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NIVELAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA
O curso procura apresentar vários aspectos da Língua Portuguesa, com o intuito de auxiliar o(a) discente a desenvolver sua capacidade de leitura, de interpretação de textos diversos e de produção de enunciados coerentes e coesos.
A QUEM SE DESTINA
Todos os acadêmicos da instituição, tanto na modalidade a distância quanto presencial.
METODOLOGIA
O projeto de ensino será veiculado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da instituição, no qual os materiais de estudos serão disponibilizados (apostila e videoaulas), bem como as atividades e fóruns para discussão. Tais atividades terão prazo para a realização. O curso acontecerá em modo e-learning por meio da plataforma. Ao final do curso, será concedido aos participantes que obtiveram o mínimo de 75% de participação o certificado/ declaração de participação.
PROGRAMAÇÃO
22/04 a 29/04 – Módulos 1 e 2:
O primeiro módulo, Elementos da comunicação, funções de linguagem e denotação/conotação, aborda os elementos da comunicação e funções da linguagem para que o(a) aluno(a) conscientize-se que é por meio da linguagem que realizamos diferentes ações, transmitimos informações, sensações e construímos representações, ou seja, é por meio da linguagem que organizamos nossa vida em diferentes aspectos. Também, neste módulo, são abordadas a denotação e a conotação, pois as palavras não apresentam apenas um significado objetivo e literal, mas, sim, uma variedade de significados e efeitos de sentido, dependendo do contexto.
O segundo módulo, Variação linguística, pontuação e crase, prioriza a variação linguística para enfatizar que a língua apresenta muitas variações e passa por mudanças no tempo (historicamente, socialmente e geograficamente), porque é um fenômeno natural; a pontuação, que são marcações gráficas que servem para compor a coesão; a coerência textual, para ressaltar as especificidades semânticas e pragmáticas; e a crase, que pode ser utilizada em vários casos, mas, principalmente quando existe o encontro da preposição “a” com o artigo “a”.
29/04 a 06/05 – Módulos 3 e 4:
O terceiro módulo, Pressuposto, subentendido e intertextualidade, discute as informações implícitas, que são os pressupostos e os subentendidos, para entender que durante a leitura é necessário reconhecer os implícitos e fazer inferências para compreender e interpretar um texto. Também reservamos espaço para o fenômeno da intertextualidade, visto que é necessário o conhecimento de mundo para avançar no nível de compreensão de um texto.
O quarto módulo, Texto verbal, não verbal, hibridismo e níveis de leitura, privilegia o texto verbal, não verbal e híbrido, além dos níveis de leitura, coesão e coerência. O estudo tem por finalidade identificar a interdependência semântica entre os elementos constituintes de um texto. No tópico dos níveis de leitura, o(a) aluno(a) depara-se com a seguinte afirmação: a leitura, capaz de formar cidadãos, exige capacidade crítica, mobilização de conhecimentos prévios para preencher os vazios do texto. Porém, muitos não avançam na leitura. São os chamados analfabetos funcionais, visto que estacionam na primeira etapa, que é a decodificação das palavras.
06/05 a 13/05 – Módulos 5 e 6:
O quinto módulo, Concordância e regência verbal e nominal, aborda a importância da concordância verbal e nominal na produção oral e escrita. No caso da concordância verbal, é importante saber a combinação entre verbo e s