[vc_row][vc_column][vc_column_text]

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2021

 

A REITORIA E A PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO METROPOLITANO DE MARINGÁ, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, PUBLICAM A ABERTURA DE VAGAS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIC, para acadêmicos da modalidade presencial e a distância, em 2021.

 

No período de 11 de março a 20 de julho de 2020, estão abertas as inscrições para alunos da graduação presencial e a distância matriculados no Centro Universitário Metropolitano de Maringá – UNIFAMMA. Os candidatos podem participar do PIC desde que se inscrevam conforme orientações dispostas neste edital e sigam os critérios apresentados.

 

O Programa de Iniciação científica tem por finalidade desenvolver o pensamento reflexivo, científico, estimulando práticas de investigação institucionalizada e despertando o interesse pela pesquisa acadêmica.

 

Os candidatos poderão participar do PIC como alunos bolsistas (remunerados) e alunos voluntários (não remunerados). As vagas são definidas conforme o número de projetos de pesquisas propostos pelos docentes-orientadores.

 

Os alunos da modalidade EAD poderão se inscrever dentro da modalidade PIC.

 

1. REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA:

 

O candidato interessado em participar do PIC na qualidade de aluno bolsista deverá atender os seguintes requisitos para se candidatar ao processo seletivo:

 

a)    Estar regularmente matriculado em um curso de graduação;

b)    Estar em dia com as obrigações financeiras perante à instituição;

c)    Ter sido aprovado integralmente no primeiro semestre do curso de graduação e não estar no último ano/módulo do curso em 2021;

d)    Apresentar bom desempenho acadêmico, não tendo reprovações em qualquer disciplina no semestre anterior;

e)    Não ter sofrido nenhuma aplicação de sanção disciplinar por meio de advertência ou suspensão;

f)     Preencher o formulário de inscrição do PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (anexo);

g)    Alunos do Centro Universitário Metropolitano de Maringá – UNIFAMMA oriundos de cursos na modalidade a distância poderão participar como voluntários.

h)    O aluno de Iniciação Científica da modalidade PIBIC (bolsista) não poderá receber, simultaneamente, nenhuma outra bolsa de caráter acadêmico.

i)      O aluno de Iniciação Científica da modalidade PIBIC (bolsista) deverá dedicar 12 (doze) horas semanais à pesquisa.

j)      O aluno da modalidade PIC poderá dedicar até 12 (doze) horas semanais à pesquisa. A carga horária de Iniciação Científica da modalidade PIC deverá ser acordada entre orientando e orientador.

k)    O aluno bolsista do PROUNI só poderá desenvolver projeto de pesquisa na modalidade PIC (voluntário).

 

 

2. INSCRIÇÕES

 

a)    Período de inscrição 11 de março a 20 de julho de 2020;

b)    A inscrição será feita mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição do PIC (ver anexo – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA) no site da UNIFAMMA.

c)    Não serão homologadas as inscrições que não estiverem instruídas dos documentos listados e que não atendam ao disposto no presente Edital.

 

3. PROCESSO DE SELEÇÃO

 

A seleção será feita com base nos seguintes critérios:

 

O aluno orientando:

 

a)    Não poderá ter reprovação nas disciplinas do curso a que pertence;

b)    Não poderá estar nem no primeiro nem no último ano do curso em 2021;

c)    Deverá apresentar disponibilidade para participação nas atividades anuais da IC, disponibilizando 12 horas semanais (no mínimo), alunos na condição PIBIC e até 12 horas semanais, alunos na condição PIC;

d)    A classificação final será obtida por meio da média curricular anual.

 

4. REQUISITOS PARA CANDIDATO A BOLSA

 

O candidato interessado em ser bolsista do Programa de Iniciação científica deverá atender os seguintes requisitos:

 

a)    Ter tempo para se dedicar à Pesquisa observando as horas definidas para bolsistas (12 horas semanais);

b)    Ter projeto de iniciação científica aprovado pelo CONSEPE;

c)    Não ser beneficiário de incentivos financeiros. C