O presente projeto objetiva criar um espaço para debate e discussão de temas pertinentes a atuação profissional e formação acadêmica dos discentes de comunicação dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Para tanto irá se realizar o IV Simpósio de  Comunicação da Instituição, com atividades como palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentação de trabalhos científicos e publicação de cadernos de resumos científicos. Com isso, a proposta contribui para a formação integral dos acadêmicos e para a consolidação da imagem e trajetória dos cursos de comunicação da Instituição. Ademais, cria mais uma alternativa de espaço para interação, debates e trocas de experiências para a comunidade científica local e regional.

 

A QUEM SE DESTINA
Acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e comunidade externa interessada.

 

METODOLOGIA
Além de palestra e mesa redonda o evento contará também com oficinas e apresentações orais de trabalhos acadêmicos (condicionados a inscrições e aprovações dos mesmos). As oficinas visam estimular conhecimento e discussão específicos sobre seus respectivos temas, se propondo a oferecer uma atividade prática para os participantes; há limite de 30 (trinta) vagas para cada oficina. A apresentação de trabalhos acadêmicos visa estimular a propagação de conteúdo científico e, concomitantemente, estreitar relacionamento entre autores e ouvintes, promovendo discussão sobre os temas apresentados.

Após a inscrição, o participante poderá participar, se desejar, de uma das oficinas ou da apresentação de trabalhos.

  • Para os interessados nas oficinas: é preciso enviar um e-mail para simposio.comunicacao@unifamma.edu.br indicando a oficina que deseja participar (vagas limitadas);
  • Para os interessados em apresentar trabalho: é necessário enviar o resumo do artigo para o e-mail simposio.comunicacao@unifamma.edu.br, conforme especificações abaixo. As inscrições para apresentação de trabalho encerram no dia 09/05/2018.

Especificações para envio de resumo de artigos para apresentação oral:

  • Fonte: Arial ou Times New Roman;
  • Tamanho: 12
  • Espaçamento entrelinhas: simples.
  • Margens: 3cm superior; 3cm esquerda; 2cm direita; 2 cm inferior.
  • Tamanho: máximo de 300 palavras.
  • Deve conter: objetivo geral do artigo; principais referências teóricas; a descrição básica da metodologia; e os principais resultados.
  • Palavras-chave: de 3 a 5.

Apresentações de trabalhos: o tempo da apresentação dos trabalhos aprovados será de 10 a 15 minutos, podendo fazer uso de data show.

Poderão ser realizadas exposições dos alunos como fotografia, programas de rádio e TV durante o evento.

 

Confraternização de Encerramento:

O evento contará com uma festa de encerramento no MPB Bar, localizado na Av. Curitiba 210, Maringá-PR. A participação é facultativa e, quem optar pelo comparecimento, poderá adquirir o ingresso com condições especiais para os inscritos no IV Simpósio de Comunicação. Este momento de encerramento objetiva fortalecer os laços criados pelos ouvintes e convidados ao longo do evento, enriquecendo o networking dos mesmos.

Obs.: a programação poderá sofrer alterações em função da disponibilidade dos palestrantes e profissionais convidados.

 

PROGRAMAÇÃO

Data: 16/05/2018

 

Manhã:

Local: Auditório I da UNIFAMMA

8h: Recepção e abertura

Das 08h às 11h20min: Palestra intitulada “Storytelling e Comunicação: aplicações para a publicidade e o jornalismo” com João Gustavo Belthman (aluno egresso da UniFamma).

 

Noite:

Local: Auditório II da UNIFAMMA

19h15min: Recepção e abertura

Das 19h15min às 22h50min: Palestra intitulada “Storytelling e Comunicação: aplicações para a publicidade e o jornalismo”com João Gustavo Belthman (aluno egresso da UniFamma).

 

Data: 17/05/2018

Manhã:

Local: Auditório I da UNIFAMMA

8h: Mesa-redonda com o tema Convergência entre Publicidade e Jornalismo na Prática Mercadológica.

Debatedores:

  • Prof. Me. Tiago Lenartovicz – Coordenador do projeto ComunicaUEM – Laboratório Experimental de Produção Multimidiática do Curso de Comunicação e Multimeios da UEM.
  • Prof.ª Dr.ª Marcele Aires Franceschini: Doutora em Literatura Brasileira (USP, 2009).  Possui Especialização em Literatura Brasileira (UEL, 2000) e é graduada em Jornalismo (Universidade Estadual de Londrina, 1997).

Mediador: Prof. Esp. Diego Fonseca.

 

Noite:

Local: Auditório II da UNIFAMMA

19h15min: Mesa-redonda com o tema Convergência entre Publicidade e Jornalismo na Prática Mercadológica.

Debatedores:

  • Prof. Me. Tiago Lenartovicz – Coordenador do projeto ComunicaUEM – Laboratório Experimental de Produção Multimidiática do Curso de Comunicação e Multimeios da UEM.
  • Prof.ª Dr.ª Marcele Aires Franceschini – Doutora em Literatura Brasileira (USP, 2009).  Possui Especialização em Literatura Brasileira (UEL, 2000) e é graduada em Jornalismo (Universidade Estadual de Londrina, 1997).
  • Prof. Me. Gilson Aguiar – Âncora e comentarista da CBN Maringá, professor universitário, apresentador dos programas “Opinião” e “Pensando”, Colunista da Revista ACIM.

Mediador: Prof. Esp. Diego Fonseca.

 

Data: 18/05/2018

Manhã:

8h: Oficinas e apresentações de trabalho

– Ensalamento a ser definido de acordo com a quantidade de trabalhos aprovados.

– Oficinas:

Limite de 30 vagas para cada uma;

Ensalamento será divulgado posteriormente;

Todas as oficinas começarão às 08h, sendo:

Oficina I – Teorias da comunicação e suas aplicações práticas – Prof. Esp. Diego Fonseca.

Oficina II – O empacotamento da notícia em tempos multimidiáticos – Prof.ª Me. Natália Gomes.

Oficina III – Do like ao Manda Nudes – a essência por trás de cada mídia social – Prof. Me. Diogo Saes.

 

 

Noite:

19h15min: Oficinas e apresentações de trabalho

– Ensalamento a ser definido de acordo com a quantidade de trabalhos aprovados.

– Oficinas:

Limite de 30 vagas para cada uma;

Ensalamento será divulgado posteriormente;

Todas as oficinas começarão às 19h15min, sendo:

Oficina I – Teorias da comunicação e suas aplicações práticas – Prof. Esp. Diego Fonseca.

Oficina II – O empacotamento da notícia em tempos multimidiáticos – Prof.ª Me. Natália Gomes.

Oficina III – Google Adwords na Prática – Camila Cristini Rodrigues.

 

A partir das 23h: Confraternização de Encerramento

Os participantes serão convidados a se juntarem à festa de encerramento do evento no MPB Bar. Condições especiais serão oferecidas aos inscritos, que poderão adquirir o convite para a festa separadamente.

 

INSCRIÇÕES

Pelo site: https://www.unifamma.edu.br/blog/evento/simposio-de-comunicacao/

INSCRIÇÃO SEM TRABALHO: Para quem deseja participar do evento como ouvinte.

INSCRIÇÃO COM TRABALHO: Para quem deseja, além de participar do evento, realizar apresentação de trabalho.

 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO SEM TRABALHO: De 24 de abril a 14 de maio de 2018.

INSCRIÇÃO COM TRABALHO: De 24 de abril a 09 de maio de 2018.

 

INVESTIMENTO
R$ 25,00 a ser pago diretamente no Financeiro da Unifamma.

  

CARGA HORÁRIA
20 horas

 

CERTIFICADOS
Os certificados somente serão concedidos aos participantes inscritos que obtiverem, pelo menos, 75% de frequência.
Os certificados de participação serão gerados on-line, com base nas informações contidas na ficha de inscrição, portanto, é preciso atentar para o preenchimento da mesma.  Não é permitido abreviar dados e nomes. Não serão emitidas segundas vias de certificados ou procedidas correções em certificados quando o erro for ocasionado por informação incorreta do responsável pela inscrição.

 

COORDENADOR DO EVENTO: Prof.º Me. Diogo Xavier Saes.

 

Ensalamento e Lista de Inscritos nas Oficinas e Apresentações de trabalho

 

Oficinas Matutinas

Horário de início: 07h45min

 

Oficina I: Teorias da comunicação e suas aplicações práticas – Prof. Esp. Diego Fonseca.

Local: sala 65

  1. Letícia Brotifiche
  2. Vitor do Valle Souza
  3. Julio Cesar

 

Oficina III: Do like ao Manda Nudes – a essência por trás de cada mídia social – Prof. Me. Diogo Saes.

Local: sala 54

  1. Lorena Barros
  2. Paula Castro
  3. Renata Alencar
  4. Jhenifer Lorrany
  5. Bárbara Barbosa
  6. Karyna Lemos
  7. Caroline Cristine
  8. Cristiano Silva
  9. Carlos Anibale
  10. Camila Modesto
  11. Giovana Sota Berceline Moreno
  12. Mariana Ambrosio
  13. Bruna Paes
  14. Mateus Geronimo
  15. Iara Pieracio
  16. Jeone Jhonatan
  17. Larissa Carvejani
  18. Luiz Gustavo Campana
  19. Beatriz
  20. Tamires Costa

 

Oficinas Noturnas

Horário de início: 19h15min

 

Oficina I: Teorias da comunicação e suas aplicações práticas – Prof. Esp. Diego Fonseca.

Local: sala 86

  1. Grazielle Marini Silva
  2. Igor Oliveira
  3. Nicolle Alves
  4. Jennifer Sperandio Rigal Lopes
  5. Maisa dos Santos Costa
  6. Joyce Rosa
  7. Carlos Anibale
  8. Anna Vollertt
  9. Aline Namie
  10. Larissa Boer
  11. Luiz Fernando Ferreira Toreto

 

Oficina II: O empacotamento da notícia em tempos multimidiáticos – Prof.ª Me. Natália Gomes.

Local: sala 66

  1. Maria Beatriz Silva
  2. Ariane Toni
  3. Gabriel Vanzo de Andrade
  4. Leonardo Falavina Lourenço
  5. luiza targon
  6. Rodisley Souza

 

Oficina III: Google Adwords na Prática – Camila Cristini Rodrigues.

Local: Laboratório de Informática 1

  1. Cassio Luiz Furtado Duarte
  2. Letícia Brotifiche
  3. Camila Rodrigues
  4. Fabiana Santos
  5. Vitor do Valle Souza
  6. Victor Aureliano
  7. Tamires Costa

 Apresentações de Trabalhos Matutinos

 

Local: Sala 77

Horário: 8h

  1. JORNALISMO AMBIENTAL: ANÁLISE DE CONTEÚDO DAS REPORTAGENS DO G1 SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS (Isabela Machado; Mylena Guimarães)
  2. Representatividade do negro nos filmes western spaghetti: Um comparativo entre os filmes Django e Django Unchained (​Fabiana Samantha dos Santos; Tacia Rocha)

 

Apresentações de Trabalhos Noturnos

 Local: Sala 82

Horário: 19h15min

  1. MEME: uma análise dos artifícios de linguagem usadas na publicidade. (Roberto Conejo Junior; Renata Oliveira dos Santos)
  2. Histórias bobas também podem fazem críticas construtivas (Rebeca Chevrá Bego)
  3. A PROPAGANDA NAZISTA E A SOCIEDADE ALEMÃ: da influencia a alienação (Laissa Gracino)
  4. Noticiarte: Experimentações com colagens sobre notícias no Instagram (Fernanda Fukushima do Nascimento; Gabriela Fernanda Rico; Luiz Filipe Santos Pereira; Daniela Polla)

Horário: 21h10min

  1. Potencializando Vozes: Experimentação de Produção Jornalística na Vila Vardelina (Fernanda Fukushima do Nascimento; Gabriela Fernanda Rico; Luiz Filipe Santos Pereira; Cristiane da Silveira Lima)
  2. A mulher no cangaço pelo viés do filme Entre Irmãs: um estudo das representações culturais das minorias na mídia (Natália Jorgeto)
  3. A erotização e a sexualização do amor no clipe da música Earned it. (Ana Angélica Miranda)
  4. IDENTIDADE DE GÊNERO: OS PARADIGMAS DO “SER MULHER” (Melissa Cristina Brum)

 

Ensalamento anexo: Ensalamento das Oficinas e Apresentações – IX Simpósio de Comunicação