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Vigilância sanitária em saúde

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SOBRE O CURSO

Apresentação

Promover a especialização de profissionais que atuam ou desejam atuar na área de vigilância sanitária, a fim de capacitá-los teórica e praticamente como especialistas em vigilância sanitária.

Objetivos

Capacitar profissionais para a gestão em Vigilância Sanitária por meio de uma abordagem multidisciplinar, integrando bases conceituais e instrumentos operacionais de gestão.
– Capacitar profissionais da área da saúde para atuarem de forma crítica e empresarial, com competência técnica nos diferentes aspectos que compõem a Vigilância Sanitária;
– Capacitar o aluno para atuar no mercado de trabalho com competências e habilidades, atendendo à realidade, por meio da promoção de mudanças e inovações, com o aparato das legislações.

Público-alvo

Profissionais que atuam no setor saúde e que buscam uma melhor preparação para ocupar cargos de liderança e gerência nos serviços de saúde. Profissionais que atuam nos serviços de vigilância em Saúde, vigilância Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e de Saúde do Trabalhador.

Carga horária

Carga horária:570 horas

Concepção do programa

A concepção do curso segue todas as normas estabelecidas na Resolução nº 1 de 8 de junho de 2007. Os conteúdos curriculares estão bem articulados com a concepção do mesmo. As aulas serão ministradas na modalidade à distância.

[toggle title=”Estrutura curricular / Carga horária”]

MÓDULO 1
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia de Pesquisa Científica 40h
Ética e Bioética 40h
Bioestatística 40h
Psicologia aplicada 40h
CARGA HORÁRIA 160
MÓDULO 2
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Biossegurança 40h
Semiologia da urgência e emergência 40h
Gestão e inovação em Saúde 40h
Epidemiologia e saúde pública 40h
CARGA HORÁRIA 160h
MÓDULO 3
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
História Social e Sanitária da Saúde Pública 40h
Vigilância Ambiental em Saúde 40h
Vigilância Sanitária de Alimentos 40h
Legislação e Saúde animal 40h
CARGA HORÁRIA 160h
CARGA HORÁRIA TOTAL 360h
ATIVIDADES DE CARÁTER COMPLEMENTAR CARGA HORÁRIA
DISCIPLINA
Trabalho de conclusão de curso 30h
Atividade extraclasse: estudos individuais e/ou em grupos 60h
CARGA HORÁRIA TOTAL 90h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 570h

[/toggle] [toggle title=”Conteúdo programático (Componentes curriculares e ementas)”]

Componente curricular: Metodologia da Pesquisa Cientifica
Ementa: Estudo da produção do conhecimento científico. A pesquisa na área da Educação. Elaboração de trabalhos científicos: projetos, artigos, monografias e normas da ABNT.

 

Componente curricular: Ética e Bioética
Ementa: Promover ao aluno, conhecimentos sobre os conceitos básicos da legislação e prática profissional do biólogo. Possibilitar a discussão sobre o código de ética do biólogo, responsabilidade e penalidades. Promover o debate sobre questões atuais envolvendo a profissão e a relação homem/natureza.

 

Componente curricular: Bioestatística
Ementa: Estudo de conceitos básicos de probabilidade, distribuições de probabilidade discreta e contínua, distribuição amostral, estimação, testes de hipóteses, análise de correlação e regressão. Reflexão sobre a utilização correta das ferramentas estatísticas na tomada de decisões em diferentes contextos.

 

Componente curricular: Psicologia aplicada
Ementa: Visa a formar profissionais capazes de identificar, no paciente, uma necessidade de intervenção psicológica com base na psicanálise, planejando a melhora desse sujeito em seu quadro clínico.

 

Componente curricular:  Biossegurança
Ementa: Biossegurança. Biossegurança praticada e não praticada. Legislação em biossegurança. Fontes de informação em biossegurança. Organismos geneticamente modificados (OGM). Níveis de biossegurança.

 

Componente curricular:   Semiologia da urgência e emergência
Ementa: Aquisição de habilidades e conhecimentos na abordagem de pacientes atendidos em serviços de urgências e emergências considerando aspectos diagnósticos, conduta e atitude ética e humanitária. Classificar risco e determinar urgência do atendimento. Aquisição de habilidades e competências para realização de procedimentos de urgência e emergência.

 

Componente curricular:   Gestão e inovação em Saúde
Ementa: A disciplina apresenta as diferentes Teorias da Inovação, e os Serviços de Saúde como demandantes de tecnologias as especificidades da inovação em Saúde.

 

Componente curricular:  Epidemiologia e saúde pública
Ementa: Fornecer aos alunos conceitos básicos de ciências sociais que permitam melhor compreensão do processo saúde – doença, a realidade brasileira, no sentido de caracterizar a evolução econômica, política e social, abordando as principais concepções e tendências da educação em saúde, propostas pedagógicas libertadoras, comprometidas com o desenvolvimento da solidariedade e da cidadania. Desenvolve práticas educativas em serviços de saúde e na comunidade.

 

Componente curricular: História Social e Sanitária da Saúde Pública
Ementa: Vigilância Epidemiológica. Vigilância Sanitária. Vigilância ambiental. Territorialização. Dinâmica da população. Diagnóstico de Saúde da comunidade.

 

Componente curricular: Vigilância Ambiental em Saúde
Ementa: A vigilância como instrumento de saúde pública. A vigilância epidemiológica na prática dos serviços de saúde. Noções básicas de vigilância sanitária. Vigilância ambiental.

 

Componente curricular: Vigilância Sanitária de Alimentos
Ementa: Estuda os marcos histórico e conceitual da Vigilância Sanitária de Alimentos, doenças transmitidas por alimentos e as ações de segurança alimentar, que incluem conhecimentos dos fatores de risco, microbiologia de alimentos, boas práticas de fabricação, análise de perigos e pontos críticos de controle e legislação sanitária de alimentos.

 

Componente curricular: Legislação e Saúde animal
Ementa: Aspectos teóricos e práticos da inspeção sanitária de produtos de origem animal e seus derivados. Legislações vigentes e relacionadas. Processos de higienização industrial e dos alimentos de origem animal.

[/toggle] [toggle title=”Corpo docente”] [/toggle] [toggle title=”Métodologia”]Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu EAD são caracterizados pela oferta de um conjunto de disciplinas a distância e pela elaboração de um trabalho individual de conclusão de curso, com o objetivo de formar profissionais qualificados. As disciplinas são divididas em unidades de estudos elaboradas conforme os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Educação a Distância (NEDU) da UNIFAMMA. Ao promover os cursos de pós-graduação o Centro Universitário Metropolitano de Maringá orienta-se pelo propósito de construção de competências profissionais que possibilitem responder adequadamente aos diferentes desafios colocados à formação dos profissionais de diferentes áreas de atuação. Ainda que possam ser valorizados por si mesmo, os conteúdos da formação não terão qualquer utilidade, do ponto de vista profissional, se não favorecerem a construção das competências. Para tanto, serão usadas Tecnologias da Informação por meio da plataforma moodle. Os componentes curriculares serão organizados da seguinte forma: Para componentes de 20 horas: 8 vídeo aulas com duração mínima de 10 minutos, 4 processos avaliativos, incluindo questões discursivas e entrevista dirigida ao professor do componente. A entrevista será gravada com o intuito de abordar junto ao docente os principais aspectos relacionados à disciplina no que tange à sua contribuição para a formação em nível de pós-graduação, bem como a perspectiva de agregar conhecimentos para a formação profissional. Para disciplina de 40 horas: 8 vídeo aulas com duração mínima de 10 minutos, 8 processos avaliativos, incluindo questões discursivas e entrevista dirigida ao professor do componente. Os materiais utilizados como complemento pedagógico de cada componente curricular serão artigos, textos publicados provenientes de bases de dados qualificados, bem como de periódicos científicos constantes do Qualis/CAPES e biblioteca digital. Para a conclusão do curso, deverá ser apresentado um trabalho final mediante banca de defesa presencial. [/toggle] [toggle title=”Infraestrutura física”]A IES possui um setor responsável por sua gestão tecnológica. O parque tecnológico disponível aos alunos, professores e colaboradores da IES, possui computadores conectados à internet, para desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas. Os computadores estão distribuídos em 04 (quatro) laboratórios, sendo 02 (dois) laboratórios com 50 (cinquenta) máquinas cada e 02 (dois) com 20 (vinte) computadores cada. Há ainda as máquinas presentes nos setores administrativos do Campus, bem como na biblioteca. Os laboratórios funcionam diariamente a partir das 8 horas até às 22h 30min. Aos sábados, o horário é das 8h até às 18 horas, de forma a prover acesso ao alunado que não dispõe de tempo durante a semana e/ou recursos de informática em outro ambiente que não o da IES. O Núcleo de Educação a Distância (NEDU) conta com laboratório de informática devidamente equipado, sala de tutoria equipada com computadores, sala administrativas, salas de coordenações, estúdio de gravação/produção e salas de apoio. Também utiliza toda a estrutura física da IES, garantindo, dessa forma, a qualidade e excelência no ensino ofertado na modalidade semipresencial e a distância. [/toggle] [toggle title=”Critério de seleção”]Análise do currículo.[/toggle] [toggle title=”Sistema de avaliação”]Toda disciplina cursada pelo aluno será avaliado o seu desempenho. O desempenho do aluno em cada disciplina será avaliado exclusivamente pelo Professor Tutor por meio de provas, trabalhos, projetos e atividades práticas, devendo ser considerada também a participação e interesse demonstrados pelo aluno. O curso inclui, obrigatoriamente, defesa presencial do TCC individual.[/toggle] [toggle title=”Controle de frequência”]A frequência mínima exigida é de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades presenciais das disciplinas, se houver, conforme Resolução CNE/CES nº 1 de 08 de junho de 2007. A presença nas provas presenciais e na defesa da monografia ou TCC é obrigatória. [/toggle] [toggle title=”Trabalho de conclusão”]Será exigido trabalho monográfico que além de atender as exigências legais, como instrumento de conclusão de curso reflete a pesquisa realizada sobre um conteúdo relevante que obedece aos parâmetros metodológicos e científicos, com elaboração de acordo com as normas da ABNT e com os critérios estabelecidos pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá.[/toggle] [toggle title=”Certificação”]O Centro Universitário Metropolitano de Maringá certificará os alunos, atribuindo-lhe o título de Especialista àqueles que atenderem as condições legais: frequência, média sete (7,0), apresentação de trabalho de conclusão de curso e apresentação de documentação nos termos da resolução nº 01/2007.[/toggle] [toggle title=”Indicadores do desempenho”]O desempenho do curso é medido por meio das atividades realizadas em cada componente curricular, as notas das avaliações refletem a relação ensino-aprendizagem e nos dá o feedback do trabalho realizado pelo professor e pela instituição. O resultado do desempenho está na equivalência de alunos matriculados no curso e nos títulos de especialista expedidos.[/toggle]