Outubro Rosa e Novembro Azul da UNIFAMMA

outubro 27, 2016 UnirConhecimento 35

Você sabe o que é Outubro Rosa?

Esta Campanha surgiu na década de 1990, com o intuito de incentivar as mulheres no diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha ressalta a importância da mulher em conhecer suas mamas, tocando-as. A mulher, quando conhece a anatomia normal, poderá identificar quaisquer alterações mamárias, como; caroços (nódulos) fixos, endurecimento, alterações no aspecto da pele da mama, assim como, vermelhidão, retração (aspecto de casca de laranja), como também alterações no bico (mamilo) e qualquer saída espontânea de líquido, pequenos nódulos na região das axilas ou no pescoço.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para o Brasil é que em 2016, apareçam aproximadamente 57.960 novos casos de Câncer de mama. Isso porque é considerado o  tipo mais comum entre as mulheres, numa escala mundial. No Brasil, as regiões em que o Câncer de mama é mais frequente são a região Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste.

A Unifamma apoia a campanha e incentiva todas as mulheres a se prevenirem e fazerem o autoexame.

(Instituto Nacional do Câncer – INCA – disponível em www.inca.gov.br)

Você sabe o que é Novembro Azul?

O mês de novembro é internacionalmente dedicado ao combate do Câncer de Próstata e à Saúde do homem. A iniciativa foi tomada pelo Instituto Lado a Lado pela vida, com o intuito de orientação ao homem, uma vez que o câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, ocorrendo principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos diagnosticados  são em homens com mais de 65 anos. Raramente encontramos casos de câncer  em homens com menos de 40 anos.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer de próstata é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A estimativa é que, no Brasil, em 2016, apareçam 61.200 novos casos.

Os homens, a partir dos 50 anos, devem procurar um atendimento de saúde para a realização dos exames de rotina, uma vez que o câncer de próstata apresenta um crescimento lento, podendo levar anos para seu diagnóstico. Nas fases iniciais é silencioso, ou seja, sem sintomas específicos. Os primeiros sintomas aparecem quando se tem um crescimento local considerável, o qual leva a compressão da uretra, ocasionando dificuldade de urinar, frequência urinária alterada e irritação na bexiga entre outros.

A Unifamma apoia a campanha e incentiva todos os homens a se prevenirem e procurarem orientação médica para evitar o câncer.

(Fonte: www.ladoaladopelavida.org.br; www.portaldaurologia.org.br )