Programa de Iniciação Científica

Iniciação Científica 

A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação nas Instituições de Ensino Superior brasileiras em diversas áreas do conhecimento.

Em geral, os estudantes que se dedicam a esta atividade possuem o seu primeiro contato em trabalhos ligados à pesquisa científica (por isso, o nome de “iniciação”). Os alunos têm o desenvolvimento de seus estudos acompanhados por um professor orientador, ligado a um Projeto de Pesquisa Institucional.

Desde 2006, estudantes de graduação da UNIFAMMA são contemplados com bolsas de iniciação científica pelo programa PIBIC da instituição. Os estudantes desenvolvem projetos específicos de pesquisa e vivenciam o aprendizado teórico e prático da pesquisa e de atividades de natureza técnico-científica.

O Programa de Iniciação científica da UNIFAMMA busca a interação constante entre ensino, iniciação científica e extensão, por meio de ações e projetos relacionados às áreas de atuação da IES, nos diversos níveis e modalidades.

 

Vantagens da Iniciação Científica

Por meio da Iniciação Científica, o acadêmico desenvolve habilidades na área de pesquisa e compreende cada etapa do desenvolvimento de um trabalho científico, podendo utilizar este instrumento também nas demais atividades em seu período de formação.

O desenvolvimento de Projetos de Iniciação científica possibilita a inserção do acadêmico em programas de Pós-Graduação e estimula a formação de novos cientistas e pesquisadores, instigando a prática reflexiva/investigativa.

O acadêmico que desenvolve projetos de Iniciação Científica enriquece seu currículo, sendo mais valorizado pela área acadêmica e pelo mercado de trabalho.

 

Linhas de Pesquisa 

Os grupos de iniciação científica são norteados por temáticas interdisciplinares e vinculados às linhas de pesquisa, a saber:

  1. I) Desenvolvimento tecnológico, comunicação social e formação humana;
  2. II) Gestão social: estudos organizacionais, políticas públicas e meio ambiente;

III) Saúde coletiva, Educação e Formação profissional.

 

  • Inscrições

As inscrições para o Programa de Iniciação científica 2019 será de 05 de abril a 30 de junho de 2018, pelo site da UNIFAMMA ou na Secretaria da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão.

Podem participar alunos matriculados em cursos de graduação que estejam entre o 2º e o penúltimo semestre do curso.

  • Informações 

Informações adicionais podem ser obtidas pelo email iniciacaocientifica@unifamma.edu.br ou pelo telefone (44) 2101-5601.

 

EDITAIS

 

FORMULÁRIOS

Anexo 1 - Projeto de Pesquisa
Anexo 2 - Plano de atividades de novos integrantes
Anexo 3 - Relatório anual
Relatório final

 

FORMULÁRIOS

Anexo 5 - Projeto de Iniciação científica
Anexo 6 - Termo de compromisso do Orientador/Co-orientador/Discente
Anexo 7 - Relatório semestral
Anexo 8 - Relatório final

© Copyright 2012 - 2018. Desenvolvido pelo Núcleo de Sistemas de Informação(NSI) da UNIFAMMA - Centro Universitário Metropolitano de Maringá. Todos os direitos reservados.