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Apresentação do curso

A moda é um dos setores que mais movimenta a economia brasileira. Estar atento às mudanças no comportamento do consumidor é crucial para o entendimento sobre a utilização dos canais que ele utiliza para consumir, possibilitando o desenvolvimento e a criação de uma publicidade que seja atrativa, despertando novas necessidades de compra. Para que essa realidade seja viável, a especialização em moda, publicidade e estratégias de mercado unifica as ferramentas do mercado publicitário como; a elaboração de textos para mercado publicitário e sua veiculação em mídias sociais, a utilização de ferramentas de alcance de público-alvo como o google adwords e analytics e o desenvolvimento de imagens para campanhas de moda e e-commerce. Na área de moda a especialização explora o marketing moda, a criação de editorias para revistas, sites e lojas virtuais de moda e a leitura semântica de imagens para comerciais.

Indicadores de demanda pelo curso

Procura de discentes em lista apresentada à coordenação de pós-graduação com 25 interessados.

Justificativa e relevância social do curso

O curso justifica-se pela crescente demanda de profissionais que valorizam uma abordagem multidisciplinar e que façam a relação entre teoria e prática em qualquer ambiente de trabalho, podendo assim atender os diversos campos profissionais da publicidade, moda, jornalismo, marketing e áreas afins.

Objetivo geral do curso

Viabilizar o desenvolvimento, aprofundamento e compartilhamento dos diferentes níveis de conhecimento pelos docentes e discentes do curso.

Objetivo específicos do curso

  • Aprimorar o conhecimento das estratégias para veiculação de campanhas em mídias sociais.
  • Desenvolver as técnicas de criação de texto e de imagens para campanhas de moda.
  • Capacitar as habilidades de leitura e elaboração de imagens para o mercado de moda online.

Concepção do programa

A concepção do curso segue todas as normas estabelecidas na Resolução nº 1, de 8 de junho de 2007. Os conteúdos curriculares estão bem articulados com a concepção de mesmo.  O curso de MBA em Gestão da Cadeia de Suprimento Atacadista 450 (quatrocentos e cinquenta horas) horas de créditos, sendo 360 horas de conteúdo disciplinar, 30 horas de orientação monográfica e 60 horas de visita técnica; as aulas serão ministradas quinzenalmente, aos sábados, das 8:00 às 18:00 horas.

Início: 30 de março de 2019
Término dos créditos teóricos: dezembro de 2019
Prazo final para entrega da monografia ou trabalho de conclusão de curso: Julho de 2020
Horário e dias de funcionamento do curso: sábados manhã e tarde

Habilitação: Especialista em Moda, publicidade e estratégias de mercado.

Período de matrícula: 10/09/2018 – 20/03/2019


Coordenação

rofessora Me. Cibelle Akemi Vallim possui graduação em Moda pelo Centro Universitário de Maringá (2003) e Pós-graduação em Design de moda pela Universidade Estadual de Londrina (2005), mestre em Gestão do Conhecimento pelo Centro Universitário de Maringá (2017). Atualmente é coordenadora e professora do curso técnico em Produção de Moda do Centro Universitário Metropolitano de Maringá – Unifamma, Leciona no Centro Universitário de Maringá como professora titular no curso de graduação em Moda. Tem experiência na área de desenvolvimento de produtos de moda e atuou como coordenadora de estilo para diversas empresas por meio da Oficina da Moda desenvolvimento de produtos (Bureax de prestação de serviços aos confeccionistas).

Estrutura curricular / Carga Horária

MÓDULO 1
COMPONENTE CURRICULAR
Marketing Digital de Moda
Criação de texto para mídias sociais e campanha de moda.
Google adwords e SEO
MÓDULO 2
COMPONENTE CURRICULAR
Google analytics e Adsense.
Criação de imagem para campanha de moda.
E-commerce de moda
MÓDULO 3
COMPONENTE CURRICULAR
Fotografia e produção visual
E-branding
Comportamento do consumidor
Estratégias para redes sociais
Componentes curriculares
Estudos dirigidos
Trabalho de conclusão de curso

Conteúdo programático (planos de ensino dos componentes curriculares e ementas)

 

Componente Curricular: 01 – Marketing Digital de Moda
Ementa: Contextualiza-se dentro da esfera das estratégias dos 4 P’s do marketing com ênfase no mercado digital. Explora as estratégias de veiculação do produto e as formas de atrair o cliente diante da diversidade de marcas existentes no mercado.

 

Componente Curricular: 02 – Criação de texto para mídias sociais e campanha de moda
Ementa: A disciplina trabalha a importância da criação textos para as mídias sociais como facebook, instagram, twitter, e afins. Levando como pressuposto as estratégias de desenvolvimento de mensagens que sejam claras e contenham palavras-chave que façam com que o público-alvo crie interesse pelo produto evidenciado.

 

Componente Curricular: 03 – Google adwords e SEO
Ementa: Apresentar as técnicas de utilização do google adwords para a veiculação publicitária em redes sociais. Capacitar o aluno no entendimento de que o google adwords e o SEO são ferramentas que potencializam os anúncios em mídias sociais gerando um retorno positivo em consumo para as marcas.

 

Componente Curricular: 04 – Google analytics e Adsense
Ementa: Explorar as ferramentas de monitoramento de publicidade, capacitando a sua utilização em benefício das estratégias de divulgação da marca e do seu consumo.

 

Componente Curricular: 05 – Criação de imagem para campanha de moda
Ementa: Explorar o processo criativo de criação de imagem para campanha de moda compreendendo todos os elementos semióticos existentes na constituição das campanhas. Elaborar ainda, de forma prática, as estratégias para o desenvolvimento de imagens de campanha para mídias sociais.

 

Componente Curricular: 06 – E-commerce de moda
Ementa: Investiga possibilidades dos negócios digitais. Explorando o comércio eletrônico, amparado pelo marketing e administração dos clientes. Apresenta, ainda, as principais classes de e-Business, discutindo a evolução do e-commerce para plataformas móveis e a convergência com redes sociais. Conceitua a geração de leads em ambiente digital, funil de compra, conversão e métricas específicas, por meio de cases do mercado.

 

Componente Curricular: 07 – Fotografia e produção visual
Ementa: Explorar a produção de visual por meio das técnicas de fotografia a fim de realizar a criação da imagem da marca para disseminação nas mídias impressas e online.  

 

Componente Curricular: 08 – E-branding
Ementa: Entender como as marcas se relacionam com o meio digital, apresentando os meios que diferenciam a veiculação das campanhas para redes sociais e mídia impressa.

 

Componente Curricular: 09 – Comportamento do consumidor
Ementa: A disciplina explora os conceitos sobre consumo e ciclo de compra aplicando esse processo no universo das mídias digitais e, em especial, nos sites de comércio eletrônico e de comércio social. Discute, ainda, as principais características que particularizam o novo consumidor e as novas gerações.

 

Componente Curricular: 10 – Estratégias para redes sociais
Ementa:  Contextualizar o cenário mercadológico online atual, diante da utilização das redes sociais como; facebook, instagram, linkedin e afins. Com o intuito de traçar estratégias para veiculação das marcas, a fim de estabelecer uma conexão com os consumidores.

Métodologia

Ao promover os cursos de pós-graduação, a UNIFAMMA orienta-se pelo propósito de construção de competências profissionais que possibilitem responder adequadamente aos diferentes desafios colocados à formação dos profissionais de diferentes áreas de atuação. Ainda que possam ser valorizados por si mesmos, os conteúdos da formação não terão qualquer utilidade, do ponto de vista profissional, se não favorecerem a construção das competências. Para tanto, serão usadas Tecnologias da Informação, incluindo a plataforma moodle, a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem, incluindo vídeo aula, material didático e tutoria presencial e a distância. Também haverá aulas expositivas, trabalhos em grupo e seminários, os quais contribuirão para aquisição do conhecimento.     

Interdisciplinidade

A atividade interdisciplinar num curso de pós-graduação requer versatilidade, conhecimento e disposição de pesquisa por parte do corpo decente e discente, talvez seja essa a principal dificuldade que a educação enfrenta em desenvolver esta atividade. Ser indisciplinar é uma tarefa que exige adoção de novos paradigmas, mudança de pensamentos, hábitos e atitudes frente ao conhecimento local e universal.

Infraestrutura física
O Centro Universitário Metropolitano de Maringá conta com 75 salas de aula e laboratórios de informática, biologia, anatomia, bioquímica, química, psicologia aplicada; sala de ginástica; pista de atletismo; quadra poliesportiva; auditórios; ampla biblioteca com relevante acervo, instalações administrativas, como departamento pessoal, financeiro, secretarias (graduação, pós-graduação, NEDU, UNIFAMMATEC). Também conta com um Núcleo de Práticas Jurídicas, Clínica de Psicologia, Clínica de Odontologia e com wi-fi gratuita e segurança no campus. As instalações asseguram, também, fácil acesso aos portadores de necessidades especiais.
Critério de seleção
Análise do currículo e entrevista.
Sistema de avaliação

Os critérios de avaliação e validade do certificado de pós-graduação lato sensu, são aqueles dispostos pela Resolução Nº 1, de 8 de Junho de 2007 do Conselho Nacional de Educação, ou seja, frequência mínima de 75% e aproveitamento mínimo de 70% nas disciplinas. Os alunos serão avaliados mediante a participação nas aulas, avaliação cognitiva e seminários.

Serão concedidos certificados de especialista aos discentes que cursaram todas as disciplinas e apresentarem o trabalho de conclusão do curso (monografia ou artigo científico). Os certificados serão expedidos pela instituição promotora.

Especificar se haverá outros sistemas de avaliação

Controle de frequência
Os cursos ofertados pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá constam de uma exigência mínima de 75% de frequência segundo a resolução nº1, de 08 de Junho de 2007, do CNE/CES, que assim especifica em seu Artigo 7º: “A Instituição responsável pelo curso de pós-graduação Lato sensu expedirá certificado a que farão jus os alunos que tiverem obtido aproveitamento, segundo os critérios de avaliação previamente estabelecidos, sendo obrigatório, nos cursos presenciais, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência”. O abono de faltas se faz segundo a legislação e apenas em casos de licença de gestação ou doenças infectocontagiosas. Para tanto, necessário se faz a entrega de atestado médico na secretaria, no qual da o direito de uma nova oportunidade de avaliação e respectiva nota.
Trabalho de conclusão
Será exigido trabalho monográfico que além de atender as exigências legais, como instrumento de conclusão de curso reflete a pesquisa realizada sobre um conteúdo relevante que obedece aos parâmetros metodológicos e científicos, com elaboração e entrega de artigo científico de acordo com as normas da ABNT e com os critérios estabelecidos pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá.
Certificação
O Centro Universitário Metropolitano de Maringá certificará os alunos, atribuindo-lhe o título de Especialista àqueles que atenderem as condições legais: frequência, média sete (7,0), apresentação de monografia e apresentação de documentação nos termos da resolução nº 01/2007.
Nova oportunidade avaliativa (trabalho aluno faltoso)
De acordo com o regimento da Pós-graduação do Centro Universitário Metropolitano de Maringá, o aluno que não realizar a avaliação do componente curricular em direito a solicitar, formalmente, nova oportunidade avaliativa (trabalho aluno faltoso). Se o aluno apresentar atestado médico, protocolado junto à secretaria de pós-graduação, até 03 (três) dias úteis após a realização da prova, terá direito à nova oportunidade avaliativa, que se constituirá como atividades com valor de 0,0 a 10,0 (dez) pontos, disponibilizada em Ambiente Virtual de Aprendizagem, sem cobrança de taxa. Se não houver a apresentação de atestado médico, o aluno terá direito à nova oportunidade avaliativa, que se constituirá como atividades com valor de 0,0 a 9,0 (nove) pontos, mediante solicitação formal junto à secretaria acadêmica, e pagamento de taxa. A nova oportunidade de avaliação será realizada exclusivamente pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem e não abona faltas, apenas repõe nota avaliativa.
Estrutura física, materiais e demonstração das condições laboratoriais ao curso
As aulas ocorrerão nas dependências da Unifamma, com a utilização das salas de aula, quadra, campo, pista de atletismo e sala de dança.
Planejamento econômico-financeiro
A turma poderá ser atendida integralmente em todas as aulas teóricas e práticas, sem necessidade de divisão de alunos por número excessivo.

Currículo do Curso

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N.D

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