A comunicação interna e o endomarketing são ferramentas de comunicação utilizadas pelas empresas, mas cuidado! Eles não são sinônimos. Cada ferramenta possui um direcionamento diferente. Vamos conhecê-las!

A COMUNICAÇÃO INTERNA

A comunicação interna tem o objetivo de transmitir e compartilhar informações importantes e estratégicas da empresa. Sua finalidade é

manter os funcionários alinhados e engajados com as causas, objetivos e discurso da empresa, para que todos estejam no mesmo caminho.

A comunicação interna deve ser planejada para viabilizar um ambiente saudável de trabalho, incrementar a qualidade, reforçar a segurança e

garantir ganhos de produtividade. A comunicação pode acontecer com toda a empresa ou direcionar a departamentos específicos, entre superiores e subordinados e vice-e-versa, e também entre colaboradores do mesmo nível hierárquico.

Algumas ferramentas de comunicação interna: boletins, circulares, quadros de avisos, comunicação telefônica, reuniões, jornais e revistas da empresa, e-mail, intranet, whatsapp, TV corporativa, entre outros.

O ENDOMARKETING

O Endomarketing significa marketing “voltado para dentro”, ou seja, o marketing voltado para os funcionários, com o objetivo de proporcionar o engajamento e a motivação.

Com o endomarketing incentiva a parceria, cooperação e lealdade, valorização do funcionário, e um ambiente interativo. Isso resulta na venda da imagem da empresa para o público interno, a fim de persuadi-lo e conquistá-lo.

Algumas ferramentas do endomarketing: manuais técnicos e educativos, jornal interno, jornal de parede, cartazes motivacionais, cartazes informativos, vídeos informativos e motivacionais, videoconferências, palestras, e-mail marketing, intranet, festas, happy hour, entre outros.