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Saúde da Família

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SOBRE O CURSO

Apresentação

O curso promove o conhecimento das questões da saúde coletiva, valorizando a gestão do SUS, a epidemiologia, a saúde da família, a saúde do trabalhador, bem como as ferramentas necessárias para seu desenvolvimento, com atendimento humano, solidário e de qualidade. Sob medida para profissionais graduados em cursos de saúde e de áreas afins, que pretendem atuar, de forma especializada e resolutiva no Sistema de Saúde.

Objetivos

Capacitar profissionais da área de saúde para atuarem em Unidades Básicas na Estratégia de Saúde da Família, utilizando-se de ações tanto com abordagem coletiva quanto abordagem clínica individual.
– Discutir estratégias, bem como o papel do profissional de saúde, tendo como meta a reformulação do modelo de assistência baseada nos princípios do SUS.
– Atuar de forma efetiva na assistência ou gerenciamento de Unidades de Saúde da Família, no Núcleo de apoio à Saúde da Família, na Unidade Básica de Saúde tradicional e no Ambulatório de Especialidades Médicas (AMA)
– Aperfeiçoar e adquirir novas aptidões, novos rendimentos, e alcançar o sucesso profissional.

 

Público-alvo

Profissionais de nível superior sendo: Assistentes sociais, Biomédicos, Educadores Físicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogo, Médicos, Nutricionistas, Odontólogos, Psicólogos, Administradores e outros profissionais com nível superior atuantes nas áreas da saúde, administrativa e ciências sociais além de profissionais interessados em conhecerem essa área.

Carga horária

Carga horária:570 horas

Concepção do programa

A concepção do curso segue todas as normas estabelecidas na Resolução nº 1 de 8 de junho de 2007. Os conteúdos curriculares estão bem articulados com a concepção do mesmo. As aulas serão ministradas na modalidade à distância.

[toggle title=”Estrutura curricular / Carga horária”]

MÓDULO 1
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia de Pesquisa Científica 40h
Ética e Bioética 40h
Bioestatística 40h
Psicologia aplicada 40h
CARGA HORÁRIA 160
MÓDULO 2
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Biossegurança 40h
Semiologia da urgência e emergência 40h
Gestão e inovação em Saúde 40h
Epidemiologia e saúde pública 40h
CARGA HORÁRIA 160h
MÓDULO 3
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Saúde Pública do Idoso 40h
Saúde Coletiva 40h
Saúde da mulher x Homem 20h
Saúde da Criança e do adolescente 20h
Comunicação em Saúde Pública 20h
CARGA HORÁRIA 160h
CARGA HORÁRIA TOTAL 360h
ATIVIDADES DE CARÁTER COMPLEMENTAR CARGA HORÁRIA
DISCIPLINA
Trabalho de conclusão de curso 30h
Atividade extraclasse: estudos individuais e/ou em grupos 60h
CARGA HORÁRIA TOTAL 90h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 570h

[/toggle] [toggle title=”Conteúdo programático (Componentes curriculares e ementas)”]

Componente curricular: Metodologia da Pesquisa Cientifica
Ementa: Estudo da produção do conhecimento científico. A pesquisa na área da Educação. Elaboração de trabalhos científicos: projetos, artigos, monografias e normas da ABNT.

 

Componente curricular: Ética e Bioética
Ementa: Promover ao aluno, conhecimentos sobre os conceitos básicos da legislação e prática profissional do biólogo. Possibilitar a discussão sobre o código de ética do biólogo, responsabilidade e penalidades. Promover o debate sobre questões atuais envolvendo a profissão e a relação homem/natureza.

 

Componente curricular: Bioestatística
Ementa: Estudo de conceitos básicos de probabilidade, distribuições de probabilidade discreta e contínua, distribuição amostral, estimação, testes de hipóteses, análise de correlação e regressão. Reflexão sobre a utilização correta das ferramentas estatísticas na tomada de decisões em diferentes contextos.

 

Componente curricular: Psicologia aplicada
Ementa: Visa a formar profissionais capazes de identificar, no paciente, uma necessidade de intervenção psicológica com base na psicanálise, planejando a melhora desse sujeito em seu quadro clínico.

 

Componente curricular:  Biossegurança
Ementa: Biossegurança. Biossegurança praticada e não praticada. Legislação em biossegurança. Fontes de informação em biossegurança. Organismos geneticamente modificados (OGM). Níveis de biossegurança.

 

Componente curricular:   Semiologia da urgência e emergência
Ementa: Aquisição de habilidades e conhecimentos na abordagem de pacientes atendidos em serviços de urgências e emergências considerando aspectos diagnósticos, conduta e atitude ética e humanitária. Classificar risco e determinar urgência do atendimento. Aquisição de habilidades e competências para realização de procedimentos de urgência e emergência.

 

Componente curricular:   Gestão e inovação em Saúde
Ementa: A disciplina apresenta as diferentes Teorias da Inovação, e os Serviços de Saúde como demandantes de tecnologias as especificidades da inovação em Saúde.

 

Componente curricular:  Epidemiologia e saúde pública
Ementa: Fornecer aos alunos conceitos básicos de ciências sociais que permitam melhor compreensão do processo saúde – doença, a realidade brasileira, no sentido de caracterizar a evolução econômica, política e social, abordando as principais concepções e tendências da educação em saúde, propostas pedagógicas libertadoras, comprometidas com o desenvolvimento da solidariedade e da cidadania. Desenvolve práticas educativas em serviços de saúde e na comunidade.

 

Componente curricular:  Saúde Pública do Idoso
Ementa: Discutir ações aplicadas ao processo de adaptação dos sistemas: cardiovascular, respiratório, neurológico e músculo-esquelético para as funções de mobilidade do idoso, enfatizando o equilíbrio, postura e marcha, para o treinamento e sua correlação com a prescrição de exercícios fisioterapêuticos tanto na reabilitação quanto na prevenção. Discutir formas de avaliação, prevenção e tratamento aplicados ao adulto e ao idoso. Discutir com o aluno prescrição de adaptações funcionais e ambientais específicas as necessidades do idoso. Refletir sobre o papel do profissional de saúde nas atividades de educação em saúde.

 

Componente curricular: Saúde Coletiva
Ementa: O processo de implantação desse novo sistema iniciou em 1990 após a criação de legislação complementar, inicialmente as Leis Orgânicas da Saúde e posteriormente, das Normas Operacionais Básicas (NOB) que regulamentaram o SUS. Seguindo os princípios do SUS e com suas bases compatíveis com as metas traçadas pela OMS em Alma – Ata, foi concebido pelo Ministério da Saúde de 1994, o Programa Saúde da Família.

 

Componente curricular: Saúde da mulher x Homem
Ementa: A disciplina visa o desenvolvimento multidisciplinar na prevenção e atuação nos diversos setores na saúde do homem e da mulher, dando ênfase ao setor primário.

 

Componente curricular: Saúde da Criança e do adolescente
Ementa: Estudo da situação da criança e do adolescente nos programas de saúde que integrem ações curativas com medidas de prevenção e promoção da saúde.

 

Componente curricular: Comunicação em Saúde Pública
Ementa: Apresentação dos programas do Ministério da Saúde (MS), com enfoque na Estratégia Saúde da Família (ESF), utilizando os indicadores de saúde para acompanhamento e avaliação da gestão em saúde.

[/toggle] [toggle title=”Corpo docente”]

DISCIPLINA DOCENTE INSTITUIÇÃO TITULAÇÃO
Metodologia de Pesquisa Científica Daiane Boiago UNIFAMMA Mestre
Ética e Bioética Fulviana Nishiyama UNIFAMMA Doutora
Bioestatística Vivian Prestes UNIFAMMA Mestre
Psicologia aplicada Vivian Prestes UNIFAMMA Mestre
Biossegurança Thais Petroni Baptista UNOPAR – Londrina Mestre
Semiologia da urgência e emergência Andréa Belo Berni UNIMED – Campo Mourão Especialista
Gestão e inovação em Saúde Thiago Prado UNIFAMMA Mestre
Epidemiologia e saúde pública Flávia Beltrão Pires UNOPAR – Londrina Mestre
Saúde Pública do Idoso Flávia Beltrão Pires UNOPAR – Londrina Mestre
Saúde Coletiva Andréa Belo Berni UNIMED – Campo Mourão Especialista
Saúde da mulher x Homem Thais Petroni Baptista UNOPAR – Londrina Mestre
Saúde da Criança e do adolescente Flávia Beltrão Pires UNOPAR – Londrina Mestre
Comunicação em Saúde Pública Fulviana Nishiyama UNIFAMMA Doutora

[/toggle] [toggle title=”Métodologia”]Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu EAD são caracterizados pela oferta de um conjunto de disciplinas a distância e pela elaboração de um trabalho individual de conclusão de curso, com o objetivo de formar profissionais qualificados. As disciplinas são divididas em unidades de estudos elaboradas conforme os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Educação a Distância (NEDU) da UNIFAMMA. Ao promover os cursos de pós-graduação o Centro Universitário Metropolitano de Maringá orienta-se pelo propósito de construção de competências profiss