Aula Magna

março 08, 2012 UnirConhecimento 19

A UNIFAMMA promoveu, no dia 7 de março, a Aula Magna, que marcou o início do ano letivo de 2012 na Instituição. A primeira atividade do evento foi uma apresentação musical da dupla formada pelo acadêmico de Publicidade e Propaganda da UNIFAMMA, César Caê Paiola de Sá, e pelo discente de Psicologia da UEM, Cláudio Paes Queiroz Junior, que animaram os presentes com um repertório de sucessos do rock, que marcaram época.
Na sequência, a Diretora Geral da Faculdade, Profª Dra. Lucy Mara Paiola, apresentou a palestrante, Profª Dra Ângela Maria Pires Caniato (UEM), agradecendo-a por ter aceitado partilhar seus conhecimentos sobre as complexas relações humanas da sociedade atual.
A Professora convidada para ministrar a Aula Magna é psicóloga e possui um currículo que engloba especializações, mestrado e doutorado, inúmeros artigos e participações em eventos científicos, além dos cinco livros publicados e das diversas orientações realizadas no decorrer de sua vida acadêmica. O tema da palestra foi “Autoridade nas relações humanas”, o qual foi tratado com maestria pela professora, levando-nos a refletir sobre as relações entre os indivíduos, numa sociedade capitalista pautada, muitas vezes, pelo egoísmo possessivo. Neste sentido, para a Profª Ângela Caniato, “destrói-se a autoridade entre os indivíduos quando se destrói o respeito e o amor mútuo […]. O egoísmo anula o outro”.
Conduzida por esta linha de raciocínio, a palestrante reforçou que o papel, sobretudo dos estudos vinculados às áreas humanas, é “compreender a felicidade do homem”, buscando também as soluções de conflitos interpessoais.
Um ponto da palestra que aflorou a discussão, pautou-se na fala da professora no que diz respeito ao desafio dos indivíduos em “saber dizer sim e dizer não”, característica essencial de uma autoridade, ou seja, a capacidade de perceber e lidar com os limites nas relações entre pessoas. Após a fala da Profª Ângela, a participação dos professores e alunos, com questionamentos e contribuições, foi rica, evidenciando o interesse dos presentes pelo tema.
Para a Diretora de Ensino, Profª Me. Adriana dos Santos Souza, o assunto abordado é atual e “veio ao encontro da necessidade de zelarmos pelas relações interpessoais, relações essas imprescindíveis no processo de ensino-aprendizagem e, porque não dizer, na vida cotidiana”.

Comentários

Deixe sua mensagem