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Gerontologia e Saúde Mental

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SOBRE O CURSO

Apresentação

Proporcionar a formação de profissionais capazes de planejar e colocar em prática todo o aprendizado adquirido, acerca do aprimoramento dos conhecimentos técnico-científicos, instrumentais e gerenciais para que o enfermeiro possa prestar assistência sistematizada aos idosos, capacitando o aluno nessa área, permitindo-lhe uma formação como multiprofissional, especializada e com condições técnicas de intervenção nesta área.

Objetivos

Formar profissionais capacitados para o planejamento e execução de Programas de Saúde do idoso.
– Fornecer os conhecimentos para o profissional com vistas a atender às necessidades de saúde do idoso em diferentes ambientes e níveis de atenção e, ao mesmo tempo, promover a qualidade de vida onde atua.
– Conscientizar o papel do profissional do idoso como gestor e como referência das ações nos níveis privados e públicos.
– Tornar o enfermeiro na saúde do idoso apto para atuar junto a empresas, indústrias, hospitais com o objetivo de promover a melhoria na saúde e na qualidade de vida dos idosos.
– Capacitar profissionais da área da saúde no aprofundamento das questões relacionadas à saúde do idoso, focando nas especificidades do profissional neste campo de ação.

 

Público-alvo

Público-alvo: Assistentes de cuidados a idosos em lares particulares, instituições de longa permanência (asilos), hospitais, clínicas médicas e centros de convivência especializados, com formação em nível de graduação, graduados na área de Saúde e áreas afins: Enfermagem, Farmácia, Medicina, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional.

Carga horária

Carga horária:570 horas

Concepção do programa

A concepção do curso segue todas as normas estabelecidas na Resolução nº 1 de 8 de junho de 2007. Os conteúdos curriculares estão bem articulados com a concepção do mesmo. As aulas serão ministradas na modalidade à distância.

 

[toggle title=”Estrutura curricular / Carga horária”]

MÓDULO 1
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia de Pesquisa Científica 40h
Ética e Bioética 40h
Bioestatística 40h
Psicologia aplicada 40h
CARGA HORÁRIA 160
MÓDULO 2
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Biossegurança 40h
Semiologia da urgência e emergência 40h
Gestão e inovação em Saúde 40h
Epidemiologia e saúde pública 40h
CARGA HORÁRIA 160h
MÓDULO 3
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Antropologia do corpo 40h
Fisiologia do envelhecimento 40h
Ética e gerontologia 40h
Saúde mental e senilidade 40h
CARGA HORÁRIA 160h
CARGA HORÁRIA TOTAL 360h
ATIVIDADES DE CARÁTER COMPLEMENTAR CARGA HORÁRIA
DISCIPLINA
Trabalho de conclusão de curso 30h
Atividade extraclasse: estudos individuais e/ou em grupos 60h
CARGA HORÁRIA TOTAL 90h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 570h

[/toggle] [toggle title=”Conteúdo programático (Componentes curriculares e ementas)”]

Componente curricular: Metodologia da Pesquisa Científica
Ementa: Estudo da produção do conhecimento científico. A pesquisa na área da Educação. Elaboração de trabalhos científicos: projetos, artigos, monografias e normas da ABNT.

 

Componente curricular: Ética e Bioética
Ementa: Promover ao aluno, conhecimentos sobre os conceitos básicos da legislação e prática profissional do biólogo. Possibilitar a discussão sobre o código de ética do biólogo, responsabilidade e penalidades. Promover o debate sobre questões atuais envolvendo a profissão e a relação homem/natureza.

 

Componente curricular: Bioestatística
Ementa: Estudo de conceitos básicos de probabilidade, distribuições de probabilidade discreta e contínua, distribuição amostral, estimação, testes de hipóteses, análise de correlação e regressão. Reflexão sobre a utilização correta das ferramentas estatísticas na tomada de decisões em diferentes contextos.

 

Componente curricular: Psicologia aplicada
Ementa: Visa a formar profissionais capazes de identificar, no paciente, uma necessidade de intervenção psicológica com base na psicanálise, planejando a melhora desse sujeito em seu quadro clínico.

 

Componente curricular:  Biossegurança
Ementa: Biossegurança. Biossegurança praticada e não praticada. Legislação em biossegurança. Fontes de informação em biossegurança. Organismos geneticamente modificados (OGM). Níveis de biossegurança.

 

Componente curricular:   Semiologia da urgência e emergência
Ementa: Aquisição de habilidades e conhecimentos na abordagem de pacientes atendidos em serviços de urgências e emergências considerando aspectos diagnósticos, conduta e atitude ética e humanitária. Classificar risco e determinar urgência do atendimento. Aquisição de habilidades e competências para realização de procedimentos de urgência e emergência.

 

Componente curricular:   Gestão e inovação em Saúde
Ementa: A disciplina apresenta as diferentes Teorias da Inovação, e os Serviços de Saúde como demandantes de tecnologias as especificidades da inovação em Saúde.

 

Componente curricular:  Epidemiologia e saúde pública
Ementa: Fornecer aos alunos conceitos básicos de ciências sociais que permitam melhor compreensão do processo saúde – doença, a realidade brasileira, no sentido de caracterizar a evolução econômica, política e social, abordando as principais concepções e tendências da educação em saúde, propostas pedagógicas libertadoras, comprometidas com o desenvolvimento da solidariedade e da cidadania. Desenvolve práticas educativas em serviços de saúde e na comunidade.

 

Componente curricular: Antropologia do corpo
Ementa: A disciplina prepara os alunos para relativizarem as diferentes noções sobre corpo, saúde e doença, além da presente na academia, e entenderem quais as suas influencias nos comportamentos. Combinando atividades teóricas e práticas, e utilizando diversas a disciplina possibilita a consolidação dos conteúdos.

 

Componente curricular: Fisiologia do envelhecimento
Ementa: Fisiologia endócrina e diabetes; exercício e doenças reumatológicas, exercício e doenças neurodegenerativas; farmacoterapia em idoso.

 

Componente curricular: Ética e gerontologia
Ementa: GERIATRIA X GERONTOLOGIA. Abstraindo os conceitos. Gerontologia biomédica; Geriatria. Geriatria preventiva. Geriatria preventiva primária. Geriatria preventiva secundária. Geriatria preventiva terciária. GERONTOLOGIA SOCIAL. Conceitos e abrangência. Teorias sociológicas do envelhecimento. BIOÉTICA E ENVELHECIMENTO, IDOSO, FAMÍLIA E SOCIEDADE. A chegada da aposentadoria. Ambiente familiar. Relações sociais. Violência. RELACIONAMENTO CUIDADOR-IDOSO.

 

Componente curricular: Saúde mental e senilidade
Ementa: Fundamentos históricos da saúde mental, estudar os elementos fundamentais da intervenção dos CAPS, oferecer a possibilidade de conhecer a estrutura ou o sistema que organiza a saúde mental, e identificar uma assistência universalizada, oferecendo conhecimentos das bases territoriais definidas para atuação e abordagem de atendimento.

[/toggle] [toggle title=”Corpo docente”]

DISCIPLINA DOCENTE INSTITUIÇÃO TITULAÇÃO
Metodologia de Pesquisa Científica Daiane Boiago UNIFAMMA Mestre
Ética e Bioética Fulviana Nishiyama UNIFAMMA Doutora
Bioestatística Vivian Prestes UNIFAMMA Mestre
Psicologia aplicada Vivian Prestes UNIFAMMA Mestre
Biossegurança Thais Petroni Baptista UNOPAR – Londrina Mestre
Semiologia da urgência e emergência Andréa Belo Berni UNIMED – Campo Mourão Especialista
Gestão e inovação em Saúde Thiago Prado UNIFAMMA Mestre
Epidemiologia e saúde pública Flávia Beltrão Pires UNOPAR – Londrina Mestre
Antropologia do corpo Andréa Belo Berni UNIMED – Campo Mourão Especialista
Fisiologia do envelhecimento Thais Petroni Baptista UNOPAR – Londrina Mestre
Ética e gerontologia Flávia Beltrão Pires UNOPAR – Londrina Mestre
Saúde mental e senilidade Flávia Beltrão Pires UNOPAR – Londrina Mestre

[/toggle] [toggle title=”Métodologia”]Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu EAD são caracterizados pela oferta de um conjunto de disciplinas a distância e pela elaboração de um trabalho individual de conclusão de curso, com o objetivo de formar profissionais qualificados. As disciplinas são divididas em unidades de estudos elaboradas conforme os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Educação a Distância (NEDU) da UNIFAMMA. Ao promover os cursos de pós-graduação o Centro Universitário Metropolitano de Maringá orienta-se pelo propósito de construção de competências profissionais que possibilitem responder adequadamente aos diferentes desafios colocados à formação dos profissionais de diferentes áreas de atuação. Ainda que possam ser valorizados por si mesmo, os conteúdos da formação não terão qualquer utilidade, do ponto de vista profissional, se não favorecerem a construção das competências. Para tanto, serão usadas Tecnologias da Informação por meio da plataforma moodle. Os componentes curriculares serão organizados da seguinte forma: Para componentes de 20 horas: 8 vídeo aulas com duração mínima de 10 minutos, 4 processos avaliativos, incluindo questões discursivas e entrevista dirigida ao professor do componente. A entrevista será gravada com o intuito de abordar junto ao doc