Habilidades Sociais e Consciência Ambiental

setembro 13, 2013 UnirConhecimento 47

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), uma entidade de direito privado sem quaisquer fins lucrativos, promove todos os anos desde 2005, o Dia da Responsabilidade Social. Essa ação abrange mais de 400 Instituições de Ensino Superior Privadas no país. A Responsabilidade Social no Ensino Superior visa promoção de ações no âmbito da sociedade que enfatiza o compromisso com a comunidade no que tange a consciência social e ambiental. 

 

A motivação para o engajamento da IES neste projeto é o benefício social e educacional, essa ação irá contribuir para o bem-estar da sociedade e da organização. No bojo da sociedade vigente, é necessário ter cidadãos conscientes, participativos, habilidosos e responsáveis em sua maneira de viver e consumir. 

O consumo desenfreado de objetos eletroeletrônicos tem causado a insustentabilidade do planeta. Mediante essa perspectiva o projeto em tela envolve a educação ambiental aliado a responsabilidade social como um instrumento para a formação de cidadãos conscientes com o meio que está inserido. Destarte, partimos de enfoques ecológicos, científicos, tecnológicos e sociais para enfatizar que o contexto social no qual se gera e desenvolve a problemática da Responsabilidade Social proporciona a importância do trabalho comunitário. O referido projeto visa atingir a conscientização e sensibilização do descarte ecologicamente correto de sucata eletrônica, e a doação deste material à Cooperativa CooperCanção.

A Faculdade Metropolitana de Maringá como Instituição de Ensino Superior visa a promoção do Dia da Responsabilidade Social de forma que a conscientização socioambiental seja trabalhada na educação de forma a perceber as relações sociais existentes entre educação, trabalho, sociedade e natureza como parte de um processo global de aprendizagem ao longo da vida, com implicações societárias positivas. 

 

As atividades terão início em  02 (dois) de setembro, com ampla divulgação, por meio de cartazes, site institucional e redes sociais, as 
funções a serem desenvolvidas estarão sob responsabilidade das Direções, Coordenações de Curso, Coordenadores da Pós-Graduação e do Instituto Unifamma. Os pontos de coleta deverão estar devidamente identificados e disponíveis na própria Faculdade, a entrega e as doações de sucata eletrônica serão efetuadas no dia 21 (vinte um) de setembro de 2013, quando as IES privadas do país estarão mobilizadas em prol do Dia da Responsabilidade Entendemos que as Habilidades Sociais e a Consciência Ambiental é uma forma de transformação social e não apenas um meio para defender o meio ambiente e a questão da cidadania. A Faculdade Metropolitana de Maringá compreende que a consciência ambiental aliada à responsabilidade social torna-se um processo de construção de valores sociais de conhecimentos e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente pela coletividade ao longo da história. Destacamos o envolvimento da IES devido ao seu compromisso para com o desenvolvimento socioambiental da cidade de Maringá e Região, e a importância do envolvimento dos acadêmicos nos diferentes assuntos da atualidade como a responsabilidade socioambiental.

Os proponentes do projeto esperam contribuir com a disseminação da educação socioambiental na comunidade. Arguimos que a problemática ambiental esta cada vez mais em evidência na comunidade acadêmica e externa, assim pretende-se contribuir 
com a conscientização e sensibilização das questões ambientais daqueles que estão em franca formação. Deste modo, procura-se construir um conhecimento entre professores e alunos a respeito da responsabilidade socioambiental que permita transformar o âmbito acadêmico e comunitário em local onde se exerça a cidadania. Por fim, esperamos oferecer à sociedade maringaense benefícios 
do descarte ecologicamente correto de materiais eletroeletrônicos. 

 

Proponentes: Faculdade Metropolitana de Maringá e Instituto UNIFAMMA.
Data de realização: De 02 a 21 de setembro de 2013.
Apoio: Prefeitura Municipal – transporte do material coletado.
Entidades coparticipantes: Cooperativa de sucata eletrônica – COOPERCANÇÃO
Local de realização: Faculdade Metropolitana de Maringá.

Comentários

Deixe sua mensagem