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NIVELAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

O curso procura apresentar vários aspectos da Língua Portuguesa, com o intuito de auxiliar o(a) discente a desenvolver sua capacidade de leitura, de interpretação de textos diversos e de produção de enunciados coerentes e coesos.

 

A QUEM SE DESTINA

Todos os acadêmicos da instituição, tanto na modalidade a distância quanto presencial.

 

METODOLOGIA

O projeto de ensino será veiculado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da instituição, no qual os materiais de estudos serão disponibilizados (apostila e videoaulas), bem como as atividades e fóruns para discussão. Tais atividades terão prazo para a realização. O curso acontecerá em modo e-learning por meio da plataforma. Ao final do curso, será concedido aos participantes que obtiveram o mínimo de 75% de participação o certificado/ declaração de participação.

 

PROGRAMAÇÃO

22/04 a 29/04 – Módulos 1 e 2:

O primeiro módulo, Elementos da comunicação, funções de linguagem e denotação/conotação, aborda os elementos da comunicação e funções da linguagem para que o(a) aluno(a) conscientize-se que é por meio da linguagem que realizamos diferentes ações, transmitimos informações, sensações e construímos representações, ou seja, é por meio da linguagem que organizamos nossa vida em diferentes aspectos. Também, neste módulo, são abordadas a denotação e a conotação, pois as palavras não apresentam apenas um significado objetivo e literal, mas, sim, uma variedade de significados e efeitos de sentido, dependendo do contexto.

O segundo módulo, Variação linguística, pontuação e crase, prioriza a variação linguística para enfatizar que a língua apresenta muitas variações e passa por mudanças no tempo (historicamente, socialmente e geograficamente), porque é um fenômeno natural; a pontuação, que são marcações gráficas que servem para compor a coesão; a coerência textual, para ressaltar as especificidades semânticas e pragmáticas; e a crase, que pode ser utilizada em vários casos, mas, principalmente quando existe o encontro da preposição “a” com o artigo “a”.

 

29/04 a 06/05 – Módulos 3 e 4:

O terceiro módulo, Pressuposto, subentendido e intertextualidade, discute as informações implícitas, que são os pressupostos e os subentendidos, para entender que durante a leitura é necessário reconhecer os implícitos e fazer inferências para compreender e interpretar um texto. Também reservamos espaço para o fenômeno da intertextualidade, visto que é necessário o conhecimento de mundo para avançar no nível de compreensão de um texto.

O quarto módulo, Texto verbal, não verbal, hibridismo e níveis de leitura, privilegia o texto verbal, não verbal e híbrido, além dos níveis de leitura, coesão e coerência. O estudo tem por finalidade identificar a interdependência semântica entre os elementos constituintes de um texto. No tópico dos níveis de leitura, o(a) aluno(a) depara-se com a seguinte afirmação: a leitura, capaz de formar cidadãos, exige capacidade crítica, mobilização de conhecimentos prévios para preencher os vazios do texto. Porém, muitos não avançam na leitura. São os chamados analfabetos funcionais, visto que estacionam na primeira etapa, que é a decodificação das palavras.

 

06/05 a 13/05 – Módulos 5 e 6:

O quinto módulo, Concordância e regência verbal e nominal, aborda a importância da concordância verbal e nominal na produção oral e escrita. No caso da concordância verbal, é importante saber a combinação entre verbo e sujeito. Já na nominal, a combinação das palavras na frase, isto é, quando o substantivo concorda com seu determinante (artigo, numeral, adjetivo, pronome adjetivo).

O sexto módulo, Estruturação do parágrafo, trabalhará com: objetividade; concisão; clareza; coerência e coesão e debate sobre o conjunto de períodos que representam uma ideia resultando em um parágrafo coeso. O parágrafo deve conter a introdução (tópico frasal), desenvolvimento (ampliação do tópico frasal, das ideias secundárias e da exposição de argumentos) e conclusão (retomada da ideia central associando-a aos pressupostos mencionados no desenvolvimento).

 

13/05 a 20/05 – Módulos 7 e 8:

O sétimo módulo, Tipos e gêneros textuais, discute sobre as diferenças dessas duas nomenclaturas para levar o(a) aluno(a) a reconhecer as diferentes situações de uso desses textos, conforme a finalidade da comunicação, visto que, quando estabelecemos tipologias claras e concisas para os textos, fica mais fácil interpretá-los e produzi-los.

O oitavo módulo, Norma culta padrão, prioriza o emprego de bom/mau; onde/aonde; colocação pronominal e colocação dos porquês, pois são regras que possuem um sentido próprio e devem ser usadas no contexto correto para se evitar ambiguidades.

 

20/05 a 27/05 – Módulos 9 e 10:

O nono módulo, Novo Acordo Ortográfico – alguns casos, apresenta as principais mudanças ocorridas na Língua Portuguesa em relação à ortografia. Essa alteração está em vigor desde 2009. O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado pelos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), unificou as duas ortografias oficiais do português – uma adotada pelo Brasil e outra pelos demais países lusófonos.

O último módulo, Exercícios comentados – ENEM e ENADE, reserva alguns exercícios comentados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para que o(a) aluno(a) entenda a importância da Língua Portuguesa nas diferentes situações de comunicação, pois trata-se da língua que falamos, da língua com a qual nos comunicamos e por meio da qual nos expressamos.

 

INSCRIÇÕES

Pelo site: https://www.unifamma.edu.br/blog/evento/nivelamentodelinguaportuguesa

 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

De 03 a 19 de abril de 2019

 

INVESTIMENTO

Gratuito

 

CARGA HORÁRIA

30 horas

 

CERTIFICADOS

Os certificados somente serão concedidos aos participantes inscritos que obtiverem uma frequência de 75%. Os certificados de participação serão gerados on-line, com base nas informações contidas na ficha de inscrição, portanto, é preciso atentar para o preenchimento da mesma.  Não é permitido abreviar dados e nomes. Não serão emitidas segundas vias de certificados ou procedidas correções em certificados quando o erro for ocasionado por informação incorreta do responsável pela inscrição.

 

COORDENADORES DO CURSO:

Prof.ª Dr.ª Adriana dos Santos Souza Crevelin

Prof. Me. Givago Dias Mendonça

 Prof.ª Me. Tatiane Caldeira dos Santos Bernardo.

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