Aluna da Instituição vence concurso

março 12, 2010 UnirConhecimento 57

Com sua monografia, aluna concluinte do ano de 2009, do curso de graduação em Administração da Unifamma, conseguiu uma proeza invejável no mundo acadêmico, que foi ser a primeira colocada no concurso 2º Concurso de Monografias aplicadas à Cidadania Fiscal, promovida pelo SER Maringá Sociedade Eticamente Responsável, uma organização sem fins econômicos que tem por escopo promover a discussão e propor ações acerca desses problemas sociais.

Essa entidade foi constituída pelo movimento pela cidadania fiscal, atuando como instrumento na busca da transparência na administração dos recursos públicos de Maringá, tendo avaliado vários trabalhos acadêmicos das mais variadas instituições de ensino superior de Maringá e região. Orientada pelo professor Marco Antônio Sena de Souza, a monografia foi considerada vencedora por tratar de um assunto que promove a reflexão sobre o contexto do Orçamento Participativo, o qual pode ser um instrumento que promove uma descentralização político-administrativa, além da ampliação das possibilidades de democratização da gestão local. Levando-se em conta que todos deveriam conhecer seus direitos como cidadãos, como munícipes, ou ao menos já deveriam ter ouvido falar que tem algum, Marciana afirma que ainda assim agem como meros “espectadores” diante das ações do governo; por vezes criticando, manifestando sua incompreensão para com os fatos através da difamação de seus governantes, não fazendo ou demonstrando também, nada para que isto seja mudado, o que demonstra uma condição contraditória.

A proposta do orçamento participativo na visão de Marciana e de seu orientador, promove a aproximação entre Poder e o povo, estimulando discussões, desenvolvendo estudos, e projetos, fazendo com que a sociedade participe verdadeiramente das ações de governo através de comitês e audiências públicas, auxiliando, portanto, no planejamento, controle de gastos e benefícios. A cerimônia de premiação da acadêmica e de seu orientador, realizada no último dia 10 de março, no auditório da Receita Federal, onde perante um expressivo público de acadêmicos e professores, contou além da acadêmica Marciana da Silva, com a presença do Prof. Lupércio Cascone, representante do corpo docente e da Direção da Unifamma.

Comentários

Deixe sua mensagem