Unifamma adere à campanha #PraCegoVer nas redes sociais

maio 24, 2017 Sem categoria 150

Como forma de promover a acessibilidade aos usuários cegos nas redes sociais, foi criada a campanha #PraCegoVer. A campanha usa a hashtag para agrupar publicações com descrição em texto das imagens postadas. Assim, esses usuários conseguem interpretar as publicações completamente nas na internet.

 

Atualmente, milhares de pessoas cegas usam o Facebook com auxílio de programas leitores de tela capazes de transformar em voz o conteúdo dos sites. Contudo, as imagens necessitam ser descritas, para que os leitores consigam transmiti-las às pessoas com deficiência visual.

 

A audiodescrição é uma tradução que consiste em transformar imagens em palavras, obedecendo a critérios de acessibilidade, respeitando as características do público a que se destina. É produzida, principalmente, para pessoas cegas, mas tem beneficiado outras como as com dislexia, deficiência intelectual ou com déficit de atenção, por exemplo.

 

Muitas empresas de grande porte como Coca-Cola, Avon e até a Google já participam da campanha, utilizando a hashtag #PraCegoVer seguida da descrição da imagem. Por isso, a Unifamma não podia ficar de fora desse exemplo de acessibilidade e cidadania, promovendo sempre uma boa experiência a todos que veem o nosso conteúdo.

 

Por que “#PraCegoVer”?

 

No Brasil existem cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 585 mil totalmente cegas. Essas pessoas comem, vestem, passeiam, usam o Facebook, assistem a programas de TV, consomem, vão ao dentista, ao pediatra, ao geriatra mas, pasme, são ignoradas por escolas, instituições, empresas, como se estivessem revestidas por um manto de invisibilidade.

 

#PraCegoVer carrega em si o princípio de que a cegueira às vezes está nos olhos de quem enxerga. Ele existe para o cego que não enxerga a imagem e para o vidente que não enxerga o cego. É uma provocação, um chamamento para as pessoas se enxergarem mais, saírem de suas zonas de conforto e perceberem que podem fazer acessibilidade, mesmo que seja uma breve descrição de uma imagem na internet.

Comentários

Deixe sua mensagem