PERFIL PROFISSIONAL

O perfil do egresso do curso de Publicidade e Propaganda, pretendido pela Faculdade Metropolitana de Maringá, pressupõe um indivíduo apto ao exercício da profissão de Publicitário, com habilidades para:
• Dominar técnicas e instrumentos necessários a proposição e execução de soluções de comunicação em contextos institucionais;
• Planejar, criar, produzir e gerir a comunicação publicitária nos mais diferentes contextos institucionais e organizacionais;
• Fazer estudos, testes e investigações para recolher informações de ordem comercial, publicitária ou técnica, de maneira a favorecer a promoção ou aperfeiçoar a notoriedade de uma mercadoria, de um serviço e ou de um comportamento social;
• Planejar, criar e produzir soluções de comunicação em equipes;
• Conhecer o próprio produto (história, qualidade, consumidores, preço, capacidade de produção) ou serviço, a fim de aquilatar a superioridade ou inferioridade dos concorrentes;
• Participar da execução, dos projetos dirigindo os trabalhos mecânicos, encomendando clichês, opinando sobre a escolha de tipos, qualidade de papéis, cores, fotografias, etc.;
• Buscar informações sobre os veículos, recomendando os mais eficientes e pondo em prática as negociações necessárias;
• Exercer a vigilância para a verificação do alcance dos objetivos propostos nas campanhas publicitárias, procurando saber do cliente a aceitação de seus produtos, serviços e comportamentos sociais a partir dessas campanhas.

Desenvolver, também, as seguintes características pessoais:

• Imaginação criadora e riqueza nas associações de ideias, esta qualidade possibilita ao publicitário repensar constantemente os problemas, apresentando sempre soluções novas;
• Entusiasmo e dinamismo, para persuadir é preciso que o publicitário seja entusiasta e convicto;
• Ordem, método e tino comercial, a publicidade põe em jogo, somas consideráveis de dinheiro. É preciso, pois, investir com prudência e com permanente controle do bom emprego e rendimento;
• Objetividade e raciocínio sintético, as mensagens publicitárias não comportam devaneios nem um texto prolixo, há que saber dizer muito com símbolos e poucas palavras;
• Cultura geral diversificada (literária, artística, histórica, científica), que servirá de base para inspirações fecundas;
• Qualidades morais como lealdade e integridade, que garantem para o anunciante uma publicidade sincera e uma aplicação escrupulosa de seus orçamentos.

MERCADO DE TRABALHO

Possíveis locais de trabalho: agências de publicidade, departamentos de marketing, departamentos de comunicação, prestação de serviços/assessoria comunicacional. Áreas da publicidade: atendimento, criação, planejamento, redação, mídia, pesquisa.

Dados do Curso
Grau Bacharelado
Modalidade Educação Presencial/EAD
Integração 7 semestres
Estágio 60h de estágio supervisionado (60h em sala e 20h em campo
Projetos Projeto de TCC e TCC nos 6º e 7º semestres
Projetos Próprios Rádio Escola Unifamma, Agência Experimental, Festival de Vídeo e outros
Turno Noturno

Ato Regulatório
Portaria 509 de 05/06/2007. MEC


Matriz Curricular

Matriz Curricular
Comunicação Oral e Escrita
Introdução à Publicidade e Propaganda
Metodologia do Trabalho Científico
Teorias da Comunicação
Realidade Socioeconômica e Política Brasileira
Introdução à Fotografia
Introdução à Computação gráfica
Leitura e Escrita: o texto e o discurso
Estética da Comunicação e Cultura de Massa
Teorias Culturais da Comunicação
Sociologia
Psicologia aplicada à Comunicação
Técnicas e Recursos Fotográficos
História da Arte
Análise e produção de textos em mídias digitais
Antropologia Cultural
História da Comunicação
Filosofia e Ética Profissional
Legislação e Ética em Publicidade
Propaganda Ideológica
Empreendedorismo
Criatividade em Publicidade
Introdução ao Comportamento do Consumidor
Comunicação e Minorias Étnico-Raciais
Fundamentos do Design Gráfico e Eletrônico
Planejamento em comunicação
Comunicação Integrada
Comunicação Ambiental
Redação Publicitária: impresso e digital
Redação Publicitária: Rádio
Mídia
Marketing
Criação e Produção Publicitária em Rádio
Comunicação Digital
Direção de Arte e Processos Criativos em Publicidade
Pesquisa em Comunicação
Projeto Experimental I
Planejamento e Atendimento de Campanha
Criação e Produção publicitária em Audiovisual
Processos de Criação e Produção da Imagem
Publicitária
Marketing e Gestão de Marcas
Design Aplicado – Projeto
Redação Publicitária: Audiovisual
Pesquisa de Mercado
Prática Profissional (Estágio Supervisionado)
Projeto Experimental II
Seminários Avançados
Assessoria em Comunicação (Optativa)
Libras (Optativa)
AAC

Diferencial do Curso

Conceito Institucional 4 (de 5); Conceito do Curso 3 (de 5); Curso já consolidado no mercado de trabalho; Professores com ampla experiência de mercado; Projetos inovadores – Rádio Universitária, Estúdio de TV e vídeo, Canal da Famma e Agência Experimental; Professores mestres e doutores na área; Biblioteca virtual.

Consulte valores por whatsapp: 44997310800

Currículo do Curso

Nenhum currículo encontrado!
0 ALUNOS INSCRITOS

    Compartilhe

    Faça já sua inscrição

    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    © Copyright 2012 - 2019. Desenvolvido pelo Núcleo de Sistemas de Informação(NSI) da UNIFAMMA - Centro Universitário Metropolitano de Maringá. Todos os direitos reservados.