BIBLIOTECA

Infraestrutura física

A Biblioteca UNIFAMMA, implantada no ano de 2000, ocupa uma área de 1000 m2, sendo um dos órgãos de apoio ao Ensino, a Pesquisa e a Extensão e atendimento essenciais no processo de formação acadêmica.

A infraestrutura física é constituída pelas seguintes instalações: cabines para estudos individuais, salas para estudo em grupo, cabines individuais para uso de notebook, computadores para uso acadêmico, computador exclusivo para renovação on-line de livros e acesso ao catálogo.

Para atender as necessidades de seus usuários, mantém o atendimento em período integral, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 22h e aos sábados das 9h às 12h.

Acervo

O acervo da Biblioteca Unifamma é constituído por livros, folhetos, eventos, periódicos, TCCs, monografias, teses e dissertações.

O empréstimo domiciliar é válido para docentes, discentes e funcionários de acordo com Regulamento da Biblioteca e a consulta “in loco” para comunidade externa. A consulta ao acervo pode ser efetuada via Internet pelo catálogo online.

Gestão do acervo

O processo de gestão do acervo e serviços da biblioteca é informatizado pelo software “RM TOVTS Gestão Bibliotecária” que integra o acervo, controlando os processos de catalogação, consulta ao acervo, movimentações de empréstimos, reservas e renovação on-line outros aplicativos da TOTVS, como: sistema acadêmico, financeiro e contábil, possibilitando assim, um efetivo controle dos processos.

A descrição bibliográfica dos documentos é feita de acordo com o Código de Catalogação Anglo American Cataloging Rules (AACR2) e para classificação do assunto dos documentos é adotada a tabela Dewey Decimal Classification (CDD).

Quantidade de obras do acervo físico

Mais de 53 mil livros no acervo em todas as áreas do conhecimento.

Quais as bibliotecas virtuais

  •  Saraiva (quase 2 mil obras disponíveis);
  • Pearson  (quase 8 mil obras disponíveis);

Pearson é uma plataforma digital de livros que possui um vasto acervo de títulos técnicos e científicos. São mais 8 mil títulos das mais variadas áreas do conhecimento, como direito, saúde, engenharia, administração, educação, saúde, entre outras.

Biblioteca Digital Saraiva traz o acervo de obras da Editora Saraiva para indicação de bibliografia, com possibilidade de acesso para o usuário a qualquer momento e por meio de diversos dispositivos. Conteúdo de qualidade nas áreas de Direito e de Gestão combinado com a mais avançada tecnologia, disponível para instituições de ensino superior, escritórios e grandes corporações.

Equipe

Bibliotecária responsável:

Andreza A. de Oliveira
CRB9 – n.1816

Contatos

E-mail: biblioteca@unifamma.edu.br

Telefone: (44) 2101-5550

BIBLIOTECA VIRTUAL

Minha Biblioteca

CATÁLOGO
RENOVAÇÃO

Consulta ao Acervo
RENOVAçÃO de Livros

MANUAIS DE
CONSULTA

MANUAL DA BIBLIOTECA ONLINE
MANUAL DA BIBLIOTECA PESQUISA

REGULAMENTOS

Descrição dos Trabalhos de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC ou Trabalho Final de Graduação – TFG (doravante TCC) é um trabalho acadêmico e instrumento de avaliação final para um curso superior. Pode ser elaborado individualmente, em dupla ou em grupo, com a orientação de um professor do curso, conforme definido em Projeto Pedagógico de Curso. Dentro da categoria dos TCCs, ainda temos: o Artigo; a Monografia; a Dissertação; a Tese. A todos os modelos de trabalho citados acima devem ser empregadas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (orientações na página da Biblioteca da IES) para que os trabalhos sejam padronizados.

Requisitos necessários para disponibilização do Trabalho de Conclusão de Curso no acervo físico e virtual

São requisitos necessários para que os TCC sejam disponibilizados no acervo físico:

I – Trabalho final aprovado com nota acima de 9,0 (nove) pontos; II – Caso o estudo envolva algum indivíduo, garantir (com o protocolo anexado ao trabalho) que o TCC foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP).

São requisitos necessários para que os TCC sejam disponibilizados no acervo virtual: I – Trabalho final aprovado com nota igual ou acima de 9,5 (nove e meio)

pontos; II – Caso o estudo envolva algum indivíduo, garantir (com o protocolo anexado ao trabalho) que o TCC foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP).

Consulta ao Trabalho de Conclusão de Curso

Como destacado no Art. 5, inciso IV, do Regulamento da Biblioteca UNIFAMMA, todos os grupos de TCC não são liberados para empréstimo domiciliar, apenas para consulta:

Art. 5o Materiais que não podem ser emprestados:

I – Obras de referência (dicionários, enciclopédias, atlas e outros); II – Periódicos; III – Obras raras e coleções especiais; IV- Monografias, TCCs, artigos, dissertações e teses; V – Livros com etiqueta indicando RESERVADO;

UNIFAMMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO METROPOLITANO DE MARINGÁ Avenida Mauá, 2854 – Centro – Maringá – PR 44 2101-5550 | www.unifamma.edu.br

VI –02 (dois) exemplares de livros com mesmo título, edição e volume para o próprio usuário.

Deveres do aluno depositante

São deveres do aluno depositante e do orientador:

I – Caso o estudo envolva algum indivíduo, garantir (com o protocolo anexado ao trabalho) que o TCC foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP); II – Anexar ao trabalho um CD/DVD com a cópia do trabalho em PDF; III –Entregar e protocolar o TCC na Central de Atendimento.

Plágio e responsabilidade de conteúdo

É o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc.) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. O plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria. O conteúdo dos materiais é de mera responsabilidade de seus autores que confirmam que seu material é inédito e que as citações e transcrições estão com a menção da fonte.

Das disposições finais

Os TCCs serão entregues à Biblioteca pela Secretaria, após serem aprovados pela banca examinadora e protocolados, com a lista dos trabalhos aprovados e as notas finais. No momento, estão na base de dados os trabalhos que foram aprovados e entregues à Biblioteca a partir do segundo semestre de 2017, atendidas as regras acima explanadas. Os casos especiais e/ou omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Chefia da Biblioteca.

Maringá, 21 de maio de 2018.

UNIFAMMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO METROPOLITANO DE MARINGÁ Avenida Mauá, 2790 – Centro – Maringá – PR 44 2101-5550 | www.unifamma.edu.br

Da Inscrição

Art. 1o Estão inscritos automaticamente na Biblioteca do Centro Universitário Metropolitano de

Maringá: I – Alunos regularmente matriculados nos cursos oferecidos pela instituição; II – Docentes e demais funcionários da Faculdade.

Art. 2o A renovação da inscrição é condicionada à rematrícula.

Art. 3o O Registro Acadêmico (RA) deverá ser obrigatoriamente utilizado nas transações referentes ao

empréstimo domiciliar e renovação do material.

Parágrafo único: No caso de perda do RA, o aluno deverá apresentar o comprovante de solicitação de 2a via, acompanhado de um documento de identificação com foto.

Do Material

Art. 4o Materiais que podem ser emprestados:

Livros, eventos, folhetos e Multimeios (CD-ROM e DVD) com mais de um exemplar.

Art. 5o Materiais que não podem ser emprestados:

I – Obras de referência (dicionários, enciclopédias, atlas e outros); II – Periódicos; III – Obras raras e coleções especiais; IV- Monografias, TCCs, artigos, dissertações e teses; V – Livros com etiqueta indicando RESERVADO; VI –02 (dois) exemplares de livros com mesmo título, edição e volume para o próprio usuário.

Do empréstimo

Art. 6o Alunos graduação, pós-graduação e funcionários.

As regras para alunos da semipresencial estão normatizadas em regulamento próprio.

I – Empréstimo padrão:

Limite de obras: 7 obras Prazo: 7 dias

Art. 7o Curso técnico (presencial)

I – Empréstimo padrão:

Limite de obras: 3 obras Prazo: 7 dias

Art. 8o Docentes

I – Empréstimo padrão:

Limite de obras: 8 obras Prazo: 15 dias

Da renovação

Art. 9o A renovação poderá ser realizada desde que:

I – Não haja pedido de reserva; II – A devolução esteja dentro dos prazos estipulados no art. 6o, 7o e 8o; III – O usuário não esteja em débito com a Biblioteca (livro ou multa).

Art. 10 A renovação Online poderá ser efetuada até 4 vezes. Após este prazo, o material deverá ser

apresentado ao Balcão de Empréstimo para devolução ou novo empréstimo.

Da reserva

Art. 11 Poderá ser feita para as obras que não estiverem disponíveis.

I – A reserva é nominal e segue uma ordem cronológica de pedidos; II – A obra estará disponível para o primeiro usuário da lista por 24 horas, após o qual será liberado para o próximo.

Dos deveres dos usuários

Art. 12 São deveres do usuário:

I – Deixar bolsas, sacolas, pastas, fichários (e similares) e embrulhos no guarda-volumes; II – Respeitar as normas do guarda-volumes e sala de estudo em grupo; III – Deixar as obras consultadas sobre a mesa de estudo da biblioteca; IV – Respeitar a ordem, a disciplina, e o silêncio em todos os recintos da bibliote