Faça já sua inscrição

Apresentação

O Brasil está entre os oito maiores mercados consumidores de vestuário, cama, mesa e banho do mundo e foi o que mais cresceu nos últimos dez anos. A indústria da moda é o segundo maior empregador na indústria de transformação e também segundo maior gerador do primeiro emprego. A moda constitui uma grande cadeia integrada e, para enfrentar a concorrência, aposta nas diretrizes da inovação, da criatividade, do empreendedorismo.

Muitas são as formas atuais de produção e comercialização de produtos de moda: venda por varejo físico, vendas por catálogo, comércio eletrônico, exportação e prestação de serviço individual. Com o crescimento das redes de fast fashion o visual merchandising ganha cada vez mais espaço no mercado sendo uma estratégia de varejo que trabalha o ambiente do ponto de venda, criando identidade e personalidade por meio do design e da disposição dos produtos.

Para atender essa nova demanda o mercado necessita de profissionais qualificados e que possuam um diferencial. O profissional especialista em visual merchandising poderá atuar como autônomo, consultor ou no varejo.

Objetivos

Capacitar o profissional a organizar a loja de forma a criar identidade e personalidade por meio do design e da disposição dos produtos, motivando e influenciando as decisões de compra dos consumidores e, ampliando assim, as possibilidades de venda.

Público-alvo

O Centro Universitário Metropolitano de Maringá oferece cursos de Pós-graduação Lato Sensu EAD a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendem às exigências contidas na Resolução CNE/CES nº 01, de 08 de junho de 2007 e na legislação complementar pertinente.

O curso de visual merchandising é indicado para profissionais da área de moda, arquitetos, decoradores proprietários de lojas, gerentes, vendedores e consultores.

Carga horária

Carga horária: 360 horas

Concepção do programa

A concepção do curso segue todas as normas estabelecidas na Resolução nº 1 de 8 de junho de 2007. Os conteúdos curriculares estão bem articulados com a concepção do mesmo.  As aulas serão ministradas na modalidade à distância.

 

Estrutura curricular / Carga horária

MÓDULO 1
DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa Científica – METEP40h
Fundamentos do Design40h
Linguagem Visual40h
CARGA HORÁRIA 120
MÓDULO 2
DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Processo Criativo40h
Cenários da Moda 20h
Moda e Comportamento do Consumidor20h
E-Commerce para o Mercado de Moda40h
CARGA HORÁRIA 120h
MÓDULO 3
DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Vitrina o Primeiro Vendedor40h
Layout do Espaço de Venda40h
Calendário Promocional, Ferramentas e Criatividade20h
Tcc20h
CARGA HORÁRIA 120h
CARGA HORÁRIA TOTAL360h

Conteúdo programático (Componentes curriculares e ementas)

Componente curricular: Metodologia da Pesquisa Cientifica
Ementa: Estudo da produção do conhecimento científico. A pesquisa na área da Educação. Elaboração de trabalhos científicos: projetos, artigos, monografias e normas da ABNT.

 

Componente curricular: Fundamentos do Design
Ementa: A história e a teoria do design e suas implicações sociológicas, antropológicas, psicológicas e artísticas. O design e a globalização: aspectos históricos das relações entre as diferentes unidades de concepção, produção e comercialização. Metodologia e teoria do design e as implicações filosóficas. A percepção visual e sua importância na concepção do design. Elementos e princípios do design.

 

Componente curricular: Linguagem Visual  
Ementa: Aspectos artísticos e estéticos dos elementos da linguagem visual. Relações de composição. Utilização de cores e formas. Teoria da Gestalt.

 

Componente curricular:  Processo Criativo
Ementa: Definições de criação, inovação e criatividade. Os processos criativos e seu uso na prática do Design. Desenvolvimento e a aplicação prática de técnicas criativas. Bloqueios e Desbloqueadores. Técnicas de geração de ideias. Os processos criativos a partir de seus modos de produção, como complexas redes em permanente construção, necessárias à abordagem de certas questões modernas e contemporâneas que envolvem a intricada relação produtos/processos.

 

Componente curricular:  Cenários da Moda

Fundamenta os princípios da economia da Moda global, apresenta os diferentes negócios e mercados da Moda. Analisa o ambiente de negócios, a influência do macro ambiente e identifica como o contexto econômico, social e cultural modifica os processos, responsabilidades e potencialidades dos negócios da Moda.

 

Componente curricular:   Moda e Comportamento do Consumidor
Ementa: os fatores de influência no comportamento de compra, teorias da racionalidade econômica, comportamental, psicanalítica, social e antropológica. Identifica e analisa os tipos de compras, o processo decisório de consumo, amplia o conhecimento de estilos de vida e estratégias de abordagem com a finalidade de oferecer uma melhor compreensão das práticas e hábitos de compra do consumidor

 

Componente curricular:   Gerenciamento de Espaço de Varejo
Ementa: Introduz aos conceitos básicos, ao panorama atual das tendências do varejo, incluindo localização, apresentação e visual merchandising, visando uma gestão eficaz das vendas. Aborda sobre os indicadores orçamentários e do monitor que medem o desempenho da loja, os indicadores de vendas-a-categoria de cross-selling, rotação de stocks e análise de cobertura.

 

Componente curricular:  Vitrina o Primeiro Vendedor
Ementa: Conhecer os diferentes tipos de vitrinas, sua estrutura, organização e impacto no consumo de produtos de moda.

 

Componente curricular: Layout do Espaço de Venda
Ementa: Apresentar os conceitos básicos da organização espacial no PDV de modo a otimizar o ambiente e torna-lo convidativo e acolhedor ao potencial consumidor. Discutir aspectos técnicos da arquitetura comercial e composição de cores no ambiente de venda.

 

Componente curricular: Calendário Promocional, Ferramentas e Criatividade
Ementa: Analisar as principais datas comemorativas do varejo e sua relação com a organização espacial e visual do PDV, criar composições atrativas utilizando dos principais materiais para dispor os produtos no PDV.

 

Componente curricular: Trabalho de Conclusão de Curso
Ementa: Orientação na elaboração do projeto de trabalho de conclusão de curso. 2. Levantamento e fichamento bibliográfico para fundamentação teórica e o desenvolvimento dos tópicos: introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados esperados, cronograma e referências bibliográficas. 3. Orientação da escrita de acordo com as normas de trabalhos acadêmicos da instituição.
Corpo docente
DISCIPLINADOCENTEINSTITUIÇÃOTITULAÇÃO
Metodologia da Pesquisa Cientifica   Daiane Boiago UnifammaMestre
Fundamentos do Design Paula Furlan UnicesumarMestre
Linguagem Visual  Denis MartinsUnicesumarMestre
Processo Criativo Carina Seron UnifammaMestre
Cenários da Moda Sandra FranchiniUnicesumarMestre
Moda e Comportamento do Consumidor Sandra FranchiniUnicesumarMestre
Gerenciamento de Espaço de Varejo Larissa CamargoUnifammaMestre
Vitrina o Primeiro Vendedor:Marcelo ChristianUemMestre
Layout do espaço de venda:Paula Linke Unifamma Doutora
Calendário promocional, ferramentas e criatividadeMarcela BorgesUnicesumarEspecialista
TccCibelle VallimUnifammaMestre

Métodologia

Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu EAD são caracterizados pela oferta de um conjunto de disciplinas a distância e pela elaboração de um trabalho individual de conclusão de curso, com o objetivo de formar profissionais qualificados. As disciplinas são divididas em unidades de estudos elaboradas conforme os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Educação a Distância (NEDU) da UNIFAMMA.

Ao promover os cursos de pós-graduação o Centro Universitário Metropolitano de Maringá orienta-se pelo propósito de construção de competências profissionais que possibilitem responder adequadamente aos diferentes desafios colocados à formação dos profissionais de diferentes áreas de atuação. Ainda que possam ser valorizados por si mesmo, os conteúdos da formação não terão qualquer utilidade, do ponto de vista profissional, se não favorecerem a construção das competências.

Para tanto, serão usadas Tecnologias da Informação por meio da plataforma moodle. Os componentes curriculares serão organizados da seguinte forma: Para componentes de 20 horas: 8 vídeo aulas com duração mínima de 10 minutos, 4 processos avaliativos, incluindo questões discursivas e entrevista dirigida ao professor do componente. A entrevista será gravada com o intuito de abordar junto ao docente os principais aspectos relacionados à disciplina no que tange à sua contribuição para a formação em nível de pós-graduação, bem como a perspectiva de agregar conhecimentos para a formação profissional. Para disciplina de 40 horas: 8 vídeo aulas com duração mínima de 10 minutos, 8 processos avaliativos, incluindo questões discursivas e entrevista dirigida ao professor do componente. Os materiais utilizados como complemento pedagógico de cada componente curricular serão artigos, textos publicados provenientes de bases de dados qualificados, bem como de periódicos científicos constantes do Qualis/CAPES e biblioteca digital. Para a conclusão do curso, deverá ser apresentado um trabalho final mediante banca de defesa presencial.  

Infraestrutura física

A IES possui um setor responsável por sua gestão tecnológica. O parque tecnológico disponível aos alunos, professores e colaboradores da IES, possui computadores conectados à internet, para desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas. Os computadores estão distribuídos em 04 (quatro) laboratórios, sendo 02 (dois) laboratórios com 50 (cinquenta) máquinas cada e 02 (dois) com 20 (vinte) computadores cada. Há ainda as máquinas presentes nos setores administrativos do Campus, bem como na biblioteca.

Os laboratórios funcionam diariamente a partir das 8 horas até às 22h 30min. Aos sábados, o horário é das 8h até às 18 horas, de forma a prover acesso ao alunado que não dispõe de tempo durante a semana e/ou recursos de informática em outro ambiente que não o da IES.

O Núcleo de Educação a Distância (NEDU) conta com laboratório de informática devidamente equipado, sala de tutoria equipada com computadores, sala administrativas, salas de coordenações, estúdio de gravação/produção e salas de apoio.  Também utiliza toda a estrutura física da IES, garantindo, dessa forma, a qualidade e excelência no ensino ofertado na modalidade semi-presencial e a distância.

Critério de seleção
Análise do currículo.
Sistema de avaliação
Toda disciplina cursada pelo aluno será avaliado o seu desempenho. O desempenho do aluno em cada disciplina será avaliado exclusivamente pelo Professor Tutor por meio de provas, trabalhos, projetos e atividades práticas, devendo ser considerada também a participação e interesse demonstrados pelo aluno. O curso inclui, obrigatoriamente, defesa presencial do TCC individual.
Controle de frequência
A frequência mínima exigida é de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades presenciais das disciplinas, se houver, conforme Resolução CNE/CES nº 1 de 08 de junho de 2007. A presença nas provas presenciais e na defesa da monografia ou TCC é obrigatória.
Trabalho de conclusão
Será exigido trabalho monográfico que além de atender as exigências legais, como instrumento de conclusão de curso reflete a pesquisa realizada sobre um conteúdo relevante que obedece aos parâmetros metodológicos e científicos, com elaboração de acordo com as normas da ABNT e com os critérios estabelecidos pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá.
Certificação
O Centro Universitário Metropolitano de Maringá certificará os alunos, atribuindo-lhe o título de Especialista àqueles que atenderem as condições legais: frequência, média sete (7,0), apresentação de trabalho de conclusão de curso e apresentação de documentação nos termos da resolução nº 01/2007.
Indicadores do desempenho
O desempenho do curso é medido por meio das atividades realizadas em cada componente curricular, as notas das avaliações refletem a relação ensino-aprendizagem e nos dá o feedback do trabalho realizado pelo professor e pela instituição. O resultado do desempenho está na equivalência de alunos matriculados no curso e nos títulos de especialista expedidos.

Currículo do Curso

Nenhum currículo encontrado!

Course Reviews

N.D

ratings
  • 5 stars0
  • 4 stars0
  • 3 stars0
  • 2 stars0
  • 1 stars0

No Reviews found for this course.

0 ALUNOS INSCRITOS

    Pós Graduação EAD

    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    © Copyright 2012 - 2019. Desenvolvido pelo Núcleo de Sistemas de Informação(NSI) da UNIFAMMA - Centro Universitário Metropolitano de Maringá. Todos os direitos reservados.