Aula Magna propõe reflexão sobre direitos humanos

março 08, 2013 UnirConhecimento 24

A professora e advogada Christiane Singh Bezerra, mestra em Ciências Jurídicas, convidou calouros e veteranos da Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA) a refletir sobre direitos humanos durante a Aula Magna que marcou a abertura do ano letivo de 2013 na instituição. Com a palestra ‘O repensar dos direitos humanos e a necessidade de efetivação’, ela chamou a atenção para o descaso do cidadão para com seus próprios direitos – e da omissão do Estado na defesa e validação desses direitos.

Christiane Singh foi recepcionada pela diretora geral da instituição, Lucy Mara Paiola, e pela diretora de ensino, Adriana dos Santos Souza. O músico Will Zambrota animou o evento com solos de violão.

“O que estamos fazendo para defender nossos direitos?”, perguntou Christiane Singh, evocando situações para ilustrar o questionamento. “Achamos normal a fila no posto de saúde, o descaso com as normas trabalhistas, a falta de segurança que nos mantém trancados em casa… Devemos cobrar mais”, disse, reiterando que a consagração dos direitos, previsto no ordenamento jurídico e constitucional, depende da mobilização popular. Também lembrou das novas demandas no campo legal.

O direito a um meio ambiente saudável, à água, ao trabalho decente, à diversidade sexual e acesso à informação foram citados pela professora como demandas atuais que igualmente exigem atenção do cidadão. Neste contexto, citou os 8 Objetivos do Milênio, definidos por líderes de 191 nações reunidos em Nova Iorque em 2000.

O acordo conhecido como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio previa, entre outras metas, erradicar a extrema pobreza e a fome, universalizar o ensino básico, promover a igualdade sexual, garantir a sustentabilidade ambiental e reduzir a mortalidade infantil.

 

Clique aqui e veja as fotos

Comentários

Deixe sua mensagem