8 Filmes sobre matemática

setembro 29, 2017 UnirConhecimento 119

A matemática, além de fórmulas, números e teorias, também envolve muitos aspectos sociais e até políticos. O uso dela foi essencial em vários momentos da nossa história e também gerou muitas discussões com inúmeras histórias cinematográficas. Por isso, separamos alguns filmes que envolvem a matemática em seus dramas para você se inspirar em seus estudos.

8 Filmes sobre matemática para se inspirar

O Homem Que Viu o Infinito

No filme, Srinivasa Ramanujan é um matemático indiano que chega a entrar na Universidade de Cambridge por suas importantes contribuições. Algumas dificuldades surgem e impedem o desenvolvimento do trabalho deste gênio.

O Jogo da Imitação

Uma história baseada na vida do gênio matemático Alan Turing e seus trabalhos durante a Segunda Guerra Mundial. Ele e sua equipe chegaram a decifrar a máquina Enigma, usada pelo exército nazista para enviar mensagens criptografadas para suas frentes de batalha.

O Preço do Desafio

O filme conta a história de Jaime Escalante, um professor de matemática de um instituto para jovens sem-teto em Los Angeles, que ensina matemática e a ver a vida de outra maneira.

Estrelas além do tempo

No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

O Homem que Mudou o Jogo

O longa é sobre um método matemático baseado em estatística que muda os critérios na hora de fichar jogadores em equipes profissionais.

A Prova

Um filme em que a matemática e as relações pessoais de seus protagonistas se misturam. Sobre uma estudante de matemática presa entre o futuro – algo incerto – e o passado por causa de seu pai, que, antes de sua morte, descobriu um importante cálculo com números primos.

Gênio Indomável

Will Hunting é um jovem dos subúrbios de Boston com uma capacidade e um talento indescritível para a matemática. Hunting é rebelde, e enfrenta problemas emocionais que um professor e um psicoterapeuta tentam ajudar, sempre enfatizando seu talento para os números.

A Teoria de Tudo

Neste filme, que conta a história de vida de Stephen Hawking, famoso físico teórico e cosmólogo teórico, você acompanha a relação que Hawking traça entre o seu gosto pela matemática e a física e as suas crenças. Também é apresentado o drama de sua doença, seu relacionamento com Jane Wilde Hawking e seus objetivos.