[vc_row][vc_column][vc_column_text]

NIVELAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

O curso procura apresentar vários aspectos da Língua Portuguesa, com o intuito de auxiliar o(a) discente a desenvolver sua capacidade de leitura, de interpretação de textos diversos e de produção de enunciados coerentes e coesos.

 

A QUEM SE DESTINA

Todos os acadêmicos da instituição, tanto na modalidade a distância quanto presencial.

 

METODOLOGIA

O projeto de ensino será veiculado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da instituição, no qual os materiais de estudos serão disponibilizados (apostila e videoaulas), bem como as atividades e fóruns para discussão. Tais atividades terão prazo para a realização. O curso acontecerá em modo e-learning por meio da plataforma. Ao final do curso, será concedido aos participantes que obtiveram o mínimo de 75% de participação o certificado/ declaração de participação.

 

PROGRAMAÇÃO

22/04 a 29/04 – Módulos 1 e 2:

O primeiro módulo, Elementos da comunicação, funções de linguagem e denotação/conotação, aborda os elementos da comunicação e funções da linguagem para que o(a) aluno(a) conscientize-se que é por meio da linguagem que realizamos diferentes ações, transmitimos informações, sensações e construímos representações, ou seja, é por meio da linguagem que organizamos nossa vida em diferentes aspectos. Também, neste módulo, são abordadas a denotação e a conotação, pois as palavras não apresentam apenas um significado objetivo e literal, mas, sim, uma variedade de significados e efeitos de sentido, dependendo do contexto.

O segundo módulo, Variação linguística, pontuação e crase, prioriza a variação linguística para enfatizar que a língua apresenta muitas variações e passa por mudanças no tempo (historicamente, socialmente e geograficamente), porque é um fenômeno natural; a pontuação, que são marcações gráficas que servem para compor a coesão; a coerência textual, para ressaltar as especificidades semânticas e pragmáticas; e a