PERFIL PROFISSIONAL

O perfil do egresso do curso de Publicidade e Propaganda, pretendido pela Faculdade Metropolitana de Maringá, pressupõe um indivíduo apto ao exercício da profissão de Publicitário, com habilidades para:
• Dominar técnicas e instrumentos necessários a proposição e execução de soluções de comunicação em contextos institucionais;
• Planejar, criar, produzir e gerir a comunicação publicitária nos mais diferentes contextos institucionais e organizacionais;
• Fazer estudos, testes e investigações para recolher informações de ordem comercial, publicitária ou técnica, de maneira a favorecer a promoção ou aperfeiçoar a notoriedade de uma mercadoria, de um serviço e ou de um comportamento social;
• Planejar, criar e produzir soluções de comunicação em equipes;
• Conhecer o próprio produto (história, qualidade, consumidores, preço, capacidade de produção) ou serviço, a fim de aquilatar a superioridade ou inferioridade dos concorrentes;
• Participar da execução, dos projetos dirigindo os trabalhos mecânicos, encomendando clichês, opinando sobre a escolha de tipos, qualidade de papéis, cores, fotografias, etc.;
• Buscar informações sobre os veículos, recomendando os mais eficientes e pondo em prática as negociações necessárias;
• Exercer a vigilância para a verificação do alcance dos objetivos propostos nas campanhas publicitárias, procurando saber do cliente a aceitação de seus produtos, serviços e comportamentos sociais a partir dessas campanhas.

Desenvolver, também, as seguintes características pessoais:

• Imaginação criadora e riqueza nas associações de ideias, esta qualidade possibilita ao publicitário repensar constantemente os problemas, apresentando sempre soluções novas;
• Entusiasmo e dinamismo, para persuadir é preciso que o publicitário seja entusiasta e convicto;
• Ordem, método e tino comercial, a publicidade põe em jogo, somas consideráveis de dinheiro. É preciso, pois, investir com prudência e com permanente controle do bom emprego e rendimento;
• Objetividade e raciocínio sintético, as mensagens publicitárias não comportam devaneios nem um texto prolixo, há que saber dizer muito com símbolos e poucas palavras;
• Cultura geral diversificada (literária, artística, histórica, científica), que servirá de base para inspirações fecundas;
• Qualidades morais como lealdade e integridade, que garantem para o anunciante uma publicidade sincera e uma aplicação escrupulosa de seus orçamentos.

MERCADO DE TRABALHO

Possíveis locais de trabalho: agências de publicidade, departamentos de marketing, departamentos de comunicação, prestação de serviços/assessoria comunicacional. Áreas da publicidade: atendimento, criação, planejamento, redação, mídia, pesquisa.

Dados do Curso
GrauBacharelado
ModalidadeEducação Presencial/EAD
Carga Horária2720 horas, 3,5 anos
Integração7 semestres
Estágio60h de estágio supervisionado (60h em sala e 20h em campo
ProjetosProjeto de TCC e TCC nos 6º e 7º semestres
Projetos PrópriosRádio Escola Unifamma, Agência Experimental, Festival de Vídeo e outros
TurnoMatutino/Noturno
Coordenadora do CursoNatália Gomes

Ato Regulatório
Portaria 509 de 05/06/2007. MEC


Matriz Curricular

Matriz CurricularCarga Horária
Comunicação Oral e Escrita80
Introdução à Publicidade e Propaganda80
Metodologia do Trabalho Científico40
Teorias da Comunicação80
Realidade Socioeconômica e Política Brasileira40
Introdução à Fotografia40
Introdução à Computação gráfica40
Leitura e Escrita: o texto e o discurso40
Estética da Comunicação e Cultura de Massa40
Teorias Culturais da Comunicação80
Sociologia80
Psicologia aplicada à Comunicação40
Técnicas e Recursos Fotográficos80
História da Arte40
Análise e produção de textos em mídias digitais40
Antropologia Cultural80
História da Comunicação80
Filosofia e Ética Profissional80
Legislação e Ética em Publicidade40
Propaganda Ideológica40
Empreendedorismo40
Criatividade em Publicidade40
Introdução ao Comportamento do Consumidor40
Comunicação e Minorias Étnico-Raciais40
Fundamentos do Design Gráfico e Eletrônico80
Planejamento em comunicação80
Comunicação Integrada40
Comunicação Ambiental40
Redação Publicitária: impresso e digital40
Redação Publicitária: Rádio40
Mídia80
Marketing40
Criação e Produção Publicitária em Rádio80
Comunicação Digital40
Direção de Arte e Processos Criativos em Publicidade80
Pesquisa em Comunicação40
Projeto Experimental I80
Planejamento e Atendimento de Campanha40
Criação e Produção publicitária em Audiovisual80
Processos de Criação e Produção da Imagem40
Publicitária40
Marketing e Gestão de Marcas40
Design Aplicado – Projeto40
Redação Publicitária: Audiovisual40
Pesquisa de Mercado40
Prática Profissional (Estágio Supervisionado)60
Projeto Experimental II80
Seminários Avançados20
Assessoria em Comunicação (Optativa)40
Libras (Optativa)40
AAC100

Corpo Docente

Corpo Docente
Me. Rodrigo RobinsonComunicação Ambiental
Planejamento e Atendimento de Campanha
Design Aplicado – Projeto
Marketing e Gestão de Marcas
Direção de Arte e Processos Criativos em Publicidade
Me. Tácia RochaIntrodução à Publicidade e Propaganda
Metodologia do Trabalho Científico
Redação Publicitária: rádio
Mídia
Comunicação Digital
Prática Profissional (Estágio Supervisionado)
Libras
Me. Maria Joana CasagrandePsicologia Aplicada à Comunicação
Projeto Experimental I
Projeto Experimental II
Esp. Cauhê SanchesIntrodução à Fotografia
Técnicas e Recursos Fotográficos
Esp. Diego FonsecaTeorias da Comunicação
Pesquisa em Comunicação
Seminários Avançados
Dr. Elton TadaEstética da Comunicação e Cultura de Massa
Sociologia
História da Comunicação
História da Arte
Filosofia e Ética Profissional
Me. Renata OliveiraRealidade Socioeconômica e Política Brasileira
Antropologia Cultural
Propaganda Ideológica
Comunicação e Minorias Étnico-Raciais
Esp. Suelen AlbuquerquePlanejamento em Comunicação
Assessoria de Comunicação
Me. Alexandre PieskeIntrodução ao Comportamento do Consumidor
Comunicação Integrada
Planejamento e Atendimento de Campanha
Marketing
Pesquisa de Mercado
Esp. Renan VenâncioIntrodução à Computação Gráfica
Criatividade em Publicidade
Fundamentos do Design Gráfico e Eletrônico
Esp. Gabriel RodriguesCriação e Produção Publicitária em Audiovisual
Me. Flávia barbosaComunicação Oral e Escrita
Leitura e Escrita: o texto e o discurso
Análise e Produção de Textos em Mídias Digitais
Me. José Eduardo RibeiroLegislação e Ética em Publicidade
Me. Thiago PradoEmpreendedorismo
Me. Ariane FabretiTeorias Culturais da Comunicação
Redação Publicitária: impresso e digital
Redação Publicitária: audiovisual
Esp. Leandro LourençoProcessos de Criação e Produção da Imagem Publicitária
Esp. Carlos Renato TezolinCriação e Produção Publicitária em Rádio

Diferencial do Curso

Conceito Institucional 4 (de 5); Conceito do Curso 3 (de 5); Curso já consolidado no mercado de trabalho; Professores com ampla experiência de mercado; Projetos inovadores – Rádio Universitária, Estúdio de TV e vídeo, Canal da Famma e Agência Experimental; Professores mestres e doutores na área; Biblioteca virtual.

Consulte valores por whatsapp: 44997310800

Ementa do Curso

Nenhum Currículum encontrado!
0 ALUNOS

    Faça já sua inscrição

    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    © Copyright 2012 - 2018. Desenvolvido pelo Núcleo de Sistemas de Informação(NSI) da UNIFAMMA - Faculdade Metropolitana de Maringá. Todos os direitos reservados.