Educação Física é a nova opção na UNIFAMMA.

fevereiro 21, 2011 UnirConhecimento 42

A UNIFAMMA oferece uma nova opção de curso superior: Educação Física. Este terá a duração de quatro anos com as disciplinas distribuídas em oito semestres, nas áreas biológica, pedagógica e técnica. O corpo docente é formado por professores mestres e doutores, capacitados nas áreas da Educação Física e ensino superior. A coordenadora do curso é a professora Me. Alessandra Carnelozzi.

Enfoque do curso:
O curso de graduação/bacharelado em Educação Física da UNIFAMMA favorece a constituição da identidade acadêmico-profissional, no âmbito da cultura de movimento humano, voltando-se para a capacidade de investigação e de aprendizagem com vistas à autonomia de pensamento e ação, condição para o exercício profissional criativo.

O curso apresenta-se dentro da visão complexa de homem e respeita e estimula a condição de uma atuação multiprofissional, pois o profissional de Educação Física tem, gradualmente, conquistado e demonstrado seu papel social. Está cada vez mais evidente a importância desse profissional nas equipes multidisciplinares, haja vista os novos documentos do Ministério da Saúde e o reconhecimento do Profissional de Educação Física como Profissional da Saúde Resolução 218/1997 Conselho Nacional de Saúde.

Dessa forma, o curso também busca atender a atual concepção de saúde defendida pela Organização Mundial de Saúde, ou seja, que saúde é muito mais do que a ausência de doença. Tal concepção traduz-se no entendimento e aceitação da complexidade humana. O rompimento em relação à visão simplista e reducionista de saúde fez com que as áreas que lhes são afins se integrassem e desenvolvessem procedimentos e estratégias de intervenções em prol de avanços e benefícios gerais à humanidade. Ofertar um curso de graduação em Educação Física se justifica por esse atender aos novos conceitos de saúde com a intenção de disponibilizar para a sociedade um profissional que consiga entender a realidade e trabalhar em prol de sua melhoria.

Perspectivas
O bacharel em Educação Física, afirma a Coordendora, será qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das diferentes manifestações e expressões da cultura de movimento humano. O curso visa a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, com vistas a ampliar suas possibilidades de adoção consciente, crítica e autônoma da prática regular de atividades motoras, assim como de exercício da livre cidadania. Promove o acesso e à prática de atividades motoras, com caráter educativo, lúdico, corretivo, preventivo, laboral e/ou inclusivo.

Os espaços de atuação do profissional de Educação Física constituem-se de Academias, Escolas de Iniciação Esportiva, Ginástica Laboral, Hospitais, Clínicas de Recuperação, Clínicas de Reeducação Motora, Academias da Terceira Idade, Esporte Amador e Profissional, entre tantas outras possibilidades.

Comentários

Deixe sua mensagem