Faça já sua inscrição

Apresentação

Proporcionar a formação de profissionais capazes de planejar e colocar em prática todo o aprendizado adquirido, acerca do aprimoramento dos conhecimentos técnico-científicos, instrumentais e gerenciais para que o enfermeiro possa prestar assistência sistematizada aos trabalhadores, capacitando o aluno nessa área, permitindo-lhe uma formação como multiprofissional, especializada e com condições técnicas de intervenção nesta área.

Objetivos

Formar profissionais capacitados para o planejamento e execução de Programas de Saúde do Trabalhador e controle das condições de segurança e periculosidade nos locais de trabalho.

Público-alvo

Enfermeiros interessados em atuar no campo da saúde do trabalhador.

Carga horária

Carga horária: 570 horas

Concepção do programa

A concepção do curso segue todas as normas estabelecidas na Resolução nº 1 de 8 de junho de 2007. Os conteúdos curriculares estão bem articulados com a concepção do mesmo.  As aulas serão ministradas na modalidade à distância.

Coordenação

Fulviana Nishiyama bacharel em Fisioterapia pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2007). Especialização em Fisioterapia Neurofuncional Centro Universitário Barão de Mauá (2011). Mestrado em Ciências Médicas (Neurociências e Ciências do Comportamento) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (2011). Doutorado em Ciências Médicas (Neurociências e Ciências do Comportamento) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (2016). Foi membro do Comitê de ética e pesquisa da UNOPAR (2014-2015). Atualmente é Fisioterapeuta Neurofuncional na UNIMED regional de Campo Mourão. Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN). Coordenadora da Pós-Graduação em Fisioterapia Neurofuncional na UNIFAMMA. Docente curso de Fisioterapia UNIFAMMA. Membro do NDE UNIFAMMA. Tem experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: Neurologia, Neurociências, Doença de Charcot-Marie-Tooth e Doenças neuromusculares.

Estrutura curricular / Carga horária

MÓDULO 1
DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Metodologia de Pesquisa Científica40h
Ética e Bioética40h
Bioestatística40h
Psicologia aplicada40h
CARGA HORÁRIA 160
MÓDULO 2
DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Biossegurança40h
Semiologia da urgência e emergência 40h
Gestão e inovação em Saúde40h
Epidemiologia e saúde pública40h
CARGA HORÁRIA 160h
MÓDULO 3
DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Medicina Preventiva e Ergonomia40h
Toxicologia Ocupacional40h
Educação em Saúde Ocupacional40h
Higiene e Segurança do Trabalho40h
CARGA HORÁRIA 160h
CARGA HORÁRIA TOTAL360h
ATIVIDADES DE CARÁTER COMPLEMENTARCARGA HORÁRIA
DISCIPLINA
Trabalho de conclusão de curso 30h
Atividade extraclasse: estudos individuais e/ou em grupos60h
CARGA HORÁRIA TOTAL90h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO570h

Conteúdo programático (Componentes curriculares e ementas)

Componente curricular: Metodologia da Pesquisa Cientifica
Ementa: Estudo da produção do conhecimento científico. A pesquisa na área da Educação. Elaboração de trabalhos científicos: projetos, artigos, monografias e normas da ABNT.

 

Componente curricular: Ética e Bioética
Ementa: Promover ao aluno, conhecimentos sobre os conceitos básicos da legislação e prática profissional do biólogo. Possibilitar a discussão sobre o código de ética do biólogo, responsabilidade e penalidades. Promover o debate sobre questões atuais envolvendo a profissão e a relação homem/natureza.

 

Componente curricular: Bioestatística
Ementa: Estudo de conceitos básicos de probabilidade, distribuições de probabilidade discreta e contínua, distribuição amostral, estimação, testes de hipóteses, análise de correlação e regressão. Reflexão sobre a utilização correta das ferramentas estatísticas na tomada de decisões em diferentes contextos.

 

Componente curricular: Psicologia aplicada
Ementa: Visa a formar profissionais capazes de identificar, no paciente, uma necessidade de intervenção psicológica com base na psicanálise, planejando a melhora desse sujeito em seu quadro clínico.

 

Componente curricular:  Biossegurança
Ementa: Biossegurança. Biossegurança praticada e não praticada. Legislação em biossegurança. Fontes de informação em biossegurança. Organismos geneticamente modificados (OGM). Níveis de biossegurança.

 

Componente curricular:   Semiologia da urgência e emergência
Ementa: Aquisição de habilidades e conhecimentos na abordagem de pacientes atendidos em serviços de urgências e emergências considerando aspectos diagnósticos, conduta e atitude ética e humanitária. Classificar risco e determinar urgência do atendimento. Aquisição de habilidades e competências para realização de procedimentos de urgência e emergência.

 

Componente curricular:   Gestão e inovação em Saúde
Ementa: A disciplina apresenta as diferentes Teorias da Inovação, e os Serviços de Saúde como demandantes de tecnologias as especificidades da inovação em Saúde.

 

Componente curricular:  Epidemiologia e saúde pública
Ementa: Fornecer aos alunos conceitos básicos de ciências sociais que permitam melhor compreensão do processo saúde – doença, a realidade brasileira, no sentido de caracterizar a evolução econômica, política e social, abordando as principais concepções e tendências da educação em saúde, propostas pedagógicas libertadoras, comprometidas com o desenvolvimento da solidariedade e da cidadania. Desenvolve práticas educativas em serviços de saúde e na comunidade.

 

Componente curricular: Medicina Preventiva e Ergonomia
Ementa: Discutir as questões do trabalho, reconhecer a importância da Ergonomia da Atividade e compreender os vários aspectos que constituem o objeto de estudo da ergonomia.

 

Componente curricular: Toxicologia Ocupacional
Ementa: Reconhecer, identificar e estudar os agentes tóxicos, o processo de intoxicação e seus mecanismos.

 

Componente curricular: Educação em Saúde Ocupacional
Ementa: Apresentar fundamentos e conhecimentos mínimos em didática e educação de forma operacional e aplicável na prática do pós-graduando, de forma a auxiliar no mapeamento, planejamento, tomada de decisão e avaliação de desempenho de intervenções educacionais.

 

Componente curricular: Higiene e Segurança do Trabalho
Ementa: O conceito de promoção de saúde, suas estratégias de promoção de saúde. As evidências de efetividade de estratégias de promoção de saúde no atendimento e análise crítica e reflexa sobre as diferentes abordagens em promoção da saúde.

Corpo docente

DISCIPLINADOCENTEINSTITUIÇÃOTITULAÇÃO
Metodologia de Pesquisa CientíficaDaiane BoiagoUNIFAMMAMestre
Ética e BioéticaFulviana NishiyamaUNIFAMMADoutora
BioestatísticaVivian PrestesUNIFAMMAMestre
Psicologia aplicadaVivian PrestesUNIFAMMAMestre
BiossegurançaThais Petroni BaptistaUNOPAR – LondrinaMestre
Semiologia da urgência e emergênciaAndréa Belo BerniUNIMED – Campo MourãoEspecialista
Gestão e inovação em SaúdeThiago PradoUNIFAMMAMestre
Epidemiologia e saúde públicaFlávia Beltrão PiresUNOPAR – LondrinaMestre
Farmacologia aplicada a senilidadeFlávia Beltrão PiresUNOPAR – LondrinaMestre
Fisiopatologia do idosoThais Petroni BaptistaUNOPAR – LondrinaMestre
Assistência de enfermagem em geriatriaAndréa Belo BerniUNIMED – Campo MourãoEspecialista

Métodologia

Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu EAD são caracterizados pela oferta de um conjunto de disciplinas a distância e pela elaboração de um trabalho individual de conclusão de curso, com o objetivo de formar profissionais qualificados. As disciplinas são divididas em unidades de estudos elaboradas conforme os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Educação a Distância (NEDU) da UNIFAMMA.

Ao promover os cursos de pós-graduação o Centro Universitário Metropolitano de Maringá orienta-se pelo propósito de construção de competências profissionais que possibilitem responder adequadamente aos diferentes desafios colocados à formação dos profissionais de diferentes áreas de atuação. Ainda que possam ser valorizados por si mesmo, os conteúdos da formação não terão qualquer utilidade, do ponto de vista profissional, se não favorecerem a construção das competências.

Para tanto, serão usadas Tecnologias da Informação por meio da plataforma moodle. Os componentes curriculares serão organizados da seguinte forma: Para componentes de 20 horas: 8 vídeo aulas com duração mínima de 10 minutos, 4 processos avaliativos, incluindo questões discursivas e entrevista dirigida ao professor do componente. A entrevista será gravada com o intuito de abordar junto ao docente os principais aspectos relacionados à disciplina no que tange à sua contribuição para a formação em nível de pós-graduação, bem como a perspectiva de agregar conhecimentos para a formação profissional. Para disciplina de 40 horas: 8 vídeo aulas com duração mínima de 10 minutos, 8 processos avaliativos, incluindo questões discursivas e entrevista dirigida ao professor do componente. Os materiais utilizados como complemento pedagógico de cada componente curricular serão artigos, textos publicados provenientes de bases de dados qualificados, bem como de periódicos científicos constantes do Qualis/CAPES e biblioteca digital. Para a conclusão do curso, deverá ser apresentado um trabalho final mediante banca de defesa presencial. 

Infraestrutura física

A IES possui um setor responsável por sua gestão tecnológica. O parque tecnológico disponível aos alunos, professores e colaboradores da IES, possui computadores conectados à internet, para desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas. Os computadores estão distribuídos em 04 (quatro) laboratórios, sendo 02 (dois) laboratórios com 50 (cinquenta) máquinas cada e 02 (dois) com 20 (vinte) computadores cada. Há ainda as máquinas presentes nos setores administrativos do Campus, bem como na biblioteca.

Os laboratórios funcionam diariamente a partir das 8 horas até às 22h 30min aos sábados, o horário é das 8h até às 18 horas, de forma a prover acesso ao alunado que não dispõe de tempo durante a semana e/ou recursos de informática em outro ambiente que não o da IES.

O Núcleo de Educação a Distância (NEDU) conta com laboratório de informática devidamente equipado, sala de tutoria equipada com computadores, sala administrativas, salas de coordenações, estúdio de gravação/produção e salas de apoio.  Também utiliza toda a estrutura física da IES, garantindo, dessa forma, a qualidade e excelência no ensino ofertado na modalidade semi-presencial e a distância.

Critério de seleção
Análise do currículo.
Sistema de avaliação
Toda disciplina cursada pelo aluno será avaliado o seu desempenho. O desempenho do aluno em cada disciplina será avaliado exclusivamente pelo Professor Tutor por meio de provas, trabalhos, projetos e atividades práticas, devendo ser considerada também a participação e interesse demonstrados pelo aluno. O curso inclui, obrigatoriamente, defesa presencial do TCC individual.
Controle de frequência
A frequência mínima exigida é de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades presenciais das disciplinas, se houver, conforme Resolução CNE/CES nº 1 de 08 de junho de 2007. A presença nas provas presenciais e na defesa da monografia ou TCC é obrigatória.
Trabalho de conclusão
Será exigido trabalho monográfico que além de atender as exigências legais, como instrumento de conclusão de curso reflete a pesquisa realizada sobre um conteúdo relevante que obedece aos parâmetros metodológicos e científicos, com elaboração de acordo com as normas da ABNT e com os critérios estabelecidos pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá.
Certificação
O Centro Universitário Metropolitano de Maringá certificará os alunos, atribuindo-lhe o título de Especialista àqueles que atenderem as condições legais: frequência, média sete (7,0), apresentação de trabalho de conclusão de curso e apresentação de documentação nos termos da resolução nº 01/2007.
Indicadores do desempenho
O desempenho do curso é medido por meio das atividades realizadas em cada componente curricular, as notas das avaliações refletem a relação ensino-aprendizagem e nos dá o feedback do trabalho realizado pelo professor e pela instituição. O resultado do desempenho está na equivalência de alunos matriculados no curso e nos títulos de especialista expedidos.

Currículo do Curso

Nenhum currículo encontrado!

Course Reviews

N.D

ratings
  • 5 stars0
  • 4 stars0
  • 3 stars0
  • 2 stars0
  • 1 stars0

No Reviews found for this course.

0 ALUNOS INSCRITOS

    Pós Graduação EAD

    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    © Copyright 2012 - 2019. Desenvolvido pelo Núcleo de Sistemas de Informação(NSI) da UNIFAMMA - Centro Universitário Metropolitano de Maringá. Todos os direitos reservados.