Semana Pedagógica – Debate

fevereiro 13, 2013 UnirConhecimento 65

Pós-doutor em Filosofia, o professor José Antonio Martins abriu a Semana Pedagógica da Faculdade Metropolitana de Maringá com a palestra ‘Avaliações por habilidades e competências: o modelo do Enade’. O evento integra o calendário acadêmico da faculdade e oportuniza integração entre professores e instituição, de forma a estabelecer interação entre os processos pedagógicos e os atos administrativos.

A palestra enfatizou a necessidade de valorizar o conhecimento a partir do conteúdo, mas de forma a traduzir essa relação em eficiência profissional. Na prática isso significa ensinar tendo em perspectiva a realidade do mercado de trabalho. Adaptar o conhecimento às demandas da empregabilidade é desafio das instituições de ensino num contexto de transformações constantes e profundas.

A necessidade de mudança na postura didático-pedagógica é um imperativo que leva em consideração a necessidade de aproximar o estudante da realidade que o cerca. Mais do que dar aula, o professor precisa ampliar a percepção do graduando sobre o mundo que o cerca, fornecendo-lhe não apenas a chave do conhecimento, mas abrindo portas que o faça evoluir mais rapidamente.

Nesse contexto é indispensável a atualização constante em relação aos conteúdos de ensino e ao conhecimento pedagógico e para isso as instituições devem adotar rotinas de estudos para promover a contínua formação dos docentes. Importante também é envolver os estudantes e os docentes na rotina escolar, de forma a criar um produtivo ambiente de interatividade.

Comentários

Deixe sua mensagem