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Enfermagem do Trabalho

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SOBRE O CURSO

Apresentação

Proporcionar a formação de profissionais capazes de planejar e colocar em prática todo o aprendizado adquirido, acerca do aprimoramento dos conhecimentos técnico-científicos, instrumentais e gerenciais para que o enfermeiro possa prestar assistência sistematizada aos trabalhadores, capacitando o aluno nessa área, permitindo-lhe uma formação como multiprofissional, especializada e com condições técnicas de intervenção nesta área.

Objetivos

Formar profissionais capacitados para o planejamento e execução de Programas de Saúde do Trabalhador e controle das condições de segurança e periculosidade nos locais de trabalho.

Público-alvo

Enfermeiros interessados em atuar no campo da saúde do trabalhador.

Carga horária

Carga horária: 570 horas

Concepção do programa

A concepção do curso segue todas as normas estabelecidas na Resolução nº 1 de 8 de junho de 2007. Os conteúdos curriculares estão bem articulados com a concepção do mesmo.  As aulas serão ministradas na modalidade à distância.

Coordenação

Fulviana Nishiyama bacharel em Fisioterapia pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2007). Especialização em Fisioterapia Neurofuncional Centro Universitário Barão de Mauá (2011). Mestrado em Ciências Médicas (Neurociências e Ciências do Comportamento) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (2011). Doutorado em Ciências Médicas (Neurociências e Ciências do Comportamento) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (2016). Foi membro do Comitê de ética e pesquisa da UNOPAR (2014-2015). Atualmente é Fisioterapeuta Neurofuncional na UNIMED regional de Campo Mourão. Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN). Coordenadora da Pós-Graduação em Fisioterapia Neurofuncional na UNIFAMMA. Docente curso de Fisioterapia UNIFAMMA. Membro do NDE UNIFAMMA. Tem experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: Neurologia, Neurociências, Doença de Charcot-Marie-Tooth e Doenças neuromusculares.

[toggle title=”Estrutura curricular / Carga horária”]

MÓDULO 1
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia de Pesquisa Científica 40h
Ética e Bioética 40h
Bioestatística 40h
Psicologia aplicada 40h
CARGA HORÁRIA 160
MÓDULO 2
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Biossegurança 40h
Semiologia da urgência e emergência 40h
Gestão e inovação em Saúde 40h
Epidemiologia e saúde pública 40h
CARGA HORÁRIA 160h
MÓDULO 3
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Medicina Preventiva e Ergonomia 40h
Toxicologia Ocupacional 40h
Educação em Saúde Ocupacional 40h
Higiene e Segurança do Trabalho 40h
CARGA HORÁRIA 160h
CARGA HORÁRIA TOTAL 360h
ATIVIDADES DE CARÁTER COMPLEMENTAR CARGA HORÁRIA
DISCIPLINA
Trabalho de conclusão de curso 30h
Atividade extraclasse: estudos individuais e/ou em grupos 60h
CARGA HORÁRIA TOTAL 90h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 570h

[/toggle] [toggle title=”Conteúdo programático (Componentes curriculares e ementas)”]

Componente curricular: Metodologia da Pesquisa Cientifica
Ementa: Estudo da produção do conhecimento científico. A pesquisa na área da Educação. Elaboração de trabalhos científicos: projetos, artigos, monografias e normas da ABNT.

 

Componente curricular: Ética e Bioética
Ementa: Promover ao aluno, conhecimentos sobre os conceitos básicos da legislação e prática profissional do biólogo. Possibilitar a discussão sobre o código de ética do biólogo, responsabilidade e penalidades. Promover o debate sobre questões atuais envolvendo a profissão e a relação homem/natureza.

 

Componente curricular: Bioestatística
Ementa: Estudo de conceitos básicos de probabilidade, distribuições de probabilidade discreta e contínua, distribuição amostral, estimação, testes de hipóteses, análise de correlação e regressão. Reflexão sobre a utilização correta das ferramentas estatísticas na tomada de decisões em diferentes contextos.

 

Componente curricular: Psicologia aplicada
Ementa: Visa a formar profissionais capazes de identificar, no paciente, uma necessidade de intervenção psicológica com base na psicanálise, planejando a melhora desse sujeito em seu quadro clínico.

 

Componente curricular:  Biossegurança
Ementa: Biossegurança. Biossegurança praticada e não praticada. Legislação em biossegurança. Fontes de informação em biossegurança. Organismos geneticamente modificados (OGM). Níveis de biossegurança.

 

Componente curricular:   Semiologia da urgência e emergência
Ementa: Aquisição de habilidades e conhecimentos na abordagem de pacientes atendidos em serviços de urgências e emergências considerando aspectos diagnósticos, conduta e atitude ética e humanitária. Classificar risco e determinar urgência do atendimento. Aquisição de habilidades e competências para realização de procedimentos de urgência e emergência.

 

Componente curricular:   Gestão e inovação em Saúde
Ementa: A disciplina apresenta as diferentes Teorias da Inovação, e os Serviços de Saúde como demandantes de tecnologias as especificidades da inovação em Saúde.

 

Componente curricular:  Epidemiologia e saúde pública
Ementa: Fornecer aos alunos conceitos básicos de ciências sociais que permitam melhor compreensão do processo saúde – doença, a realidade brasileira, no sentido de caracterizar a evolução econômica, política e social, abordando as principais concepções e tendências da educação em saúde, propostas pedagógicas libertadoras, comprometidas com o desenvolvimento da solidariedade e da cidadania. Desenvolve práticas educativas em serviços de saúde e na comunidade.

 

Componente curricular: Medicina Preventiva e Ergonomia
Ementa: Discutir as questões do trabalho, reconhecer a importância da Ergonomia da Atividade e compreender os vários aspectos que constituem o objeto de estudo da ergonomia.

 

Componente curricular: Toxicologia Ocupacional
Ementa: Reconhecer, identificar e estudar os agentes tóxicos, o processo de intoxicação e seus mecanismos.

 

Componente curricular: Educação em Saúde Ocupacional
Ementa: Apresentar fundamentos e conhecimentos mínimos em didática e educação de forma operacional e aplicável na prática do pós-graduando, de forma a auxiliar no mapeamento, planejamento, tomada de decisão e avaliação de desempenho de intervenções educacionais.

 

Componente curricular: Higiene e Segurança do Trabalho
Ementa: O conceito de promoção de saúde, suas estratégias de promoção de saúde. As evidências de efetividade de estratégias de promoção de saúde no atendimento e análise crítica e reflexa sobre as diferentes abordagens em promoção da saúde.

[/toggle] [toggle title=”Corpo docente”]

DISCIPLINA DOCENTE INSTITUIÇÃO TITULAÇÃO
Metodologia de Pesquisa Científica Daiane Boiago UNIFAMMA Mestre
Ética e Bioética Fulviana Nishiyama UNIFAMMA Doutora
Bioestatística Vivian Prestes UNIFAMMA Mestre
Psicologia aplicada Vivian Prestes UNIFAMMA Mestre
Biossegurança Thais Petroni Baptista UNOPAR – Londrina Mestre
Semiologia da urgência e emergência Andréa Belo Berni UNIMED – Campo Mourão Especialista
Gestão e inovação em Saúde Thiago Prado UNIFAMMA Mestre
Epidemiologia e saúde pública Flávia Beltrão Pires UNOPAR – Londrina Mestre
Farmacologia aplicada a senilidade Flávia Beltrão Pires UNOPAR – Londrina Mestre
Fisiopatologia do idoso Thais Petroni Baptista UNOPAR – Londrina Mestre
Assistência de enfermagem em geriatria Andréa Belo Berni UNIMED – Campo Mourão Especialista

[/toggle] [toggle title=”Métodologia”]

Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu EAD são caracterizados pela oferta de um conjunto de disciplinas a distância e pela elaboração de um trabalho individual de conclusão de curso, com o objetivo de formar profissionais qualificados. As disciplinas são divididas em unidades de estudos elaboradas conforme os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Educação a Distância (NEDU) da UNIFAMMA.

Ao promover os cursos de pós-graduação o Centro Universitário Metropolitano de Maringá orienta-se pelo propósito de construção de competências profissionais que possibilitem responder adequadamente aos diferentes desafios colocados à formação dos profissionais de diferentes áreas de atuação. Ainda que possam ser valorizados por si mesmo, os conteúdos da formação não terão qualquer utilidade, do ponto de vista profissional, se não favorecerem a construção das competências.

Para tanto, serão usadas Tecnologias da Informação por meio da plataforma moodle. Os componentes curriculares serão organizados da seguinte forma: Para componentes de 20 horas: 8 vídeo aulas com duração mínima de 10 minutos, 4 processos avaliativos, incluindo questões discursivas e entrevista dirigida ao professor do componente. A entrevista será gravada com o intuito de abordar junto ao docente os principais aspectos relacionados à disciplina no que tange à sua contribuição para a formação em nível de pós-graduação, bem como a perspectiva de agregar conhecimentos para