Descrição do projeto
SOBRE O CURSO
Justificativa:
O jornalismo de moda no Brasil é uma das segmentações editoriais mais específicas.
Segundo Joffily (1991, p.9), a moda é uma das maiores fontes de faturamento, via publicidade, da mídia eletrônica. Na mídia impressa a autora diz que é o principal atrativo para o público leitor feminino, com um enorme número de publicações.
Ao verificar a popularização e o potencial dos blogs como rede de discussão/opinião e como produção/compartilhamento de informações, no que diz respeito à produção de conteúdo, vale destacar, sobretudo: a) que a partilha de opiniões e experiências sobre moda passou a ser feita tanto por jornalistas e editoras de moda, por outros profissionais do setor, quanto por pessoas comuns, interessadas no assunto; b) tais blogueiras(os) de moda e/ou street-style exercem poder nos fluxos de comunicação, sendo considerados formadores de preferências de grupos sociais significativos; e) houve adaptações na cobertura jornalística do setor.
Existe uma intensa aproximação entre moda e jornalismo, através da produção de matérias, reportagens, e, até mesmo cadernos específicos sobre moda, o que tem sido muito importante, pois o jornal revela, interpreta, sugere, aponta para consumidores desses textos tendências e novidades da moda.
Este curso justifica-se pela necessidade de profissionais capazes de gerar conteúdos de qualidade em versões online de jornais, revistas e emissoras, portais, os sites e blogs para sugerir uma maneira inédita de relacioná-las.
Objetivos:
Apresentar o universo da moda para alunos que desejam trabalhar no segmento e capacitá-los para desenvolver as principais funções dentro de veículos que cobrem o tema – seja um site, revista ou jornal, além de mídias sociais como blog, instagram e facebook.
Público-alvo:
O curso de Jornalismo de Moda é indicado profissionais da área de jornalismo, marketing, publicidade, moda e relações-públicas e mídias sociais digitais.
Modalidade:
EAD, a distância
Carga horária:
420 Horas / Aula
ESTRUTURA CURRICULAR / CARGA HORÁRIA
MÓDULO 1 – DURAÇÃO 1 MÊS | |
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Fundamentos do Design | 40h |
Linguagem Visual | 40h |
CARGA HORÁRIA | 80h |
MÓDULO 2 – DURAÇÃO 1 MÊS | |
Metodologia da Pesquisa Científica | 40h |
História da Arte e do Design | 40h |
CARGA HORÁRIA | 80h |
MÓDULO 3 – DURAÇÃO 1 MÊS | |
Metodologia do Projeto em Design | 40h |
Processo Criativo | 40h |
CARGA HORÁRIA | 80h |
MÓDULO 4 – ESPECÍFICO – DURAÇÃO 3 MESES | |
Calendário promocional, ferramentas e criatividade | 40h |
Editorial de Moda | 40h |
Veículos e Formatos de Notícia | 40h |
CARGA HORÁRIA | 120h |
ATIVIDADES DE CARÁTER COMPLEMENTAR |
Tópicos avançados em Design | 40h |
Presencialidade | 20h |
CARGA HORÁRIA | 60h |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 420h |
.