Renda do brasileiro dobra com diploma universitário, aponta estudo

julho 03, 2017 UnirConhecimento 138

Renda do brasileiro dobra com diploma universitário, aponta estudo realizado pelo Valor Econômico

Um estudo realizado pelo Valor Econômico apontou que a renda do brasileiro dobra com diploma universitário.

A pesquisa “Valor Análise Setorial – Ensino Superior” afirma que a renda dobra durante os primeiros anos da faculdade ou logo após a conclusão do curso. Para se ter um exemplo, na faixa etária dos 30 aos 39 anos, o rendimento mensal de quem possui apenas o Ensino Médio é de R$ 1,8 mil. A mesma vai para R$ 4,7 mil no caso daqueles que possuem graduação.

A diferença permanece até a aposentadoria: entre 50 e 64 anos, o rendimento das pessoas graduadas chega a R$ 7 mil contra R$ 2,4 mil de quem não concluiu os estudos. Vale lembrar que, segundo o Ministério da Educação (MEC), somente 34,6% da população entre 18 e 24 anos tem ensino superior.

Ensino Superior no Brasil

De acordo com uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, 62% dos jovens adiariam a faculdade por não ter condições de pagar e 14% por não ter bolsa ou financiamento estudantil. Sete em cada dez estudantes gostariam de entrar no ensino superior logo após o fim do Ensino Médio.

Foram ouvidos também jovens que já concluíram o Ensino Médio. De acordo com os dados coletados, 62% desejava entrar em uma faculdade, mas 52% já desistiu do ensino superior. 70% deles apontaram não ter condições para pagar as mensalidades como um dos motivos, 23% por não ter entrado em uma universidade pública e 21% por ter começado a trabalhar.

Texto original do site Universia.