Faça já sua inscrição

Apresentação

O Brasil está entre os oito maiores mercados consumidores de vestuário, cama, mesa e banho do mundo e foi o que mais cresceu nos últimos dez anos. A indústria da moda é o segundo maior empregador na indústria de transformação e também segundo maior gerador do primeiro emprego. A moda constitui uma grande cadeia integrada e, para enfrentar a concorrência, aposta nas diretrizes da inovação, da criatividade, do empreendedorismo.
Os brasileiros estão cada vez mais adeptos das compras pela internet, inclusive no segmento de moda e acessórios. O mercado de moda online movimenta cerca de 1 trilhão de dólares no mundo todo. O e-commerce de moda é uma realidade no Brasil. Essa categoria é a número um em volume de pedidos no e-commerce brasileiro. Um em cada três brasileiros já comprou roupas e acessórios pela internet, acabando com o tabu de que “é preciso vestir para comprar”. Este curso justifica-se pela necessidade de profissionais que atendam as demandas de desenvolvimento e operação de lojas virtuais.

Objetivos

Capacitar o profissional a elaborar um plano de desenvolvimento e operação de lojas virtuais com base em elementos do varejo eletrônico e do visual merchandising, unindo as vertentes – moda e e-commerce – com foco no resultado.

Profissionais de Direito e áreas afins.

Carga horária

Carga horária: 360 horas

Concepção do programa

A concepção do curso segue todas as normas estabelecidas na Resolução nº 1 de 8 de junho de 2007. Os conteúdos curriculares estão bem articulados com a concepção do mesmo. As aulas serão ministradas na modalidade à distância.

Estrutura curricular / Carga horária

MÓDULO 1
DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa Científica – METEP40h
Fundamentos do Design40h
Linguagem Visual40h
CARGA HORÁRIA 120
MÓDULO 2
DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Processo Criativo40h
Cenários da Moda 20h
Moda e Comportamento do Consumidor20h
E-Commerce para o Mercado de Moda40h
CARGA HORÁRIA 120h
MÓDULO 3
DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Marketing Digital para Moda40h
Plataformas para E-Commerce de Moda40h
Estratégias em Redes Sociais20h
Tcc20h
CARGA HORÁRIA 120h
CARGA HORÁRIA TOTAL360h

Conteúdo programático (Componentes curriculares e ementas)

 

Componente curricular: Metodologia da Pesquisa Científica
Ementa: Estudo da produção do conhecimento científico. A pesquisa na área da Educação. Elaboração de trabalhos científicos: projetos, artigos, monografias e normas da ABNT.

 

Componente curricular: Fundamentos do Design
Ementa: A história e a teoria do design e suas implicações sociológicas, antropológicas, psicológicas e artísticas. O design e a globalização: aspectos históricos das relações entre as diferentes unidades de concepção, produção e comercialização. Metodologia e teoria do design e as implicações filosóficas. A percepção visual e sua importância na concepção do design. Elementos e princípios do design.

 

Componente curricular: Linguagem Visual  
Ementa: Aspectos artísticos e estéticos dos elementos da linguagem visual. Relações de composição. Utilização de cores e formas. Teoria da Gestalt.

 

Componente curricular:  Processo Criativo
Ementa: Definições de criação, inovação e criatividade. Os processos criativos e seu uso na prática do Design. Desenvolvimento e a aplicação prática de técnicas criativas. Bloqueios e Desbloqueadores. Técnicas de geração de ideias. Os processos criativos a partir de seus modos de produção, como complexas redes em permanente construção, necessárias à abordagem de certas questões modernas e contemporâneas que envolvem a intricada relação produtos/processos.

 

Componente curricular:  Cenários da Moda

Fundamenta os princípios da economia da Moda global, apresenta os diferentes negócios e mercados da Moda. Analisa o ambiente de negócios, a influência do macro ambiente e identifica como o contexto econômico, social e cultural modifica os processos, responsabilidades e potencialidades dos negócios da Moda.

 

Componente curricular:   Moda e Comportamento do Consumidor
Ementa: os fatores de influência no comportamento de compra, teorias da racionalidade econômica, comportamental, psicanalítica, social e antropológica. Identifica e analisa os tipos de compras, o processo decisório de consumo, amplia o conhecimento de estilos de vida e estratégias de abordagem com a finalidade de oferecer uma melhor compreensão das práticas e hábitos de compra do consumidor

 

Componente curricular:   E-commerce para o Mercado de Moda
Ementa: Introduz ao e-commerce, estratégia das empresas via internet, aborda o consumidor on-line, o marketing em negócios na Internet, com a finalidade de introduzir o aluno à evolução das políticas, estratégias e ferramentas de negócios da Moda contemporâneo. Explora conceitos específicos para a gestão de uma loja virtual no segmento de moda, e mostra como potencializar o seu negócio online de forma a atingir as metas estabelecidas e conhecer o ecossistema de um comércio eletrônico de moda.

 

Componente curricular:  Marketing Digital para Moda
Ementa: Estratégias no Google, SEO, Links patrocinados, E-mail marketing, Programas de Afiliados, Mídias gráficas e formatos especiais, Comparadores de preço.

 

Componente curricular: Plataformas para e-commerce de Moda
Ementa: Arquitetura de uma loja virtual, Sistemas necessários para se ter um e-commerce de moda?, O que é uma plataforma de e-commerce?, Como escolher a plataforma, O que é um ERP?, Como escolher um ERP, Usabilidade e experiência do usuário, Técnicas para aumento das taxas de conversão, Fluxograma dos pedidos, Como gerenciar os status, Gestão de estoques, Dicas de performance operacional, Particularidades contábeis e tributárias no e-commerce de moda

 

Componente curricular: Estratégias em Redes Sociais
Ementa: Blogs e conteúdos sociais, Atendimento SAC 2.0, Gestão de crises 2.0, Conteúdos que geram engajamento, Relacionamento com blogueiras, Facebook marketing, Twitter, Pinterest, Instagram, outras redes sociais de importância em moda, cases de sucesso.

 

Componente curricular: Trabalho de Conclusão de Curso
Ementa: Orientação na elaboração do projeto de trabalho de conclusão de curso. 2. Levantamento e fichamento bibliográfico para fundamentação teórica e o desenvolvimento dos tópicos: introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados esperados, cronograma e referências bibliográficas. 3. Orientação da escrita de acordo com as normas de trabalhos acadêmicos da instituição.

Corpo docente

DISCIPLINADOCENTEINSTITUIÇÃOTITULAÇÃO
Metodologia da pesquisa Cientifica   Daiane Boiago UnifammaMestre
Fundamentos do Design Paula Furlan UnicesumarMestre
Linguagem Visual  Denis MartinsUnicesumarMestre
Processo Criativo Carina Seron UnifammaMestre
Cenários da moda Sandra FranchiniUnicesumarMestre
Moda e comportamento do Consumidor Sandra FranchiniUnicesumarMestre
E-commerce para o mercado de moda Cibelle VallimUnifammaMestre
Marketing digital para moda  Marcelo ChristianUemMestre
Plataformas para e-commerce de modaPaula Linke Unifamma Doutora
Estratégias em redes sociaisMarcela BorgesUnicesumarEspecialista
TccCibelle VallimUnifammaMestre

Metodologia
Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu EAD são caracterizados pela oferta de um conjunto de disciplinas a distância e pela elaboração de um trabalho individual de conclusão de curso, com o objetivo de formar profissionais qualificados. As disciplinas são divididas em unidades de estudos elaboradas conforme os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Educação a Distância (NEDU) da UNIFAMMA.
Ao promover os cursos de pós-graduação o Centro Universitário Metropolitano de Maringá orienta-se pelo propósito de construção de competências profissionais que possibilitem responder adequadamente aos diferentes desafios colocados à formação dos profissionais de diferentes áreas de atuação. Ainda que possam ser valorizados por si mesmo, os conteúdos da formação não terão qualquer utilidade, do ponto de vista profissional, se não favorecerem a construção das competências.
Para tanto, serão usadas Tecnologias da Informação por meio da plataforma moodle. Os componentes curriculares serão organizados da seguinte forma: Para componentes de 20 horas: 8 video aulas com duração mínima de 10 minutos, 4 processos avaliativos, incluindo questões discursivas e entrevista dirigida ao professor do componente. A entrevista será gravada com o intuito de abordar junto ao docente os principais aspectos relacionados à disciplina no que tange à sua contribuição para a formação em nível de pós-graduação, bem como a perspectiva de agregar conhecimentos para a formação profissional. Para disciplina de 40 horas: 8 video aulas com duração mínima de 10 minutos, 8 processos avaliativos, incluindo questões discursivas e entrevista dirigida ao professor do componente. Os materiais utilizados como complemento pedagógico de cada componente curricular serão artigos, textos publicados provenientes de bases de dados qualificados, bem como de periódicos científicos constantes do Qualis/CAPES e biblioteca digital. Para a conclusão do curso, deverá ser apresentado um trabalho final mediante banca de defesa presencial.
Infraestrutura física

A IES possui um setor responsável por sua gestão tecnológica. O parque tecnológico disponível aos alunos, professores e colaboradores da IES, possui computadores conectados à internet, para desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas. Os computadores estão distribuídos em 04 (quatro) laboratórios, sendo 02 (dois) laboratórios com 50 (cinquenta) máquinas cada e 02 (dois) com 20 (vinte) computadores cada. Há ainda as máquinas presentes nos setores administrativos do Campus, bem como na biblioteca.

Os laboratórios funcionam diariamente a partir das 8 horas até às 22h 30min. Aos sábados, o horário é das 8h até às 18 horas, de forma a prover acesso ao alunado que não dispõe de tempo durante a semana e/ou recursos de informática em outro ambiente que não o da IES.

O Núcleo de Educação a Distância (NEDU) conta com laboratório de informática devidamente equipado, sala de tutoria equipada com computadores, sala administrativas, salas de coordenações, estúdio de gravação/produção e salas de apoio.  Também utiliza toda a estrutura física da IES, garantindo, dessa forma, a qualidade e excelência no ensino ofertado na modalidade semi-presencial e a distância.

Critério de seleção
Análise do currículo.
Sistema de avaliação

Toda disciplina cursada pelo aluno será avaliado o seu desempenho. O desempenho do aluno em cada disciplina será avaliado exclusivamente pelo Professor Tutor por meio de provas, trabalhos, projetos e atividades práticas, devendo ser considerada também a participação e interesse demonstrados pelo aluno. O curso inclui, obrigatoriamente, defesa presencial do TCC individual.

Controle de frequência
A

A frequência mínima exigida é de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades presenciais das disciplinas, se houver, conforme Resolução CNE/CES nº 1 de 08 de junho de 2007. A presença nas provas presenciais e na defesa da monografia ou TCC é obrigatória.

Trabalho de conclusão

Será exigido trabalho monográfico que além de atender as exigências legais, como instrumento de conclusão de curso reflete a pesquisa realizada sobre um conteúdo relevante que obedece aos parâmetros metodológicos e científicos, com elaboração de acordo com as normas da ABNT e com os critérios estabelecidos pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá.

Certificação

O Centro Universitário Metropolitano de Maringá certificará os alunos, atribuindo-lhe o título de Especialista àqueles que atenderem as condições legais: frequência, média sete (7,0), apresentação de trabalho de conclusão de curso e apresentação de documentação nos termos da resolução nº 01/2007.

Indicadores do desempenho

O desempenho do curso é medido por meio das atividades realizadas em cada componente curricular, as notas das avaliações refletem a relação ensino-aprendizagem e nos dá o feedback do trabalho realizado pelo professor e pela instituição. O resultado do desempenho está na equivalência de alunos matriculados no curso e nos títulos de especialista expedidos.

Currículo do Curso

Nenhum currículo encontrado!

Course Reviews

N.D

ratings
  • 5 stars0
  • 4 stars0
  • 3 stars0
  • 2 stars0
  • 1 stars0

No Reviews found for this course.

0 ALUNOS INSCRITOS

    Pós Graduação EAD

    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    © Copyright 2012 - 2019. Desenvolvido pelo Núcleo de Sistemas de Informação(NSI) da UNIFAMMA - Centro Universitário Metropolitano de Maringá. Todos os direitos reservados.