Descrição do projeto

DIGITE A ÁREA DO CURSO

Gestão da Saúde Pública e Meio Ambiente

INSCREVA-SE

333

Início>Cursos>Pós-Graduação>EAD>Gestão da Saúde Pública e Meio Ambiente

SOBRE O CURSO

Apresentação

Aprimorar o profissional, agregando valores individuais e propiciar juízo crítico coerente com relação ao Sistema Único de Saúde, tornando-o apto a atuar na área de gestão em saúde pública, contribuindo para qualidade da assistência de saúde da população e gestão dos recursos disponíveis.

Objetivos

Especializar profissionais para atuarem na gestão de serviços de saúde públicos e privados, contribuindo para a melhoria e profissionalização da área.
– Possibilita que o gestor desenvolva uma visão estratégica dos serviços a partir de estudos sistemáticos e aprofundados da realidade administrativa do setor e de suas unidades produtivas;
– Capacitar profissionais para atuarem em gestão de serviços de saúde e meio ambiente;
– Capacitar de forma clínica e administrativa para a prestação de assistência familiar integral.

Público-alvo

Profissionais de nível superior sendo: Assistentes sociais, Biomédicos, Educadores Físicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogo, Médicos, Nutricionistas, Odontólogos, Psicólogos, Administradores e outros profissionais com nível superior atuantes nas áreas da saúde, administrativa e ciências sociais além de profissionais interessados em conhecerem essa área.

Carga horária

Carga horária: 570 horas

Concepção do programa

A concepção do curso segue todas as normas estabelecidas na Resolução nº 1 de 8 de junho de 2007. Os conteúdos curriculares estão bem articulados com a concepção do mesmo.  As aulas serão ministradas na modalidade à distância.

[toggle title=”Estrutura curricular / Carga horária”]

MÓDULO 1
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia de Pesquisa Científica 40h
Ética e Bioética 40h
Bioestatística 40h
Psicologia aplicada 40h
CARGA HORÁRIA 160
MÓDULO 2
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Biossegurança 40h
Semiologia da urgência e emergência 40h
Gestão e inovação em Saúde 40h
Epidemiologia e saúde pública 40h
CARGA HORÁRIA 160h
MÓDULO 3
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Inovação de Serviços de Atenção e Logística em Saúde 40h
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional em Instituições de Saúde 40h
Planejamento Físico-funcional e Hotelaria em Saúde 40h
Gestão da Qualidade, Riscos e Segurança do Paciente 40h
CARGA HORÁRIA 160h
CARGA HORÁRIA TOTAL 360h
ATIVIDADES DE CARÁTER COMPLEMENTAR CARGA HORÁRIA
DISCIPLINA
Trabalho de conclusão de curso 30h
Atividade extraclasse: estudos individuais e/ou em grupos 60h
CARGA HORÁRIA TOTAL 90h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 570h

[/toggle] [toggle title=”Conteúdo programático (Componentes curriculares e ementas)”]

 

Componente curricular: Metodologia da Pesquisa Cientifica
Ementa: Estudo da produção do conhecimento científico. A pesquisa na área da Educação. Elaboração de trabalhos científicos: projetos, artigos, monografias e normas da ABNT.

 

Componente curricular: Ética e Bioética
Ementa: Promover ao aluno, conhecimentos sobre os conceitos básicos da legislação e prática profissional do biólogo. Possibilitar a discussão sobre o código de ética do biólogo, responsabilidade e penalidades. Promover o debate sobre questões atuais envolvendo a profissão e a relação homem/natureza.

 

Componente curricular: Bioestatística
Ementa: Estudo de conceitos básicos de probabilidade, distribuições de probabilidade discreta e contínua, distribuição amostral, estimação, testes de hipóteses, análise de correlação e regressão. Reflexão sobre a utilização correta das ferramentas estatísticas na tomada de decisões em diferentes contextos.

 

Componente curricular: Psicologia aplicada
Ementa: Visa a formar profissionais capazes de identificar, no paciente, uma necessidade de intervenção psicológica com base na psicanálise, planejando a melhora desse sujeito em seu quadro clínico.

 

Componente curricular:  Biossegurança
Ementa: Biossegurança. Biossegurança praticada e não praticada. Legislação em biossegurança. Fontes de informação em biossegurança. Organismos geneticamente modificados (OGM). Níveis de biossegurança.

 

Componente curricular:   Semiologia da urgência e emergência
Ementa: Aquisição de habilidades e conhecimentos na abordagem de pacientes atendidos em serviços de urgências e emergências considerando aspectos diagnósticos, conduta e atitude ética e humanitária. Classificar risco e determinar urgência do atendimento. Aquisição de habilidades e competências para realização de procedimentos de urgência e emergência.

 

Componente curricular:   Gestão e inovação em Saúde
Ementa: A disciplina apresenta as diferentes Teorias da Inovação, e os Serviços de Saúde como demandantes de tecnologias as especificidades da inovação em Saúde.

 

Componente curricular:  Epidemiologia e saúde pública
Ementa: Fornecer aos alunos conceitos básicos de ciências sociais que permitam melhor compreensão do processo saúde – doença, a realidade brasileira, no sentido de caracterizar a evolução econômica, política e social, abordando as principais concepções e tendências da educação em saúde, propostas pedagógicas libertadoras, comprometidas com o desenvolvimento da solidariedade e da cidadania. Desenvolve práticas educativas em serviços de saúde e na comunidade.

 

Componente curricular: Inovação de Serviços de Atenção e Logística em Saúde
Ementa: A disciplina de Gestão de Recursos Humanos tem por objetivo dar ao aluno conhecimentos necessários à coordenação e orientação técnica para controlar as atividades de gestão de recursos Humanos de órgãos públicos. Também é responsável por promover a uniformização de procedimentos da área de Gestão de Recursos Humanos, assim como o treinamento e desenvolvimento de pessoal.

 

Componente curricular: Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional em Instituições de Saúde
Ementa: A dicotomia público-privado, a primazia do público sobre o privado, as fronteiras entre o público e o privado, as prerrogativas do Estado sobre os agentes privados, os direitos do cidadão e os deveres do Estado, avaliando interesses privados e interesses coletivos, falar sobre a Instituição e Organizações públicas e privadas.

 

Componente curricular: Planejamento Físico-funcional e Hotelaria em Saúde
Ementa: A primeira dimensão refere-se a reflexão sobre o Planejamento e programação dos sistemas locais de saúde, possibilitando a construção compartilhada do saber, como forma de garantir práticas coletivas, e criar possibilidades de instituir os mecanismos para a gestão participativa, como primeiro passo para pensar a organização popular, e como forma de implementar um dos princípios da Reforma Sanitária, que é o controle dos serviços de saúde, e a segunda, refere-se ao planejamento participativo a nível local de prática em uma unidade de saúde, tendo como foco central a educação, com destaque para os aspectos sociais do ambiente e da saúde, buscando compreender sentidos e intencionalidades de práticas populares de cuidado e saúde, focalizando elementos de identidade cultural capazes de expressar convívio, diferenças, necessidades, liberdade e dominação.

 

Componente curricular: Gestão da Qualidade, Riscos e Segurança do Paciente
Ementa: Serviços de saúde. A saúde pública no Brasil. A gestão do SUS. Gestão de serviços de alta, média complexidade e da atenção primária de saúde. A gestão dos resíduos dos serviços de saúde. Programa saúde da família.

[/toggle] [toggle title=”Corpo docente”]

DISCIPLINA DOCENTE INSTITUIÇÃO TITULAÇÃO
Metodologia de Pesquisa Científica Daiane Boiago UNIFAMMA Mestre
Ética e Bioética Fulviana Nishiyama UNIFAMMA Doutora
Bioestatística Vivian Prestes UNIFAMMA Mestre
Psicologia aplicada Vivian Prestes UNIFAMMA Mestre
Biossegurança Thais Petroni Baptista UNOPAR – Londrina Mestre
Semiologia da urgência e emergência Andréa Belo Berni UNIMED – Campo Mourão Especialista
Gestão e inovação em Saúde Thiago Prado UNIFAMMA Mestre
Epidemiologia e saúde pública Flávia Beltrão Pires UNOPAR – Londrina Mestre

[/toggle] [toggle title=”Métodologia”]Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu EAD são caracterizados pela oferta de um conjunto de disciplinas a distância e pela elaboração de um trabalho individual de conclusão de curso, com o objetivo de formar profissionais qualificados. As disciplinas são divididas em unidades de estudos elaboradas conforme os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Educação a Distância (NEDU) da UNIFAMMA. Ao promover os cursos de pós-graduação o Centro Universitário Metropolitano de Maringá orienta-se pelo propósito de construção de competências profissionais que possibilitem responder adequadamente aos diferentes desafios colocados à formação dos profissionais de diferentes áreas de atuação. Ainda que possam ser valorizados por si mesmo, os conteúdos da formação não terão qualquer utilidade, do ponto de vista profissional, se não favorecerem a construção das competências. Para tanto, serão usadas Tecnologias da Informação por meio da plataforma moodle. Os componentes curriculares serão organizados da seguinte forma: Para componentes de 20 horas: 8 vídeo aulas com duração mínima de 10 minutos, 4 processos avaliativos, incluindo questões discursivas e entrevista dirigida ao professor do componente. A entrevista será gravada com o intuito de abordar junto ao docente os principais aspectos relacionados à disciplina no que tange à sua contribuição para a formação em nível de pós-graduação, bem como a perspectiva de agregar conhecimentos para a formação profissional. Para disciplina de 40 horas: 8 vídeo aulas com duração mínima de 10 minutos, 8 processos avaliativos, incluindo questões discursivas e entrevista dirigida ao professor do componente. Os materiais utilizados como complemento pedagógico d