12 dicas para lidar com a ansiedade antes da prova

junho 14, 2017 UnirConhecimento 55

Você já ouviu dizer por aí que ansiedade demais atrapalha, certo? Pois bem. Essa afirmação se encaixa para inúmeras situacões, inclusive quando o assunto é prova. Além do mais, a ansiedade pode ser extremamente nociva: prejudica o raciocínio, pode causar lapsos de memória e diminuir a concentração.

 

Certamente você não será o primeiro nem o último ser humano passar por isso sabendo que no dia seguinte terá uma prova te aguardando em cima da mesa. Mas fique calmo e lembre: toda concentração é bem vinda e não entrar em pânico vale a pena!

 

Dicas para controlar a ansiedade antes da prova

 

1. A primeira sugestão é óbvia, mas para muitos alunos, é a mais difícil de ser seguida: prepare-se bem para a prova. Quanto mais bem preparado você estiver, menos ansioso se sentirá. O ideal é que você mude a forma de encarar os testes. Em vez de enxergá-los como um mal necessário, passe a vê-los como um desafio e uma oportunidade de demonstrar sua disciplina, empenho, inteligência, memória e raciocínio.

 

2. Não estude na véspera. Comece a se preparar com antecedência. Se a prova for muito importante ou testar muito conteúdo, comece a se preparar para ela no mínimo duas semanas antes. Além de estudar o material didático que consta no livro ou na apostila, revise as anotações que fez em classe.

 

3. É fundamental que você mantenha uma atitude positiva e confiante durante seu preparo para a prova. Mesmo que o material seja longo e complicado, não desista.

 

4. Se for possível, faça exercícios físicos nos dias que antecedem a prova. Isso reduz o estresse e a ansiedade. Além disso, pesquisas indicam que a prática de exercícios físicos estimula o cérebro, melhorando o raciocínio e a memória.

 

5. Tente dormir bem na noite anterior a prova. Uma boa noite de sono é uma ótima forma de combater o estresse e a ansiedade. Quando dormimos bem, nos sentimos melhor. Mas o oposto também é verdadeiro. Pouco sono prejudica a memória.

 

6. Tente chegar cedo ao local da prova. Pessoas que chegam atrasadas geralmente ficam ansiosas.

 

7. Durante a prova, mesmo que ela pareça ser um bicho de sete cabeças, tente manter a calma. Caso se sinta muito ansioso devido à dificuldade das questões, respire profundamente e tente relaxar. A respiração profunda diminui a ansiedade e melhora a concentração.

 

8. Leia as instruções da prova com cuidado. Se houver alguma instrução que não tenha compreendido, não hesite em tirar a dúvida com o professor/supervisor.Lembre-se: se você não ler, não entender ou não seguir as instruções, corre o risco de ter um péssimo desempenho na prova, mesmo que conheça bem o assunto.

 

9. Antes de iniciar a prova, tente calcular quanto tempo vai demorar em cada questão. Se souber administrar bem o tempo, você se sentirá menos ansioso.

 

10. Antes de responder às questões da prova, anote nela as fórmulas e os dados que você decorou. Assim, você não precisará se preocupar com a possibilidade de esquecê-los.

 

11. Se você não souber como resolver uma questão – mesmo que seja a primeira da prova –, não fique ansioso e não se desespere. Passe para a seguinte. Depois de responder a todas as questões fáceis, volte para as difíceis. Lembre-se: você não precisa acertar absolutamente todas as questões da prova para tirar uma boa nota.

 

12. Concentre-se na prova. Quando nossa mente está concentrada em uma tarefa, há menos chances de ser contaminada por sentimentos de ansiedade, insegurança e nervosismo. Se em vez de pensar nas questões você ficar divagando, terá mais dificuldades em fazer uma boa prova. A concentração é um recurso fundamental. Não a perca por nada. A melhor dica para controlar a ansiedade na hora da prova é manter a concentração.

 

Como sabemos, não é possível mudar de um dia para o outro, use essas dicas como um treino para melhorar sua ansiedade. Lembre também que não é só você que passa por isso. Aproveite!

Comentários

Marinaves

Nossa!! eu sofro tanto em época de prova que muitas vezes após a prova vou para o pronto atendimento, ainda bem que tenho Unimed. Transpiro tanto até molhar a prova, fico tremendo, uma dor de estomaga tão forte que as vezes da uma sensação de desmaio, leio,leio a prova e para que nunca estudei aqueles conteúdo. Se tomo calmante é pior, ai além dos sintomas fico com sono, é um sofrimento desesperador. Quando consigo raciocinar, já esta quase na hora de entregar a prova, dai vem o nervoso pois sei que não vai dar tempo de responder. Depois que entrego a prova, que sou medicada
fico angustiada por lembrar de algumas respostas da prova. E tudo isso se repete até a última prova. Nossa!! realmente sinto como se fosse uma tortura época de prova. Deveria existir um outro método de provar que aprendeu etc.. E isso por que não sou tão jovem. Acho que preciso de uma psicóloga!!!. .

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