Descrição do projeto

Enfermagem

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1-23

SOBRE O CURSO

Perfil do Profissional

Espera-se um enfermeiro com formação generalista, crítico, reflexivo e educador, com embasamento técnico-científico, político, social e ético, capaz de desenvolver as seguintes competências e habilidades:

1. Atenção à Saúde: Estar apto dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.

2. Tomada de decisão: Ter competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas e no bom senso;

3. Comunicação: Ter capacidade de se comunicar (comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura) de forma acessível na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

4. Liderança: compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

5. Administração e Gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos, materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou liderança na equipe de saúde;

6. Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento / estágios das futuras gerações de profissionais;

7. Planejar novas formas de atuação em face do surgimento de novas demandas em sua área.

O Curso de Enfermagem mantém estratégias de permanente diálogo com seu corpo acadêmico e com a rede docente assistencial, no sentido de avaliar, planejar a aprimorar o perfil de formação, de modo a incorporar criticamente as novas demandas do mundo do trabalho, da inovação tecnológica e das novas práticas emergentes no campo do conhecimento.

O profissional de enfermagem formado pela UNIFAMMA estará apto a:

I. Incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional;

II. Reconhecer a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões;

III. Ter competência e inteligência interpessoal visando convivência saudável junto às equipes multiprofissionais;

IV. Atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, expressões e fases evolutivas;

V. Reconhecer a interferência histórica do processo de trabalho no contexto das profissões de saúde;

VI. Sentir-se e agir como membro do seu grupo profissional;

VII. Reconhecer-se como agente aprendente do processo de formação de recursos humanos para o setor de saúde;

VIII. Comprometer-se, balizado pela ética e cidadania, com os investimentos voltados para a solução de problemas sociais;

IX. Diagnosticar o perfil epidemiológico das populações e responder às especialidades regionais de saúde, através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde;

X. Responsabilizar-se pela qualidade dos cuidados de enfermagem prestados ao ser humano nos vários níveis de saúde (primário, secundário e terciário) em conjunto com a sua equipe de Enfermagem e as demais equipes de saúde;

XI. Ser pesquisador com planejamento e execução de pesquisas e outras produções do conhecimento que promovam a qualificação do saber-fazer do enfermeiro, bem como nas auditorias dos serviços de enfermagem;

XII. Participar com consciência política de associações e conselhos profissionais;

XIII. Desenvolver e aprimorar a sensibilidade à dor e ao sofrimento do próximo com habilidade e competência para atuar com sabedoria no processo do cuidado.

XIV. Intervir no processo de saúde-doença, responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência

XV. Respeitar os princípios éticos, legais e humanísticos da profissão

Atuação Profissional

A enfermagem desempenha um papel muito abrangente em diversos contextos e campos de atuação. Em linhas gerais, o trabalho do enfermeiro (a) engloba a prestação de cuidados em ambientes hospitalares, a participação na educação continuada, a assistência em unidades de internação de clínica médica, saúde da mulher, atividades em centro cirúrgico, central de material esterilizado, pediatria, pronto-socorro, cuidados paliativos, transplantes, ambulatórios de diversas especialidades, unidades de serviço laboratorial, reabilitação, entre outros.

Além disso, os profissionais da enfermagem podem desempenhar funções na área de atenção primária à saúde, trabalhando em unidades de saúde da família, unidades básicas de saúde e centros de atenção psicossocial. Ainda, os enfermeiros (as) podem se envolver em consultorias individuais relacionadas a temas como aleitamento materno, tratamento de feridas, cuidados com o pé diabético, gerenciamento da dor, terapias integrativas e muito mais. Outras oportunidades na profissão incluem a participação em atividades de pesquisa e educação em saúde. Os profissionais desempenham um papel essencial no atendimento de pacientes em uma ampla gama de condições de saúde.

Enfermeiros (as) podem trabalhar em:

Hospitais;
Atendimento em residências;
Ambulâncias;
UPAS;
Enfermagem geral;
Enfermagem home care;
Enfermagem médico-cirúrgica;
Enfermagem obstétrica;
Enfermagem de resgate;
Enfermagem do trabalho;
Docência;
Enfermagem em práticas integrativas e complementares;
Enfermagem em cardiologia e hemodinâmica;
Enfermagem dermatológica;
Assistência de enfermagem em anestesiologia;
Enfermagem em central de material e esterilização;
Enfermagem em neurologia e neurocirurgia.

Corpo docente

Aline Ávila Brustolin
Aline Thomazelli Peres Tomazoli
Amanda Caroline Sartori
Ana Carolina Guimaraes Alves
Ana Lucia Kraiewski
Giovana Natiele Machado Esquissato
Givago Dias Mendonça
Isadora Balan
Jessica Men De Campos
Josiane Conceição Andrade
Layla Gabrielly Jardim Olivatti
Lucas Vinícius de Lima
Luciane Regina Pavan
Marcelo Augusto Pirateli
Marcia Gomes Eleuterio da Luz
Mayara Camara Buss
Nadya Garcia De Oliveira
Nayara Goncalves Emerenciano
Nathália Barbosa Limeira
Patricia Flora Sandri
Paula Teresinha Tonin
Tania Mara Antonelli Ushirobira
Veronica Moraes Francisquini Gardin

Diferenciais do curso UNIFAMMA

– Estrutura e Laboratórios Modernos
– Corpo Docente Qualificado
– Parcerias com Instituições de Saúde
– Suporte ao Estudante
– Integração de Tecnologia
– Enfoque em Humanização e Ética

Matriz curricular

– Bases da Biologia Humana
– Introdução a Enfermagem
– Anatomia Humana
– Epidemiologia e Saúde Pública
– Bioquímica
– Histologia e Embriologia
– Bioestatística
– Fisiologia Humana
– Genética
– Comunicação Oral e Escrita
– Estudos Sociológicos e Antropológicos
– Saúde Coletiva I
– Semiologia
– Projeto Integrador I
– Parasitologia
– Patologia
– Microbiologia e Imunologia
– Farmacologia
– Habilidades e Comunicação I
– Saúde da Criança e Adolescente I
– Saúde Coletiva II
– Ética e Legislação em Enfermagem
– Saúde da Mulher I
– Educação e Gestão Ambiental
– Habilidades e Comunicação II
– Projeto Integrador II
– Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado
– Saúde do Adulto e Idoso
– Infecção Hospitalar
– Nutrição
– Projeto Integrador III
– Saúde da Criança e Adolescente II
– Neonatologia
– Saúde da Mulher II
– Projeto Integrador IV
– Psicologia
– Metodologia do trabalho Científico
– Doenças Transmissíveis
– Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico
– Urgência e Emergência
– Saúde Mental
– Componente Optativo I
– Gestão em Serviços de Saúde
– Empreendedorismo
– Saúde do Trabalhador
– Projeto Integrador V
– Componente Optativo II
– Trabalho de Conclusão de curso I
– Estágio Supervisionado em Unidade Básica de Saúde I
– Estágio Supervisionado em Unidade Hospitalar I
– Estágio Supervisionado em Unidade Básica de Saúde II
– Estágio Supervisionado em Unidade Hospitalar II
– Trabalho de Conclusão de curso II
– Ações Didáticas em Saúde

CARGA HORÁRIA TOTAL 4296
CARGA HORÁRIA EM DISCIPLINAS 4096
CARGA HORÁRIA EM DISCIPLINAS TEÓRICAS 1320
CARGA HORÁRIA EM DISCIPLINAS EM EAD 800
CARGA HORÁRIA EM DISCIPLINAS PRÁTICAS 720
CARGA HORÁRIA DE EXTENSÃO 440
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO 856
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 200
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 80

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