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Jornalismo de Moda

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SOBRE O CURSO

Apresentação

O jornalismo de moda no Brasil é uma das segmentações editoriais mais específicas.
Segundo Joffily (1991, p.9), a moda é uma das maiores fontes de faturamento, via publicidade, da mídia eletrônica. Na mídia impressa a autora diz que é o principal atrativo para o público leitor feminino, com um enorme número de publicações.
Ao verificar a popularização e o potencial dos blogs como rede de discussão/opinião e como produção/compartilhamento de informações, no que diz respeito à produção de conteúdo, vale destacar, sobretudo: a) que a partilha de opiniões e experiências sobre moda passou a ser feita tanto por jornalistas e editoras de moda, por outros profissionais do setor, quanto por pessoas comuns, interessadas no assunto; b) tais blogueiras(os) de moda e/ou street-style exercem poder nos fluxos de comunicação, sendo considerados formadores de preferências de grupos sociais significativos; e) houve adaptações na cobertura jornalística do setor.
Existe uma intensa aproximação entre moda e jornalismo, através da produção de matérias, reportagens, e, até mesmo cadernos específicos sobre moda, o que tem sido muito importante, pois o jornal revela, interpreta, sugere, aponta para consumidores desses textos tendências e novidades da moda.
Este curso justifica-se pela necessidade de profissionais capazes de gerar conteúdos de qualidade em versões online de jornais, revistas e emissoras, portais, os sites e blogs para sugerir uma maneira inédita de relacioná-las.

Objetivos

Apresentar o universo da moda para alunos que desejam trabalhar no segmento e capacitá-los para desenvolver as principais funções dentro de veículos que cobrem o tema – seja um site, revista ou jornal, além de mídias sociais como blog, instagram e facebook.

Carga horária

Carga horária: 360 horas

Concepção do programa

A concepção do curso segue todas as normas estabelecidas na Resolução nº 1 de 8 de junho de 2007. Os conteúdos curriculares estão bem articulados com a concepção do mesmo.  As aulas serão ministradas na modalidade à distância.

[toggle title=”Estrutura curricular / Carga horária”]

MÓDULO 1
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa Científica – METEP 40h
História da Arte e do Design 40h
Linguagem Visual 40h
CARGA HORÁRIA 120
MÓDULO 2
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Processo Criativo 40h
Cenários da Moda 20h
Moda e Comportamento do Consumidor 20h
Redes Sociais e Comunicação 40h
CARGA HORÁRIA 120h
MÓDULO 3
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Editorial de Moda 40h
Moda e Notícia 40h
Veículos e Formatos de Notícia 20h
Tcc 20h
CARGA HORÁRIA 120h
CARGA HORÁRIA TOTAL 360h

[/toggle] [toggle title=”Conteúdo programático (Componentes curriculares e ementas)”]

 

Componente curricular: Metodologia da Pesquisa Cientifica
Ementa: Estudo da produção do conhecimento científico. A pesquisa na área da Educação. Elaboração de trabalhos científicos: projetos, artigos, monografias e normas da ABNT.

 

Componente curricular: História da Arte e do Design
Ementa: Fomentar repertório cultural a respeito da história do design de moda e história da arte de modo inter-relacionado. Conhecer o contexto social/ econômico cultural de diferentes épocas para alicerçar a compreensão da criação dos diferentes estilos.

 

Componente curricular: Linguagem Visual  
Ementa: Aspectos artísticos e estéticos dos elementos da linguagem visual. Relações de composição. Utilização de cores e formas. Teoria da Gestalt.

 

Componente curricular:  Processo Criativo
Ementa: Definições de criação, inovação e criatividade. Os processos criativos e seu uso na prática do Design. Desenvolvimento e a aplicação prática de técnicas criativas. Bloqueios e Desbloqueadores. Técnicas de geração de ideias. Os processos criativos a partir de seus modos de produção, como complexas redes em permanente construção, necessárias à abordagem de certas questões modernas e contemporâneas que envolvem a intricada relação produtos/processos.

 

Componente curricular:  Cenários da Moda

Fundamenta os princípios da economia da Moda global, apresenta os diferentes negócios e mercados da Moda. Analisa o ambiente de negócios, a influência do macro ambiente e identifica como o contexto econômico, social e cultural modifica os processos, responsabilidades e potencialidades dos negócios da Moda.

 

Componente curricular:   Moda e Comportamento do Consumidor
Ementa: os fatores de influência no comportamento de compra, teorias da racionalidade econômica, comportamental, psicanalítica, social e antropológica. Identifica e analisa os tipos de compras, o processo decisório de consumo, amplia o conhecimento de estilos de vida e estratégias de abordagem com a finalidade de oferecer uma melhor compreensão das práticas e hábitos de compra do consumidor.

 

Componente curricular: Redes Sociais e Comunicação
Ementa: Entendendo as mídias sociais: usuários e consumidores, Planejamento de estratégias para mídias sociais, Gestão de conteúdo e relacionamento, Mensuração de resultados.

 

Componente curricular:  Editorial de Moda
Ementa: Apresentar os processos de organização e de transposição do conceito da imagem de moda para textos de maneira dinâmica, organizada, acessível e sedutora. Pensar aspectos da relação entre o texto e a imagem no jornalismo de moda.

 

Componente curricular: Moda e Notícia
Ementa: Discutir as relações entre alta costura e prêt-à-porter, moda conceitual e moda comercial, como as notícias sobre moda chegam a massa, formação de conteúdos relevantes.

 

Componente curricular: Veículos e Formatos de Notícia
Ementa: Trabalhar aspectos da informação X opinião; como trabalhar a crítica jornalística em moda, a cobertura de desfile e dos diversos eventos de moda; organização e estruturação de textos para: Catálogo, Revista, Jornal, Blog, Site e mídias sociais.

 

Componente curricular: Trabalho de Conclusão de Curso
Ementa: Orientação na elaboração do projeto de trabalho de conclusão de curso. 2. Levantamento e fichamento bibliográfico para fundamentação teórica e o desenvolvimento dos tópicos: introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados esperados, cronograma e referências bibliográficas. 3. Orientação da escrita de acordo com as normas de trabalhos acadêmicos da instituição.

[/toggle] [toggle title=”Corpo docente”]

DISCIPLINA DOCENTE INSTITUIÇÃO TITULAÇÃO
Metodologia da Pesquisa Cientifica Daiane Boiago Unifamma Mestre
História da Arte e do Design Paula Linke Unifamma Mestre
Linguagem Visual Denis Martins Unicesumar Mestre
Processo Criativo Carina Seron Unifamma Mestre
Cenários da Moda Sandra Franchini Unicesumar Mestre
Moda e Comportamento do Consumidor Sandra Franchini Unicesumar Mestre
Redes Sociais e Comunicação Larissa Camargo Unifamma Mestre
Editorial de moda Marcelo Christian Uem Mestre
Moda e notícia Paula Furlan Unicesumar Doutora
Veículos e formatos de notícia Marcela Borges Unicesumar Especialista
Tcc Cibelle Vallim Unifamma Mestre

[/toggle] [toggle title=”Métodologia”]

Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu EAD são caracterizados pela oferta de um conjunto de disciplinas a distância e pela elaboração de um trabalho individual de conclusão de curso, com o objetivo de formar profissionais qualificados. As disciplinas são divididas em unidades de estudos elaboradas conforme os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Educação a Distância (NEDU) da UNIFAMMA.

Ao promover os cursos de pós-graduação o Centro Universitário Metropolitano de Maringá orienta-se pelo propósito de construção de competências profissionais que possibilitem responder adequadamente aos diferentes desafios colocados à formação dos profissionais de diferentes áreas de atuação. Ainda que possam ser valorizados por si mesmo, os conteúdos da formação não terão qualquer utilidade, do ponto de vista profissional, se não favorecerem a construção das competências.

Para tanto, serão usadas Tecnologias da Informação por meio da plataforma moodle. Os componentes curriculares serão organizados da seguinte forma: Para componentes de 20 horas: 8 vídeo aulas com duração mínima de 10 minutos, 4 processos avaliativos, incluindo questões discursivas e entrevista dirigida ao professor do