Fotografia de Moda

Objetivo

Capacitar o profissional a produzir, dirigir e editar ensaios, bem como a interpretar e criar conceitos junto ao cliente. Também desenvolverá o trabalho em equipe, junto à maquiadores, figurinistas e outros envolvidos, além de como montar um portfólio. O conteúdo do programa visa abordar as principais técnicas da fotografia, ajudando fotógrafos e outros atuantes da Moda a entenderem a relevância comercial e conceitual da fotografia de moda e dá noções básicas de como atuar neste mercado.

Conteúdo

Módulo I – Sobre a Profissão

  • O que é a Fotografia de Moda;
  • Diferenças entre a fotografia de moda comercial e a conceitual;
  • Mercado de Trabalho.

Módulo II – História da Fotografia na Moda

  • A importância das grandes revistas de moda. Vogue, Vanity Fair, Harpers Bazaar, Elle e outras;
  • A importância da fotografia na moda e a revolução causada pelos fotógrafos.
  • Os primeiros grandes fotógrafos de moda. Horst P. Horst, Hoyningen-Huene, Cecil Beaton, Man Ray e outros;
  • A segunda geração de mestres da fotografia de moda. Richard Avedon, Irving Penn, Louise Dahl-Wolfe, Martin Munkacsi, Helmut Newton, Herb Ritts, Hiro e outros;
  • A fotografia de moda contemporânea. David LaChapelle, Terry Richardson, Mario Testino, Annie Leibovitz, e outros.

Módulo III – Técnicas

  • Iluminação natural e artificial para moda;
  • Equipamentos e acessórios. O estúdio;
  • Técnica fotográfica: O uso da profundidade de campo, distância focal e tempo de exposição na fotografia de moda;
  • O estudo e a composição da fotogenia de rostos, corpos e objetos através do uso de luz X sombra.

Módulo IV – Direção e Estilo

  • O que é o book, o lookbook, o catálogo e o ensaio conceitual;
  • Dirigindo um ensaio;
  • Busca de referências visuais, culturais e artísticas;
  • Criação de um layout fotográfico;
  • Criação de um conceito para o ensaio. A mensagem, o experimentalismo e o choque visual.

Módulo V – Linguagem e mensagem

  • Escolha das roupas para o ensaio;
  • Escolha de model os;
  • Estilo da maquiagem;
  • Escolha da locação, montagem e criação de cenário;
  • Direção de pose e expressões corporais e faciais. A busca pela pose perfeita.

Módulo VI – Trabalho em equipe

  • O papel da Agência de modelos e bookers;
  • O modelo/manequim
  • Os produtores de moda e beleza. Maquiadores e cabeleireiros;
  • Figurinista. Produtor de arte e locação;
  • Produtor executivo;
  • Diretor de pose.

Módulo VII – Tratamento, Retoque e Finalização

  • Técnicas de tratamento, retoque e fluxo digital nos softwares Adobe Photoshop e Lightroom. Principais plug-ins de tratamento.
  • O uso adequado do tratamento para cada ensaio. Criação de um estilo.
  • Exportação de uma foto para diferentes finalidades (internet, impressão comum, fine art).

Módulo VIII – Apresentação de material e portfólio

  • Características pessoais necessárias ao fotógrafo de moda;
  • Prospecção de clientes;
  • Postura profissional adequada;
  • Formas de contratação e remuneração;
  • Definição de tempo para cada ensaio;
  • Recursos necessários para ingressar na carreira;
  • Criação, divulgação e manutenção de um portfólio.
  • Trabalho de conclusão de curso.

Ficha Técnica

Coordenador(a)

Vinicius M. Mania.

Carga horária

32 horas. - A consultar

Período

Turma I - 04/03/2017 à 22/04/2017 Turma II - 06/06/2017 à 24/07/2017 Turma III - 05/08/2017 à 23/09/

Investimento

2x R$ 165,00

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