Descrição do projeto
SOBRE O CURSO
Perfil profissional
O perfil do egresso do curso de Publicidade e Propaganda, pretendido pela UNIFAMMA, pressupõe um indivíduo apto ao exercício da profissão de Publicitário, com habilidades para:
• Dominar técnicas e instrumentos necessários a proposição e execução de soluções de comunicação em contextos institucionais;
• planejar, criar, produzir e gerir a comunicação publicitária nos mais diferentes contextos institucionais e organizacionais;
• fazer estudos, testes e investigações para recolher informações de ordem comercial, publicitária ou técnica, de maneira a favorecer a promoção ou aperfeiçoar a notoriedade de uma mercadoria, de um serviço e ou de um comportamento social;
• planejar, criar e produzir soluções de comunicação em equipes;
• conhecer o próprio produto (história, qualidade, consumidores, preço, capacidade de produção) ou serviço, a fim de aquilatar a superioridade ou inferioridade dos concorrentes;
• participar da execução, dos projetos dirigindo os trabalhos mecânicos, encomendando clichês, opinando sobre a escolha de tipos, qualidade de papéis, cores, fotografias, etc.;
• buscar informações sobre os veículos, recomendando os mais eficientes e pondo em prática as negociações necessárias;
• exercer a vigilância para a verificação do alcance dos objetivos propostos nas campanhas publicitárias, procurando saber do cliente a aceitação de seus produtos, serviços e comportamentos sociais a partir dessas campanhas.
Atuação Profissional
O Publicitário pode exercer sua profissão em Agências de publicidade; emissoras de rádio e TV; empresas jornalísticas; de promoção, merchandising e web; produtoras de vídeos, filmes, spots e jingles; assessorias de marketing; institutos de pesquisa; empresas de eventos; design gráfico de revistas, jornais, livros e publicações.
INFORMAÇÕES DO CURSO
Grau: bacharelado
Modalidade: a distância
Duração: 3,5 anos
Investimento Mensal: R$ 259,80 (clique aqui e consulte condições com o comercial)*
Coordenador
Victor Andrei da Silva
É graduado em Marketing (Unicesumar) e Comunicação Social/Publicidade e Propaganda (Uniandrade). Possui especialização em Docência no Ensino Superior (Unicesumar), especialização em Educação a Distância (Faculdade Eficaz) e Mestrado em Letras (UNIMAR). Atua como coordenador de curso de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Unifamma. É docente há mais de 13 anos, lecionando em cursos de graduação e pós-graduação presencial e a distância nos cursos de graduação em Administração, Logística, Comércio Exterior, Marketing, Design de Moda, Design, Gestão de Recursos Humanos e Publicidade e Propaganda, Comunicação Multimeios, Jornalismo e Web Design. É autor de livros didáticos para EAD. É autor de questões para concursos públicos em todo o Brasil. Além da atuação docente, constituiu carreira e experiência em empresas do segmento privado na área de comunicação corporativa, comunicação digital, multimeios, mídia, marketing, marketing digital, endomarketing, Google Ads e redes sociais.
e-mail: coordenacao.comunicacaosocial@unifamma.edu.br
Corpo docente: Professores Mestres e Doutores na área
Metodologia do curso
Na EAD da UNIFAMMA, você estuda com apoio tecnológico, para um aprendizado que integra teoria e prática. E conta com docentes e tutores, on-line e presencialmente, para te auxiliar no processo formativo.
O curso é dividido em módulos com duração de 08 semanas de estudo cada um, quando você terá acesso a vídeo-aulas, material didático e realizará atividades on-line. Cada módulo tem cerca de 03 disciplinas para serem estudadas simultaneamente. Ao final do módulo, você faz as provas presenciais no polo. A sua média é composta pelas notas das provas presenciais e das atividades on-line.
MATRIZ
MÓDULO | TEMA GERADOR | DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Análise e produção de textos | 80h | ||
1 | FUNDAMENTOS E LINGUAGENS | Comunicação Oral e Escrita | 80h |
Introdução à Educação a distância | 40h | ||
Total | 200h |
MÓDULO | TEMA GERADOR | DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Linguagem fotográfica | 80h | ||
2 | FUNDAMENTOS E LINGUAGENS | Estética e História da Comunicação | 80h |
Projeto Integrador I | 80h | ||
Total | 240h |
MÓDULO | TEMA GERADOR | DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Teorias da Comunicação | 80h | ||
3 | COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE | Estudos Culturais e Diversidade | 80h |
Política | 40h | ||
Total | 200h |
MÓDULO | TEMA GERADOR | DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Leitura Crítica da Mídia e Semiótica | 80h | ||
4 | COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE | Metodologia do Trabalho Científico | 40h |
Projeto Integrador II | 80h | ||
Total | 200h |
MÓDULO | TEMA GERADOR | DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Comunicação e gêneros digitais | 80h | ||
5 | DESIGN GRÁFICO E DIGITAL | Design Gráfico | 80h |
Total | 160h |
MÓDULO | TEMA GERADOR | DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Design Digital | 80h | ||
6 | DESIGN GRÁFICO E DIGITAL | Estudos Sociológicos e Antropológicos | 80h |
Projeto Integrador III | 80h | ||
Total | 240h |
MÓDULO | TEMA GERADOR | DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Planejamento em Comunicação | 80h | ||
7 | COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS | Comunicação Integrada | 80h |
Educação Ambiental e Gestão Ambiental | 40h | ||
Total | 200h |
MÓDULO | TEMA GERADOR | DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Psicologia Aplicada | 40h | ||
8 | COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS | Legislação e Ética Profissional | 80h |
Projeto Integrador IV | 80h | ||
Total | 200h |
MÓDULO | TEMA GERADOR | DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Mídia | 80h | ||
9 | DIAGNÓSTICO DE MERCADO E
CONSUMO |
Planejamento e Atendimento de Campanha | 40h |
Marketing e Gestão de Marcas | 80h | ||
Total | 200h |
MÓDULO | TEMA GERADOR | DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor | 80h | ||
10 | DIAGNÓSTICO DE MERCADO E
CONSUMO |
Projeto Integrador V | 80h |
Total | 160h |
MÓDULO | TEMA GERADOR | DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Criatividade e Direção de Arte | 80h | ||
11 | CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA | Criação e Produção da Imagem Publicitária | 80h |
Total | 160h |
MÓDULO | TEMA GERADOR | DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Componente Optativo I | 40h | ||
12 | CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA | Projeto Integrador V | 80h |
Total | 120h |
MÓDULO | TEMA GERADOR | DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Criação e Produção Publicitária Audiovisual | 80h | ||
13 | PRODUÇÃO AUDIOVISUAL | Componente Optativo II | 40h |
Total | 120h |
MÓDULO | TEMA GERADOR | DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
14 | PRODUÇÃO AUDIOVISUAL | Criação e Produção Publicitária em Rádio | 80h |
Estágio Supervisionado | 80h | ||
Total | 160h |