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Estética e Cosmética

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SOBRE O CURSO

Apresentação

Entender o verdadeiro papel do profissional de saúde especialista em estética e cosmetologia, tendo consciência de que esse profissional é diferenciado no que tange o cuidado ao ser humano de forma integral e prover a fundamentação teórica para a elaboração da monografia na perspectiva da pesquisa qualitativa em temas que abrange estética e cosmetologia.

Objetivos

Capacitar profissionais da área da saúde para atuar em todos os setores profissionais do mercado de estética facial e corporal, em equipe multidisciplinar de saúde, proporcionando um atendimento com qualidade e segurança no manuseio de equipamentos e no emprego das técnicas e dos produtos cosméticos para prevenção e tratamento das disfunções faciais e corporais.

Público-alvo

Profissionais graduados em fisioterapia, enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, farmácia, educação física e demais cursos da área da saúde.

Carga horária

Carga horária: 570 horas

Concepção do programa

A concepção do curso segue todas as normas estabelecidas na Resolução nº 1 de 8 de junho de 2007. Os conteúdos curriculares estão bem articulados com a concepção do mesmo. As aulas serão ministradas na modalidade à distância.

[toggle title=”Estrutura curricular / Carga horária”]

MÓDULO 1
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia de Pesquisa Científica 40h
Ética e Bioética 40h
Bioestatística 40h
Psicologia aplicada 40h
CARGA HORÁRIA 160
MÓDULO 2
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Biossegurança 40h
Semiologia da urgência e emergência 40h
Gestão e inovação em Saúde 40h
Epidemiologia e saúde pública 40h
CARGA HORÁRIA 160h
MÓDULO 3
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Recursos terapêuticos manuais aplicados a estética facial e corporal 40h
Cosmetologia na estética facial e corporal 40h
Recursos terapêuticos e produtos cosméticos  para tratamento de acne vulgar e suas sequelas 40h
O envelhecimento cutâneo e ativos cosméticos para tratamento 40h
CARGA HORÁRIA 160h
CARGA HORÁRIA TOTAL 360h
ATIVIDADES DE CARÁTER COMPLEMENTAR CARGA HORÁRIA
DISCIPLINA
Trabalho de conclusão de curso 30h
Atividade extraclasse: estudos individuais e/ou em grupos 60h
CARGA HORÁRIA TOTAL 90h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 570h

[/toggle] [toggle title=”Conteúdo programático (Componentes curriculares e ementas)”]

 

Componente curricular: Metodologia da Pesquisa Cientifica
Ementa: Estudo da produção do conhecimento científico. A pesquisa na área da Educação. Elaboração de trabalhos científicos: projetos, artigos, monografias e normas da ABNT.

 

Componente curricular: Ética e Bioética
Ementa: Promover ao aluno, conhecimentos sobre os conceitos básicos da legislação e prática profissional do biólogo. Possibilitar a discussão sobre o código de ética do biólogo, responsabilidade e penalidades. Promover o debate sobre questões atuais envolvendo a profissão e a relação homem/natureza.

 

Componente curricular: Bioestatística
Ementa: Estudo de conceitos básicos de probabilidade, distribuições de probabilidade discreta e contínua, distribuição amostral, estimação, testes de hipóteses, análise de correlação e regressão. Reflexão sobre a utilização correta das ferramentas estatísticas na tomada de decisões em diferentes contextos.

 

Componente curricular: Psicologia aplicada
Ementa: Visa a formar profissionais capazes de identificar, no paciente, uma necessidade de intervenção psicológica com base na psicanálise, planejando a melhora desse sujeito em seu quadro clínico.

 

Componente curricular:  Biossegurança
Ementa: Biossegurança. Biossegurança praticada e não praticada. Legislação em biossegurança. Fontes de informação em biossegurança. Organismos geneticamente modificados (OGM). Níveis de biossegurança.

 

Componente curricular:   Semiologia da urgência e emergência
Ementa: Aquisição de habilidades e conhecimentos na abordagem de pacientes atendidos em serviços de urgências e emergências considerando aspectos diagnósticos, conduta e atitude ética e humanitária. Classificar risco e determinar urgência do atendimento. Aquisição de habilidades e competências para realização de procedimentos de urgência e emergência.

 

Componente curricular:   Gestão e inovação em Saúde
Ementa: A disciplina apresenta as diferentes Teorias da Inovação, e os Serviços de Saúde como demandantes de tecnologias as especificidades da inovação em Saúde.

 

Componente curricular:  Epidemiologia e saúde pública
Ementa: Fornecer aos alunos conceitos básicos de ciências sociais que permitam melhor compreensão do processo saúde – doença, a realidade brasileira, no sentido de caracterizar a evolução econômica, política e social, abordando as principais concepções e tendências da educação em saúde, propostas pedagógicas libertadoras, comprometidas com o desenvolvimento da solidariedade e da cidadania. Desenvolve práticas educativas em serviços de saúde e na comunidade.

 

Componente curricular: Recursos terapêuticos manuais aplicados a estética facial e corporal
Ementa: Agentes físicos terapêuticos. Interação dos agentes físicos com o meio biológico. Corrente Galvanica. Microcorrentes. Corrente Russa e Aussie. Ultrasssom. Endermologia. Ionização. Desincruste. Eletrolifting. Carboxiterapia.

 

Componente curricular: Cosmetologia na estética facial e corporal
Ementa: Classificação regulatória dos produtos cosméticos e suas implicações. Bases e veículos utilizados nas formulações cosméticas. Tecnologia de penetração de ativos: técnicas para aumentar a penetração cutânea dos ativos. Permeabilidade Cutânea: diferenças entre penetração, permeação e absorção. Cosméticos Orgânicos.

 

Componente curricular: Recursos terapêuticos e produtos cosméticos  para tratamento de acne vulgar e suas sequelas
Ementa: Etiologia e fisiopatologia das disfunções faciais. Princípios ativos adequados para as disfunções faciais. Técnicas eletroterapêuticas facial. Técnicas de termoterapia facial. Avaliação e anamnese; elaboração de protocolos E formas de tratamento. Microagulhamento.

 

Componente curricular: O envelhecimento cutâneo e ativos cosméticos para tratamento
Ementa: Recursos estéticos no trato do envelhecimento cutâneo. Recursos estéticos no trato do envelhecimento cutâneo. Hiperpigmentações. Peelings mecânicos utilizados em estética. Peelings químicos e suas aplicabilidades. Técnicas e recursos faciais.

[/toggle] [toggle title=”Corpo docente”]

DISCIPLINA DOCENTE INSTITUIÇÃO TITULAÇÃO
Metodologia de Pesquisa Científica Daiane Boiago UNIFAMMA Mestre
Ética e Bioética Fulviana Nishiyama UNIFAMMA Doutora
Bioestatística Vivian Prestes UNIFAMMA Mestre
Psicologia aplicada Vivian Prestes UNIFAMMA Mestre
Biossegurança Thais Petroni Baptista UNOPAR – Londrina Mestre
Semiologia da urgência e emergência Andréa Belo Berni UNIMED – Campo Mourão Especialista
Gestão e inovação em Saúde Thiago Prado UNIFAMMA Mestre
Epidemiologia e saúde pública Flávia Beltrão Pires UNOPAR – Londrina Mestre
Recursos terapêuticos manuais aplicados a estética facial e corporal Flávia Beltrão Pires UNOPAR – Londrina Mestre
Cosmetologia na estética facial e corporal Fulviana Nishiyama UNIFAMMA Doutora
Recursos terapêuticos e produtos cosméticos para tratamento de acne vulgar e suas sequelas Thais Petroni Baptista UNOPAR – Londrina Mestre

[/toggle] [toggle title=”Métodologia”]Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu EAD são caracterizados pela oferta de um conjunto de disciplinas a distância e pela elaboração de um trabalho individual de conclusão de curso, com o objetivo de formar profissionais qualificados. As disciplinas são divididas em unidades de estudos elaboradas conforme os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Educação a Distância (NEDU) da UNIFAMMA. Ao promover os cursos de pós-graduação o Centro Universitário Metropolitano de Maringá orienta-se pelo propósito de construção de competências profissionais que possibilitem responder adequadamente aos diferentes desafios colocados à formação dos profissionais de diferentes áreas de atuação. Ainda que possam ser valorizados por si mesmo, os conteúdos da formação não terão qualquer utilidade, do ponto de vista profissional, se não favorecerem a construção das competências. Para tanto, serão usadas Tecnologias da Informação por meio da plataforma moodle. Os componentes curriculares serão organizados da seguinte forma: Para componentes de 20 horas: 8 vídeo aulas com duração mínima de 10 minutos, 4 processos avaliativos, incluindo questões discursivas e entrevista dirigida ao professor do componente. A entrevista será gravada com o intuito de abordar junto ao docente os principais aspectos relacionados à disciplina no que tange à sua contribuição para a formação em nível de pós-graduação, bem como a perspectiva de agregar conhecimentos para a formação profissional. Para disciplina de 40 horas: 8 vídeo aulas com duração mínima de 10 minutos, 8 processos avaliativos, incluindo questões discursivas e entrevista dirigida ao professor do componente. Os materiais utilizados como complemento pedagógico de cada componente curricular serão artigos, textos publicados provenientes de bases de dados qualificados, bem como de periódicos científicos constantes do Qualis/CAPES e biblioteca digital. Para a conclusão do curso, deverá ser apresentado um trabalho final mediante banca de defesa presencial. [/toggle] [toggle title=”Infraestrutura física”]A IES possui um setor responsável por sua gestão tecnológica. O parque tecnológico disponível aos alunos, professores e colaboradores da IES, possui computadores conectados à internet, para desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas. Os computadores estão distribuídos em 04 (quatro) laboratórios, sendo 02 (dois) laboratórios com 50 (cinquenta) máquinas cada e 02 (dois) com 20 (vinte) computadores cada. Há ain