Evento Científico

maio 29, 2012 UnirConhecimento 60

Entre os dias 22 e 24 de maio, a Faculdade Metropolitana de Maringá realizou o X Ciclo de Estudos Contábeis, com objetivo de proporcionar à comunidade acadêmica o contato com novos conhecimentos a respeito dos caminhos para uma boa formação profissional contábil. Para tanto, levou-se em consideração a realidade atual da sociedade em relação ao desenvolvimento econômico, político e social. O Ciclo contou com a participação de, aproximadamente, 200 alunos.
A palestra de abertura do evento foi proferida pela Profª. Dra. Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo (UFPR), que discutiu a temática “Perspectivas sobre pesquisa acadêmica em contabilidade no Brasil”. De acordo com o coordenador do curso, Prof. Me. Nilson Facci, a escolha do tema objetivou incitar a reflexão sobre a importância da pesquisa para o papel do profissional de Ciências Contábeis na sociedade.
Esta preocupação em aproximar a prática contábil das teorias apreendidas em sala de aula, bem como da pesquisa científica, também foi tratada, no terceiro dia do evento, na mesa redonda “Formação do Profissional Contábil e as necessidades das organizações”, debatida pelos professores Dr. Paulo Moreira da Rosa, Paulo Rossi e o empresário Gilmar da Silva Duarte. Neste mesmo dia, foi realizada outra palestra intitulada “Trabalho e Estudo: motivação para a busca da realização profissional”, conduzida pelo palestrante Amauri Crozariolli.
O evento recebeu 12 artigos científicos, que foram apresentados no dia 22 de maio.
Segundo a coordenadora do Ciclo, Profª Me. Edna Mitiko Oto, “os alunos se envolveram em todas as atividades, participaram das palestras e assistiram atentos às comunicações orais apresentadas pelos acadêmicos”. A professora complementou: “a palestra de abertura, que abordou a pesquisa científica e a contabilidade, também chamou muito a atenção dos alunos. Após a palestra, alguns alunos me disseram que também gostariam de fazer pesquisa”, afirmou Edna.