Pós-Graduação da UNIFAMMA realiza palestra

março 19, 2012 UnirConhecimento 54

A Pós-Graduação da UNIFAMMA, sob a Coordenação da Profª Dra. Tânia Gomes da Silva, promoveu uma palestra intitulada “Pensamento de Nietzsche e a Pós-Modernidade”, no dia 16 de março, na Instituição.
A palestra foi conduzida pelo Prof. Dr. Hélio Sochodolak (UNICENTRO), que despertou a atenção dos presentes mediante a escolha do percurso teórico para a exposição do tema, bem como a abordagem esclarecedora realizada pelo palestrante.
Inicialmente, o professor abordou as principais características do modernismo e do pós-modernismo, sobretudo o tratamento dado à ciência em cada um desses momentos. Essa introdução foi decisiva para a compreensão de algumas ideias criticadas por Nietzsche, consideradas verdades irrefutáveis em sua época.
De acordo com o palestrante, essas desconstruções de ideias solidificadas foram fundamentais para a passagem da arrogância epistemológica, isto é, a sobrevalorização do conhecimento científico, à discussão de que não existem elementos universais que determinam verdades absolutas. Essa passagem é consonante às mudanças que aconteceram do modernismo para o pós-modernismo, disse o professor.
De acordo com a Profª Dra. Tânia Gomes, a palestra permitiu “abrir um espaço de discussão, sobre um tema atual, contribuindo para a compreensão de determinados aspectos da sociedade contemporânea”.
Para o Prof. Dr. Hélio Sochodolak, a discussão sobre Nietzsche é relevante para a compreensão de diversos temas e áreas do conhecimento, embora seja mais lembrado na Filosofia. O palestrante conta que começou a estudar o autor na graduação em Filosofia, na década de 1980, quando era proibida a leitura de Nietzsche. “A proibição despertou em mim o interesse em ler Nietzsche. A partir desse momento, as pesquisas de mestrado e doutorado envolveram as teorias do autor”, afirma.