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Visual Merchandising

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SOBRE O CURSO

Apresentação

O Brasil está entre os oito maiores mercados consumidores de vestuário, cama, mesa e banho do mundo e foi o que mais cresceu nos últimos dez anos. A indústria da moda é o segundo maior empregador na indústria de transformação e também segundo maior gerador do primeiro emprego. A moda constitui uma grande cadeia integrada e, para enfrentar a concorrência, aposta nas diretrizes da inovação, da criatividade, do empreendedorismo.

Muitas são as formas atuais de produção e comercialização de produtos de moda: venda por varejo físico, vendas por catálogo, comércio eletrônico, exportação e prestação de serviço individual. Com o crescimento das redes de fast fashion o visual merchandising ganha cada vez mais espaço no mercado sendo uma estratégia de varejo que trabalha o ambiente do ponto de venda, criando identidade e personalidade por meio do design e da disposição dos produtos.

Para atender essa nova demanda o mercado necessita de profissionais qualificados e que possuam um diferencial. O profissional especialista em visual merchandising poderá atuar como autônomo, consultor ou no varejo.

Objetivos

Capacitar o profissional a organizar a loja de forma a criar identidade e personalidade por meio do design e da disposição dos produtos, motivando e influenciando as decisões de compra dos consumidores e, ampliando assim, as possibilidades de venda.

Público-alvo

O Centro Universitário Metropolitano de Maringá oferece cursos de Pós-graduação Lato Sensu EAD a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendem às exigências contidas na Resolução CNE/CES nº 01, de 08 de junho de 2007 e na legislação complementar pertinente.

O curso de visual merchandising é indicado para profissionais da área de moda, arquitetos, decoradores proprietários de lojas, gerentes, vendedores e consultores.

Carga horária

Carga horária: 360 horas

Concepção do programa

A concepção do curso segue todas as normas estabelecidas na Resolução nº 1 de 8 de junho de 2007. Os conteúdos curriculares estão bem articulados com a concepção do mesmo.  As aulas serão ministradas na modalidade à distância.

 

[toggle title=”Estrutura curricular / Carga horária”]

MÓDULO 1
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa Científica – METEP 40h
Fundamentos do Design 40h
Linguagem Visual 40h
CARGA HORÁRIA 120
MÓDULO 2
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Processo Criativo 40h
Cenários da Moda 20h
Moda e Comportamento do Consumidor 20h
E-Commerce para o Mercado de Moda 40h
CARGA HORÁRIA 120h
MÓDULO 3
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Vitrina o Primeiro Vendedor 40h
Layout do Espaço de Venda 40h
Calendário Promocional, Ferramentas e Criatividade 20h
Tcc 20h
CARGA HORÁRIA 120h
CARGA HORÁRIA TOTAL 360h

[/toggle] [toggle title=”Conteúdo programático (Componentes curriculares e ementas)”]

Componente curricular: Metodologia da Pesquisa Cientifica
Ementa: Estudo da produção do conhecimento científico. A pesquisa na área da Educação. Elaboração de trabalhos científicos: projetos, artigos, monografias e normas da ABNT.

 

Componente curricular: Fundamentos do Design
Ementa: A história e a teoria do design e suas implicações sociológicas, antropológicas, psicológicas e artísticas. O design e a globalização: aspectos históricos das relações entre as diferentes unidades de concepção, produção e comercialização. Metodologia e teoria do design e as implicações filosóficas. A percepção visual e sua importância na concepção do design. Elementos e princípios do design.

 

Componente curricular: Linguagem Visual  
Ementa: Aspectos artísticos e estéticos dos elementos da linguagem visual. Relações de composição. Utilização de cores e formas. Teoria da Gestalt.

 

Componente curricular:  Processo Criativo
Ementa: Definições de criação, inovação e criatividade. Os processos criativos e seu uso na prática do Design. Desenvolvimento e a aplicação prática de técnicas criativas. Bloqueios e Desbloqueadores. Técnicas de geração de ideias. Os processos criativos a partir de seus modos de produção, como complexas redes em permanente construção, necessárias à abordagem de certas questões modernas e contemporâneas que envolvem a intricada relação produtos/processos.

 

Componente curricular:  Cenários da Moda

Fundamenta os princípios da economia da Moda global, apresenta os diferentes negócios e mercados da Moda. Analisa o ambiente de negócios, a influência do macro ambiente e identifica como o contexto econômico, social e cultural modifica os processos, responsabilidades e potencialidades dos negócios da Moda.

 

Componente curricular:   Moda e Comportamento do Consumidor
Ementa: os fatores de influência no comportamento de compra, teorias da racionalidade econômica, comportamental, psicanalítica, social e antropológica. Identifica e analisa os tipos de compras, o processo decisório de consumo, amplia o conhecimento de estilos de vida e estratégias de abordagem com a finalidade de oferecer uma melhor compreensão das práticas e hábitos de compra do consumidor

 

Componente curricular:   Gerenciamento de Espaço de Varejo
Ementa: Introduz aos conceitos básicos, ao panorama atual das tendências do varejo, incluindo localização, apresentação e visual merchandising, visando uma gestão eficaz das vendas. Aborda sobre os indicadores orçamentários e do monitor que medem o desempenho da loja, os indicadores de vendas-a-categoria de cross-selling, rotação de stocks e análise de cobertura.

 

Componente curricular:  Vitrina o Primeiro Vendedor
Ementa: Conhecer os diferentes tipos de vitrinas, sua estrutura, organização e impacto no consumo de produtos de moda.

 

Componente curricular: Layout do Espaço de Venda
Ementa: Apresentar os conceitos básicos da organização espacial no PDV de modo a otimizar o ambiente e torna-lo convidativo e acolhedor ao potencial consumidor. Discutir aspectos técnicos da arquitetura comercial e composição de cores no ambiente de venda.

 

Componente curricular: Calendário Promocional, Ferramentas e Criatividade
Ementa: Analisar as principais datas comemorativas do varejo e sua relação com a organização espacial e visual do PDV, criar composições atrativas utilizando dos principais materiais para dispor os produtos no PDV.

 

Componente curricular: Trabalho de Conclusão de Curso
Ementa: Orientação na elaboração do projeto de trabalho de conclusão de curso. 2. Levantamento e fichamento bibliográfico para fundamentação teórica e o desenvolvimento dos tópicos: introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados esperados, cronograma e referências bibliográficas. 3. Orientação da escrita de acordo com as normas de trabalhos acadêmicos da instituição.

[toggle title=”Corpo docente”]

DISCIPLINA DOCENTE INSTITUIÇÃO TITULAÇÃO
Metodologia da Pesquisa Cientifica    Daiane Boiago Unifamma Mestre
Fundamentos do Design Paula Furlan Unicesumar Mestre
Linguagem Visual   Denis Martins Unicesumar Mestre
Processo Criativo Carina Seron Unifamma Mestre
Cenários da Moda Sandra Franchini Unicesumar Mestre
Moda e Comportamento do Consumidor Sandra Franchini Unicesumar Mestre
Gerenciamento de Espaço de Varejo Larissa Camargo Unifamma Mestre
Vitrina o Primeiro Vendedor: Marcelo Christian Uem Mestre
Layout do espaço de venda: Paula Linke Unifamma Doutora
Calendário promocional, ferramentas e criatividade Marcela Borges Unicesumar Especialista
Tcc Cibelle Vallim Unifamma Mestre

[/toggle] [toggle title=”Métodologia”]

Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu EAD são caracterizados pela oferta de um conjunto de disciplinas a distância e pela elaboração de um trabalho individual de conclusão de curso, com o objetivo de formar profissionais qualificados. As disciplinas são divididas em unidades de estudos elaboradas conforme os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Educação a Distância (NEDU) da UNIFAMMA.

Ao promover os cursos de pós-graduação o Centro Universitário Metropolitano de Maringá orienta-se pelo propósito de construção de competências profissionais que possibilitem responder adequadamente aos diferentes desafios colocados à formação dos profissionais de diferentes áreas de atuação. Ainda que possam ser valorizados por si mesmo, os conteúdos da formação não terão qualquer utilidade, do ponto de vista profissional, se não favorecerem a construção das competências.

Para tanto, serão usadas Tecnologias da Informação por meio da plataforma moodle. Os componentes curriculares serão organizados da seguinte forma: Para componentes de 20 horas: 8 vídeo aulas com duração mínima de 10 minutos, 4 processos avaliativos, incluindo questões discursivas e entrevista dirigida ao professor do componente. A entrevista será gravada com o intuito de abordar junto ao docente os principais aspectos relacionados à disciplina no que tange à sua contribuição para a formação em nível de pós-graduação, bem como a perspectiva de agregar conhecimentos para a formação profissional. Para disciplina de 40 horas: 8 vídeo aulas com duração mínima de 10 minutos, 8 processos avaliativos, incluindo questões discursivas e entrevista dirigida ao professor do componente. Os materiais utilizados como complemento pedagógico de cada componente curricular serão artigos, textos publicados provenientes de bases de dados qualificados, bem como de periódicos científicos constantes do Qualis/CAPES e biblioteca digital. Para a conclusão do curso, deverá ser apresentado um trabalho final mediante banca de defesa presencial.  [/toggle] [toggle title=”Infraestrutura física”]

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