A comunicação interna e o endomarketing são ferramentas de comunicação utilizadas pelas empresas, mas cuidado! Eles não são sinônimos. Cada ferramenta possui um direcionamento diferente. Vamos conhecê-las!
A COMUNICAÇÃO INTERNA
A comunicação interna tem o objetivo de transmitir e compartilhar informações importantes e estratégicas da empresa. Sua finalidade é
manter os funcionários alinhados e engajados com as causas, objetivos e discurso da empresa, para que todos estejam no mesmo caminho.
A comunicação interna deve ser planejada para viabilizar um ambiente saudável de trabalho, incrementar a qualidade, reforçar a segurança e
garantir ganhos de produtividade. A comunicação pode acontecer com toda a empresa ou direcionar a departamentos específicos, entre superiores e subordinados e vice-e-versa, e também entre colaboradores do mesmo nível hierárquico.
Algumas ferramentas de comunicação interna: boletins, circulares, quadros de avisos, comunicação telefônica, reuniões, jornais e revistas da empresa, e-mail, intranet, whatsapp, TV corporativa, entre outros.
O ENDOMARKETING
O Endomarketing significa marketing “voltado para dentro”, ou seja, o marketing voltado para os funcionários, com o objetivo de proporcionar o engajamento e a motivação.
Com o endomarketing incentiva a parceria, cooperação e lealdade, valorização do funcionário, e um ambiente interativo. Isso resulta na venda da imagem da empresa para o público interno, a fim de persuadi-lo e conquistá-lo.
Algumas ferramentas do endomarketing: manuais técnicos e educativos, jornal interno, jornal de parede, cartazes motivacionais, cartazes informativos, vídeos informativos e motivacionais, videoconferências, palestras, e-mail marketing, intranet, festas, happy hour, entre outros.
Quadro 1: Itens que diferenciam comunicação interna e endomarketing
O QUE A COMUNICAÇÃO INTERNA E O ENDOMAREKING TÊM EM COMUM?
Possuem o mesmo público-alvo: os funcionários.
E ambas ferramentas buscam a lucratividade da empresa, o endomarketing funciona a longo prazo, enquanto a comunicação interna é imediata.
COMUNICAÇÃO INTERNA E ENDOMARKETING SÃO ALIADAS
A comunicação interna e o endomarketing devem ser aplicadas em conjunto para o alcance de bons resultados. Ambas devem ser utilizadas para a melhoria das atividades exercidas em uma empresa.
Sua empresa utiliza essas duas ferramentas? Vale a reflexão!
Abraços!
Ednar Rafaela M. Shimohigashi
Professora dos cursos de gestão EaD-UNIFAMMA
UNIFAMMA – Centro Universitário Metropolitano de Maringá
FONTES:
ABRH-RS. Endomarekting e comunicação interna: conheça as diferenças. https://www.abrhrs.org.br/noticia/endomarketing-e-comunicacao-interna-conheca-as-diferencas-0
ANSILIERO, Gerusa; SANTOS, Silvia S. S. dos. A comunicação interna e o endomarketing. Unoesc & Ciência – ACSA JOAÇABA. v. 6, n. 1, p. 7-18, jan./jun. 2015. Disponível em: