IV Semana de Serviço Social

maio 21, 2012 UnirConhecimento 28

O curso de Serviço Social da Faculdade Metropolitana de Maringá promoveu, entre os dias 15 e 18 de maio, a IV Semana de Serviço Social, cujo tema geral foi “Política, Sociedade e Pós-Modernidade”. O encontro proporcionou ao discente o acesso a novos conhecimentos, sobretudo relacionados à política, que envolvem o exercício profissional e a internalização dos valores associados ao projeto ético-político do Serviço Social e defesa da justiça social.
Durante o encontro foram realizadas diversas atividades científicas e culturais. Na noite de abertura, o Prof. Me Edson Holtz (UNESP Assis) ministrou palestra sobre “Noites ilícitas e as expressões da questão social”, tema relacionado a uma pesquisa, que durou quatro anos, acerca da prostituição na cidade de Londrina entre 1940 e 1970, nos áureos tempos da economia cafeeira. Em 2005, o palestrante lançou o livro Noites Ilícitas: histórias e memórias da prostituição, publicado pela Editora da Universidade Estadual de Londrina.
No segundo dia, a temática “Política, Ideologia e Dignidade Humana na Pós-Modernidade” foi debatida em mesa-redonda pelos professores da Instituição, Dr. Alessandro Severino, Dr. José Adalberto Mourão Dantas e Me. Valdinei Gomes. O assunto foi discutido sob diversos ângulos, conforme a formação de cada debatedor, e o tema escolhido para o debate foi ao encontro das atuais pesquisas que permeiam o campo do Serviço Social no Brasil.
Em seguida, as professoras da Faculdade Me. Cleide Castilho, Me. Elza Mariucci e Dra. Tânia Maria Gomes da Silva também trataram em mesa-redonda, o tema “Gênero e as famílias em situação de vulnerabilidade social”. As três pesquisadoras trouxeram resultados de pesquisa de mestrado e doutorado, abordando aspectos teóricos e situações verídicas nos contextos regional e nacional, a respeito do assunto.
O encerramento do encontro aconteceu com uma terceira mesa-redonda, com o estudo dos “Desafios da Pós-modernidade para o Serviço Social”. A mesa foi composta pelas professoras Me. Kelen Cristina Galego (UEL) e Me. Francieli Gregório (Faculdade Metropolitana de Maringá).
Todos os participantes puderam apreciar atividades culturais realizadas nos quatro dias do evento.
A coordenadora do Curso de Serviço Social, Prof. Me. Eliane Amarilha, acredita que o encontro contribuiu para a ampliação do conhecimento de todos os presentes e destacou a participação ativa dos acadêmicos. “Nós, professores, analisamos o evento em conjunto com os discentes, que avaliaram positivamente todas as palestras, mesas-redondas e demais atividades desenvolvidas durante a semana. Além do aprendizado, é relevante destacarmos o envolvimento dos acadêmicos e professores na organização e participação do encontro”, finaliza a coordenadora.