CURSO DE CAPACITAÇÃO DE TUTORES

setembro 27, 2017 315

APRESENTAÇÃO

O curso de capacitação de tutores tem por finalidade colaborar com o desenvolvimento educacional e pedagógico institucional, com base no atendimento das novas demandas educacionais e do mercado. O atendimento às políticas educacionais promovidas pelo Ministério da Educação é fator preponderante na oferta de cursos que visam o desenvolvimento de habilidades e competências no ensino, principalmente àquelas mediadas pelo uso de tecnologias e-learning sem esquecer do elemento humano, conforme a dinâmica do modelo de ensino (SEIXAS; MENDES, 2006, p.14). A qualificação do tutor é indispensável ao processo, pois convalida o eixo de comunicação entre o aluno e o conhecimento dirigido no ambiente virtual de aprendizagem, em substituição a antiga concepção pedagógica da sala de aula no ensino presencial. Compreender as especificidades desta nova função profissional na educação é necessário para atender as inúmeras ofertas de cursos técnicos, tecnológicos, superiores e de especialização “lato sensu” na modalidade a distância.

A QUEM SE DESTINA

Colaboradores da instituição e comunidade externa.

Requisitos mínimos:

– Ter formação superior em qualquer curso de graduação;

– Estar cursando ou ter especialização “lato sensu” em qualquer área do conhecimento.

PROGRAMAÇÃO

MÓDULO 1 – INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (30 horas) – Prof. Givago Dias Mendonça

Encontro presencial (21/10/2017, das 9h às 11h30min, no Laboratório I da UNIFAMMA)

1. Política e legislação educacional aplicada à EaD;
  2. Projeto pedagógico institucional e projeto de desenvolvimento institucional da FAMMA;
  3. O sistema de tutoria presencial e a distância;
  4. O ambiente virtual de aprendizagem institucional: acesso, conceitos e ferramentas básicas;
  5. Elaboração do mapa mental aplicado a EaD;
  6. Área de concentração científica aplicada a interdisciplinaridade e multidisciplinariedade;
  7. Ambientes de interação coletiva: chat e fórum de dúvidas.

MÓDULO 2 – COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO NA EAD (30 horas) – Prof. Tatiane Bernardo

Ambiente virtual (28/10/2017)

1. Escrita e comunicação oral na função de tutoria;
  2. Interpretação e coerência textual;
  3. A linguagem dialógica;
  4. Respostas aos questionamentos científicos dos acadêmicos;
  5. Feedback de correção escrito com base nas atividades propostas;
  6. Feedback de correção oral com base nas atividades propostas.

MÓDULO 3 – GESTÃO EDUCACIONAL (30 horas) – Prof. Givago Dias Mendonça

Ambiente virtual (11/11/2017)

1. Organograma institucional;
  2. Políticas públicas aplicadas à educação;
  3. Contrato de trabalho e programa de desempenho na tutoria;
  4. Suporte técnico e pedagógico ao tutor;
  5. Gestão hierárquica e participativa;
  6. Fluxograma das atividades desempenhadas na tutoria presencial e à distância;
  7. Contribuição no processo gerencial no ambiente virtual de aprendizagem;
  8. Acompanhamento dos acessos e ações dos alunos e relatório estatístico de desempenho.

MÓDULO 4 – CONTRIBUIÇÃO EFETIVA E ÉTICA EDUCACIONAL (30 horas) – Prof. Givago Dias Mendonça e Prof. Carlos Renato Tezolin

Ambiente virtual (18/11/2017)

1. Gravação interativa de vídeo aplicado à EaD;
  2. Domínio dos conteúdos científicos direcionados e acesso à biblioteca virtual;
  3. Domínio técnico das ferramentas de aprendizagem: tarefa, questionário, wiki, arquivo, livro, página de internet e rótulo;
  4. Compreensão e participação do processo avaliativo aplicado na FAMMA;
  5. Mediação aplicada nos cursos técnicos, superiores e especialização “lato sensu”;
  6. Contribuição efetiva no processo de aprendizagem;
  7. Orientação de trabalhos de conclusão de curso;
  8. Mediação na ocorrência de ofensa à direitos autorais (plágios) e a falta de ética do aluno no ambiente virtual de aprendizagem.

Pelo site: http://www.unifamma.edu.br/evento/curso-de-capacitacao-de-tutores/

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

De 27 de setembro a 17 de outubro de 2017.

Prorrogado até 19 de outubro.

R$ 30,00 (com a emissão do certificado)

CARGA HORÁRIA

CERTIFICADOS

Os certificados somente serão concedidos aos participantes que obtiverem, pelo menos, 75% de frequência com a efetivação das diversas atividades modulares propostas no ambiente virtual de aprendizagem.

Os certificados de participação serão gerados online, com base nas informações contidas na ficha de inscrição, portanto, é preciso atentar para o preenchimento da mesma.  Não é permitido abreviar dados e nomes. Não serão emitidas segundas vias de certificados ou procedidas correções em certificados quando o erro for ocasionado por informação incorreta do responsável pela inscrição.

COORDENADOR DO EVENTO:

Prof. Me. Givago Dias Mendonça

Data do Evento

De 21/10/2017 a 25/11/2017

Prazo de Inscrição

19/10/2017

As inscrições para este eventos foram encerradas.