Descrição do projeto
SOBRE O CURSO
Perfil egresso
O perfil do egresso do curso de Publicidade e Propaganda, pretendido pela Faculdade Metropolitana de Maringá, pressupõe um indivíduo apto ao exercício da profissão de Publicitário, com habilidades para:
• Dominar técnicas e instrumentos necessários a proposição e execução de soluções de comunicação em contextos institucionais;
• Planejar, criar, produzir e gerir a comunicação publicitária nos mais diferentes contextos institucionais e organizacionais;
• Fazer estudos, testes e investigações para recolher informações de ordem comercial, publicitária ou técnica, de maneira a favorecer a promoção ou aperfeiçoar a notoriedade de uma mercadoria, de um serviço e ou de um comportamento social;
• Planejar, criar e produzir soluções de comunicação em equipes;
• Conhecer o próprio produto (história, qualidade, consumidores, preço, capacidade de produção) ou serviço, a fim de aquilatar a superioridade ou inferioridade dos concorrentes;
• Participar da execução, dos projetos dirigindo os trabalhos mecânicos, encomendando clichês, opinando sobre a escolha de tipos, qualidade de papéis, cores, fotografias, etc.;
• Buscar informações sobre os veículos, recomendando os mais eficientes e pondo em prática as negociações necessárias;
• Exercer a vigilância para a verificação do alcance dos objetivos propostos nas campanhas publicitárias, procurando saber do cliente a aceitação de seus produtos, serviços e comportamentos sociais a partir dessas campanhas.
Desenvolver, também, as seguintes características pessoais:
• Imaginação criadora e riqueza nas associações de ideias, esta qualidade possibilita ao publicitário repensar constantemente os problemas, apresentando sempre soluções novas;
• Entusiasmo e dinamismo, para persuadir é preciso que o publicitário seja entusiasta e convicto;
• Ordem, método e tino comercial, a publicidade põe em jogo, somas consideráveis de dinheiro. É preciso, pois, investir com prudência e com permanente controle do bom emprego e rendimento;
• Objetividade e raciocínio sintético, as mensagens publicitárias não comportam devaneios nem um texto prolixo, há que saber dizer muito com símbolos e poucas palavras;
• Cultura geral diversificada (literária, artística, histórica, científica), que servirá de base para inspirações fecundas;
• Qualidades morais como lealdade e integridade, que garantem para o anunciante uma publicidade sincera e uma aplicação escrupulosa de seus orçamentos.
Atuação Profissional
Possíveis locais de trabalho: agências de publicidade, departamentos de marketing, departamentos de comunicação, prestação de serviços/assessoria comunicacional. Áreas da publicidade: atendimento, criação, planejamento, redação, mídia, pesquisa.
INFORMAÇÕES DO CURSO
Turno: noturno
Grau: bacharelado
Modalidade: presencial
Duração: 3,5 anos (7 semestres)
Investimento: mensalidade R$ 1.084,48 (clique aqui e consulte condições com o comercial)*
Coordenador
Prof. Me. Victor Andrei da Silva
É graduado em Marketing (Unicesumar) e Comunicação Social/Publicidade e Propaganda (Uniandrade). Possui especialização em Docência no Ensino Superior (Unicesumar), especialização em Educação a Distância (Faculdade Eficaz) e Mestrado em Letras (UNIMAR). Atua como coordenador de curso de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Unifamma. É docente há mais de 13 anos, lecionando em cursos de graduação e pós-graduação presencial e a distância nos cursos de graduação em Administração, Logística, Comércio Exterior, Marketing, Design de Moda, Design, Gestão de Recursos Humanos e Publicidade e Propaganda, Comunicação Multimeios, Jornalismo e Web Design. É autor de livros didáticos para EAD. É autor de questões para concursos públicos em todo o Brasil. Além da atuação docente, constituiu carreira e experiência em empresas do segmento privado na área de comunicação corporativa, comunicação digital, multimeios, mídia, marketing, marketing digital, endomarketing, Google Ads e redes sociais.
e-mail: coordenacao.comunicacaosocial@unifamma.edu.br
Corpo docente
80% de Professores Mestres e Doutores na área
Diferenciais do curso UNIFAMMA:
– Estágios que permitem atuação em várias áreas da Publicidade e Propaganda;
– laboratórios especializados;
– Oportunidade de visitas técnicas e práticas em empresas parceiras;
– Atividades de responsabilidade socioambiental e interação com a comunidade (atividades de extensão);
– Uso de tecnologia para estudos – biblioteca virtual, ambiente virtual de aprendizagem.
MATRIZ
Análise e produção de textos
Linguagem fotográfica
Estética e História da Comunicação
Comunicação Oral e Escrita
Projeto Integrador I
Teorias da Comunicação
Leitura Crítica da Mídia e Semiótica
Estudos Culturais e Diversidade
Política
Metodologia do Trabalho Científico
Projeto Integrador II
Comunicação e gêneros digitais
Design Gráfico
Design Digital
Estudos Sociológicos e Antropológicos
Projeto Integrador III
Planejamento em Comunicação
Comunicação Integrada
Educação Ambiental e Gestão Ambiental
Psicologia Aplicada
Legislação e Ética Profissional
Projeto Integrador IV
Criatividade e Direção de Arte
Criação e Produção da Imagem Publicitária
Gestão de Marcas
Componente Optativo
Projeto Integrador V
Mídia
Criação e Produção Publicitária em Audiovisual
Criação e Produção Publicitária em Rádio
Componente Optativo
Estágio Supervisionado
Planejamento e Atendimento de Campanha
Marketing
Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor
Projeto Experimental