Você sabe o que acontece aqui na Faculdade?

abril 27, 2012 UnirConhecimento 93

PESQUISA

Entende-se por pesquisa o exame criterioso e exaustivo de fatos, processos e relações que resulta na produção de novos conhecimentos.

Linhas de pesquisa (cadastradas no CNPq):
I desenvolvimento tecnológico, comunicação social e formação humana;
II gestão social: estudos organizacionais, políticas públicas e meio ambiente.

Projetos de pesquisa da Faculdade:
1. CRIMINALIDADE EM UMA REGIÃO DE FRONTEIRA AGRÍCOLA: MARINGÁ 1960-2009.
Professores proponentes:
– Dr. José Adalberto Mourão Dantas (Coordenador)
– Me. Priscila Kutne Armelin

2. DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, SUAS IMPLICAÇÕES NA COMUNICAÇÃO E NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO.
– Me. Valdinei Gomes Garcia (Coordenador);
– Me. Gisele Cristina Mascagna;
– Me. Mariana Vieira Galuch.

3. MICROEMPRESARIADO: RAZÕES DO INSUCESSO.
Professores proponentes:
– Me. Marcos Eduardo Pintinha (Coordenador)
– Drª. Lucy Mara Paiola
– Me. Luis Henrique Pires Milani.

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Desse Programa fazem parte os alunos que desenvolvem projetos de iniciação científica vinculados aos de pesquisa propostos pelos professores.
A participação discente no Programa pode ocorrer com bolsa de iniciação científica PIBIC ou na condição de voluntário PIC.
A inscrição dos alunos, interessados em participar do Programa, deve ser feita com a Secretária da Direção Geral no horário das 8h30min às 18h, pelo telefone (44) 2101-5550 ou pelo e-mail: maísa@unifamma.edu.br.

EXTENSÃO

É entendida como prática acadêmica que interliga a Faculdade às Counidades local e regional. Por meio da atividade de extensão, a Faculdade leva à comunidade os conhecimentos que detém e abstrai dessa saberes e necessidades que realimentam o ensino, a pesquisa e a própria extensão.
A extensão pode ser realizada na forma de cursos e serviços em geral, projetos com atividades múltiplas, assessorias e consultorias, eventos científicos e culturais, dentre outras.

Projetos em desenvolvimento:
1. VARAL DE POESIAS (6ª edição)
Equipe executora:
– Profª. Esp. Marilsa C. R. de León (Coordenadora);
– Profª. Me. Juliana Orsini da Silva.

2. FESTIVAL DE VÍDEO DE MARINGÁ (4ª edição)
Equipe executora:
– Profª. Me. Priscila Kalinke da Silva (Coordenadora);
– Cristiano Bertoldi (Técnico administrativo)

3. SERVIÇO SOCIAL: PROTEÇÃO E ATENDIMENTO A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL.
– Me. Elza Marques S. Mariucci (Coordenadora);
– Me. Eliane Amarilha de Souza Dantas.

PROGRAMA DE EXTENSÃO PARTICIPAÇÃO DISCENTE

Desse Programa fazem parte os alunos da Faculdade que atuam em projetos de extensão propostos por professores.
A participação discente no Programa pode ocorrer com bolsa-extensão ou na condição de voluntário.

PROJETOS DE ENSINO

1. NIVELAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
Aulas sobre conhecimentos da área de Língua Portuguesa (escrita, leitura e interpretação de textos) e da área da Matemática (operações básicas, juros, porcentagem, entre outros aspectos).
Prof. Jair Moreira (Língua Portuguesa)
Profª Raquel Latini (Matemática)
Inscrição: início de cada semestre

2. VISITAS TÉCNICAS
Visitas a empresas e instituições, a fim de aprofundar conhecimento em áreas específicas este ano estão previstas visitas técnicas às empresas de Maringá, bem com BOVESPA, PORTO PARANAGUÁ e PROGRAMAS DE TV, como o Altas Horas, da Rede Globo.

3. APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE TCC ORATÓRIA
Preparatório para apresentação de TCC, destinado, sobretudo, aos alunos concluintes, sob coordenação do professor Nilson Oliveira. Será ofertado no fim do semestre letivo.

4. CONSULTORIA JÚNIOR
Sob coordenação do professor Daniel Coelho, este projeto visa aproximar alunos da realidade do mercado de trabalho, atuando junto a microempresas.

5. NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS – NPJ
Sob coordenação do prof. Valdir Santana, o NPJ constitui-se como campo de estágio para os cursos de Direito e de Serviço Social, pois são atendidas pessoas de baixa renda.

6. CLÍNICA DE PSICOLOGIA
Campo de estágio para alunos de Psicologia, a fim de proporcionar atendimento psicológico à comunidade.

7. SEMANAS DE CURSO e CICLOS DE ESTUDO
Eventos que se destinam a aprofundar o conhecimento em diversas áreas do campo do saber. Em 2012, teremos Semana da Educação Física, Semana de Serviço Social, Ciclo de Contábeis, Ciclo de Estudos Integrados, Ciclo de Palestras Jurídicas, entre outros.

8. DIA DO PROFISSIONAL DE CURSO
Nas datas comemorativas referentes ao profissional de cada curso da Faculdade Metropolitana de Maringá, são organizadas palestras, cursos, apresentações culturais, como forma de celebrar a profissão e seu reconhecimento.

9. PALESTRAS, SIMPÓSIOS, MESAS-REDONDAS
Atividades organizadas paralelamente aos eventos do item 7, que visam ampliar o conhecimento dos discentes.

10. GINCANA DO CONHECIMENTO
Série de atividades pedagógicas e culturais, com vista a integrar os acadêmicos do curso de Administração da IES.

11. MONITORIA
Consiste em apoio pedagógico (reforço) de alguns componentes curriculares (disciplinas), realizado por alunos, aprovados em seleção semestral, sob orientação de um professor.