O presente projeto objetiva criar um espaço para debate e discussão de temas pertinentes a atuação profissional e formação acadêmica dos discentes de comunicação dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Para tanto irá se realizar o IV Simpósio de Comunicação da Instituição, com atividades como palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentação de trabalhos científicos e publicação de cadernos de resumos científicos. Com isso, a proposta contribui para a formação integral dos acadêmicos e para a consolidação da imagem e trajetória dos cursos de comunicação da Instituição. Ademais, cria mais uma alternativa de espaço para interação, debates e trocas de experiências para a comunidade científica local e regional.
A QUEM SE DESTINA
Acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e comunidade externa interessada.
METODOLOGIA
Além de palestra e mesa redonda o evento contará também com oficinas e apresentações orais de trabalhos acadêmicos (condicionados a inscrições e aprovações dos mesmos). As oficinas visam estimular conhecimento e discussão específicos sobre seus respectivos temas, se propondo a oferecer uma atividade prática para os participantes; há limite de 30 (trinta) vagas para cada oficina. A apresentação de trabalhos acadêmicos visa estimular a propagação de conteúdo científico e, concomitantemente, estreitar relacionamento entre autores e ouvintes, promovendo discussão sobre os temas apresentados.
Após a inscrição, o participante poderá participar, se desejar, de uma das oficinas ou da apresentação de trabalhos.
- Para os interessados nas oficinas: é preciso enviar um e-mail para [email protected] indicando a oficina que deseja participar (vagas limitadas);
- Para os interessados em apresentar trabalho: é necessário enviar o resumo do artigo para o e-mail [email protected], conforme especificações abaixo. As inscrições para apresentação de trabalho encerram no dia 09/05/2018.
Especificações para envio de resumo de artigos para apresentação oral:
- Fonte: Arial ou Times New Roman;
- Tamanho: 12
- Espaçamento entrelinhas: simples.
- Margens: 3cm superior; 3cm esquerda; 2cm direita; 2 cm inferior.
- Tamanho: máximo de 300 palavras.
- Deve conter: objetivo geral do artigo; principais referências teóricas; a descrição básica da metodologia; e os principais resultados.
- Palavras-chave: de 3 a 5.
Apresentações de trabalhos: o tempo da apresentação dos trabalhos aprovados será de 10 a 15 minutos, podendo fazer uso de data show.
Poderão ser realizadas exposições dos alunos como fotografia, programas de rádio e TV durante o evento.
Confraternização de Encerramento:
O evento contará com uma festa de encerramento no MPB Bar, localizado na Av. Curitiba 210, Maringá-PR. A participação é facultativa e, quem optar pelo comparecimento, poderá adquirir o ingresso com condições especiais para os inscritos no IV Simpósio de Comunicação. Este momento de encerramento objetiva fortalecer os laços criados pelos ouvintes e convidados ao longo do evento, enriquecendo o networking dos mesmos.
Obs.: a programação poderá sofrer alterações em função da disponibilidade dos palestrantes e profissionais convidados.
PROGRAMAÇÃO
Data: 16/05/2018
Manhã:
Local: Auditório I da UNIFAMMA
8h: Recepção e abertura
Das 08h às 11h20min: Palestra intitulada “Storytelling e Comunicação: aplicações para a publicidade e o jornalismo” com João Gustavo Belthman (aluno egresso da UniFamma).
Noite:
Local: Auditório II da UNIFAMMA
19h15min: Recepção e abertura
Das 19h15min às 22h50min: Palestra intitulada “Storytelling e Comunicação: aplicações para a publicidade e o jornalismo”com João Gustavo Belthman (aluno egresso da UniFamma).
Data: 17/05/2018
Manhã:
Local: Auditório I da UNIFAMMA
8h: Mesa-redonda com o tema Convergência entre Publicidade e Jornalismo na Prática Mercadológica.
Debatedores:
- Prof. Me. Tiago Lenartovicz – Coordenador do projeto ComunicaUEM – Laboratório Experimental de Produção Multimidiática do Curso de Comunicação e Multimeios da UEM.
- Prof.ª Dr.ª Marcele Aires Franceschini: Doutora em Literatura Brasileira (USP, 2009). Possui Especialização em Literatura Brasileira (UEL, 2000) e é graduada em Jornalismo (Universidade Estadual de Londrina, 1997).
Mediador: Prof. Esp. Diego Fonseca.
Noite:
Local: Auditório II da UNIFAMMA
19h15min: Mesa-redonda com o tema Convergência entre Publicidade e Jornalismo na Prática Mercadológica.
Debatedores:
- Prof. Me. Tiago Lenartovicz – Coordenador do projeto ComunicaUEM – Laboratório Experimental de Produção Multimidiática do Curso de Comunicação e Multimeios da UEM.
- Prof.ª Dr.ª Marcele Aires Franceschini – Doutora em Literatura Brasileira (USP, 2009). Possui Especialização em Literatura Brasileira (UEL, 2000) e é graduada em Jornalismo (Universidade Estadual de Londrina, 1997).
- Prof. Me. Gilson Aguiar – Âncora e comentarista da CBN Maringá, professor universitário, apresentador dos programas “Opinião” e “Pensando”, Colunista da Revista ACIM.
Mediador: Prof. Esp. Diego Fonseca.
Data: 18/05/2018
Manhã:
8h: Oficinas e apresentações de trabalho
– Ensalamento a ser definido de acordo com a quantidade de trabalhos aprovados.
– Oficinas:
Limite de 30 vagas para cada uma;
Ensalamento será divulgado posteriormente;
Todas as oficinas começarão às 08h, sendo:
Oficina I – Teorias da comunicação e suas aplicações práticas – Prof. Esp. Diego Fonseca.
Oficina II – O empacotamento da notícia em tempos multimidiáticos – Prof.ª Me. Natália Gomes.
Oficina III – Do like ao Manda Nudes – a essência por trás de cada mídia social – Prof. Me. Diogo Saes.
Noite:
19h15min: Oficinas e apresentações de trabalho
– Ensalamento a ser definido de acordo com a quantidade de trabalhos aprovados.
– Oficinas:
Limite de 30 vagas para cada uma;
Ensalamento será divulgado posteriormente;
Todas as oficinas começarão às 19h15min, sendo:
Oficina I – Teorias da comunicação e suas aplicações práticas – Prof. Esp. Diego Fonseca.
Oficina II – O empacotamento da notícia em tempos multimidiáticos – Prof.ª Me. Natália Gomes.
Oficina III – Google Adwords na Prática – Camila Cristini Rodrigues.
A partir das 23h: Confraternização de Encerramento
Os participantes serão convidados a se juntarem à festa de encerramento do evento no MPB Bar. Condições especiais serão oferecidas aos inscritos, que poderão adquirir o convite para a festa separadamente.
INSCRIÇÕES
Pelo site: https://www.unifamma.edu.br/blog/evento/simposio-de-comunicacao/
INSCRIÇÃO SEM TRABALHO: Para quem deseja participar do evento como ouvinte.
INSCRIÇÃO COM TRABALHO: Para quem deseja, além de participar do evento, realizar apresentação de trabalho.
PERÍODO DE INSCRIÇÃO
INSCRIÇÃO SEM TRABALHO: De 24 de abril a 14 de maio de 2018.
INSCRIÇÃO COM TRABALHO: De 24 de abril a 09 de maio de 2018.
INVESTIMENTO
R$ 25,00 a ser pago diretamente no Financeiro da Unifamma.
CARGA HORÁRIA
20 horas
CERTIFICADOS
Os certificados somente serão concedidos aos participantes inscritos que obtiverem, pelo menos, 75% de frequência.
Os certificados de participação serão gerados on-line, com base nas informações contidas na ficha de inscrição, portanto, é preciso atentar para o preenchimento da mesma. Não é permitido abreviar dados e nomes. Não serão emitidas segundas vias de certificados ou procedidas correções em certificados quando o erro for ocasionado por informação incorreta do responsável pela inscrição.
COORDENADOR DO EVENTO: Prof.º Me. Diogo Xavier Saes.
Ensalamento e Lista de Inscritos nas Oficinas e Apresentações de trabalho
Oficinas Matutinas
Horário de início: 07h45min
Oficina I: Teorias da comunicação e suas aplicações práticas – Prof. Esp. Diego Fonseca.
Local: sala 65
- Letícia Brotifiche
- Vitor do Valle Souza
- Julio Cesar
Oficina III: Do like ao Manda Nudes – a essência por trás de cada mídia social – Prof. Me. Diogo Saes.
Local: sala 54
- Lorena Barros
- Paula Castro
- Renata Alencar
- Jhenifer Lorrany
- Bárbara Barbosa
- Karyna Lemos
- Caroline Cristine
- Cristiano Silva
- Carlos Anibale
- Camila Modesto
- Giovana Sota Berceline Moreno
- Mariana Ambrosio
- Bruna Paes
- Mateus Geronimo
- Iara Pieracio
- Jeone Jhonatan
- Larissa Carvejani
- Luiz Gustavo Campana
- Beatriz
- Tamires Costa
Oficinas Noturnas
Horário de início: 19h15min
Oficina I: Teorias da comunicação e suas aplicações práticas – Prof. Esp. Diego Fonseca.
Local: sala 86
- Grazielle Marini Silva
- Igor Oliveira
- Nicolle Alves
- Jennifer Sperandio Rigal Lopes
- Maisa dos Santos Costa
- Joyce Rosa
- Carlos Anibale
- Anna Vollertt
- Aline Namie
- Larissa Boer
- Luiz Fernando Ferreira Toreto
Oficina II: O empacotamento da notícia em tempos multimidiáticos – Prof.ª Me. Natália Gomes.
Local: sala 66
- Maria Beatriz Silva
- Ariane Toni
- Gabriel Vanzo de Andrade
- Leonardo Falavina Lourenço
- luiza targon
- Rodisley Souza
Oficina III: Google Adwords na Prática – Camila Cristini Rodrigues.
Local: Laboratório de Informática 1
- Cassio Luiz Furtado Duarte
- Letícia Brotifiche
- Camila Rodrigues
- Fabiana Santos
- Vitor do Valle Souza
- Victor Aureliano
- Tamires Costa
Apresentações de Trabalhos Matutinos
Local: Sala 77
Horário: 8h
- JORNALISMO AMBIENTAL: ANÁLISE DE CONTEÚDO DAS REPORTAGENS DO G1 SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS (Isabela Machado; Mylena Guimarães)
- Representatividade do negro nos filmes western spaghetti: Um comparativo entre os filmes Django e Django Unchained (Fabiana Samantha dos Santos; Tacia Rocha)
Apresentações de Trabalhos Noturnos
Local: Sala 82
Horário: 19h15min
- MEME: uma análise dos artifícios de linguagem usadas na publicidade. (Roberto Conejo Junior; Renata Oliveira dos Santos)
- Histórias bobas também podem fazem críticas construtivas (Rebeca Chevrá Bego)
- A PROPAGANDA NAZISTA E A SOCIEDADE ALEMÃ: da influencia a alienação (Laissa Gracino)
- Noticiarte: Experimentações com colagens sobre notícias no Instagram (Fernanda Fukushima do Nascimento; Gabriela Fernanda Rico; Luiz Filipe Santos Pereira; Daniela Polla)
Horário: 21h10min
- Potencializando Vozes: Experimentação de Produção Jornalística na Vila Vardelina (Fernanda Fukushima do Nascimento; Gabriela Fernanda Rico; Luiz Filipe Santos Pereira; Cristiane da Silveira Lima)
- A mulher no cangaço pelo viés do filme Entre Irmãs: um estudo das representações culturais das minorias na mídia (Natália Jorgeto)
- A erotização e a sexualização do amor no clipe da música Earned it. (Ana Angélica Miranda)
- IDENTIDADE DE GÊNERO: OS PARADIGMAS DO “SER MULHER” (Melissa Cristina Brum)
Ensalamento anexo: Ensalamento das Oficinas e Apresentações – IX Simpósio de Comunicação
Deixar um comentário