/2017 – Análise da participação popular nos processos de licenciamento ambiental de atividades impactantes em área urbana. Professoras: Drª Iuli Pessanha Zviejkovski, Me. Renata de Oliveira dos Santos e Drª Ana Luisa Monezi Lucena e orientandos.