Responsabilidade Social é na Unifamma

fevereiro 20, 2017 UnirExperiência 82

A Unifamma é um ponto de coleta de lixo eletrônico

Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.

Exemplos de lixo eletrônico:

• Monitores de Computadores
  • Telefones Celulares e baterias
  • Computadores
  • Televisores
  • Câmeras Fotográficas
  • Impressoras

Problemas causados pelo descarte inadequado

•  Este descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna obsoleto (ultrapassado). O problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água.
  • Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua.
  • Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro. Estes materiais demoram muito tempo para se decompor no solo.
  • Para não provocar a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem. A Unifamma recebe o lixo eletrônico depositado pela comunidade e entrega em locais apropriados.
  •  Celulares e suas baterias podem ser entregues nas empresas de telefonia celular. Elas encaminham estes resíduos de forma a não provocar danos ao meio ambiente.
  • Outra opção é doar equipamentos em boas condições, mas que não estão mais em uso, para entidades sociais que atuam na área de inclusão digital. Além de não contaminar o meio ambiente, o ato ajudará pessoas que precisam.

Informações importantes:

• Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo.
  • Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico.
  • A cada ano o Brasil descarta: cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras getcollegeessay
    .

(Fonte: Pnuma – Programa da ONU para o Meio Ambiente).