No dia 15 de agosto comemora-se o Dia da Informática, e esta data é para celebrar a evolução dos computadores e da informática pelo mundo.

Foi nesta data, em 1943, que os norte-americanos John Eckert e John Maucly apresentaram o Eletronic Numeral Integrator Analyzer and Computer (ENIAC), o primeiro equipamento chamado de computador no mundo.

O ENIAC era um computador com capacidade de processamento de 5 mil operações por segundo e possuía 17.468 válvulas termiônicas, de 160w de potência, com objetivo de realizar cálculos.

Para efetuar os cálculos, era necessário pressionar suas teclas, fazendo conexão direta com o hardware, e a resposta destas consultas era exibida por uma sequência de lâmpadas que acendiam.

O equipamento era tão grande que para sua instalação era preciso uma área de 180m² e pesava 30 toneladas. Para fabricação do ENIAC foram investidos, aproximadamente, 500 mil dólares. Em sua primeira atividade, em 1947, seu sistema operacional funcionou por meio de grande cartões perfurados e foi operado por funcionárias do exército americano.

Imagem: Penn Today