Semana Pedagógica

janeiro 29, 2012 UnirConhecimento 49

A Faculdade Metropolitana de Maringá UNIFAMMA promoveu entre os dias 24 e 26 de fevereiro, reunião pedagógica com o corpo docente da Instituição, que teve por objetivo oferecer suporte pedagógico, ou seja, subsídios para a organização e desenvolvimento das atividades para o período letivo.
No primeiro dia, os professores participaram de uma palestra formativa sobre “Didática em sala de aula”, com o Prof. Dr. João Luiz Gasparin (UEM), que discorreu acerca dos tipos de aula, bem como sobre a dialética do processo de aula, os elementos estruturantes da organização didática e o planejamento de ensino-aprendizagem. O palestrante ainda esclareceu dúvidas levantadas pelos professores e compartilhou um pouco de sua experiência em sala de aula. O Prof. Gasparin, como é mais conhecido, é docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, autor e organizador de diversos livros, que tratam, sobretudo, dos métodos de ensino e da didática.
Para ele, o processo de ensino-aprendizagem deve ser estudado durante toda a carreira docente. “Todo professor deve ter domínio do conhecimento específico, independente de sua formação em bacharel ou licenciatura. Mas, a didática e o processo de ensino-aprendizagem devem ser sempre objetos de estudo do professor, por isso é louvável o investimento da Instituição acerca deste aspecto na Semana Pedagógica, pois oportuniza, ao professor, o aprofundamento das temáticas”, relata Gasparin.
Na sequência, a colaboradora Ana Paula Peres Oliveira explicitou a forma de acesso e cadastro de professores e alunos na Plataforma Moodle, e o Prof. Esp. Júlio César Wunderlich demonstrou e ilustrou inúmeras possibilidades educativas que o recurso comporta. A Plataforma será utilizada na Instituição como uma nova e rica ferramenta na consecução das propostas pedagógicas dos cursos.
Nos dias 25 e 26, os coordenadores realizaram reuniões com os professores dos respectivos cursos. O objetivo maior foi o de planejarem as atividades de ensino e levantarem propostas de atividades para o ano letivo de 2012. Nas reuniões também foram discutidas questões referentes ao funcionamento da biblioteca e da secretaria da Faculdade.

Comentários

Deixe sua mensagem