A comunicação interna e o endomarketing são ferramentas de comunicação utilizadas pelas empresas, mas cuidado! Eles não são sinônimos. Cada ferramenta possui um direcionamento diferente. Vamos conhecê-las!

A COMUNICAÇÃO INTERNA

A comunicação interna tem o objetivo de transmitir e compartilhar informações importantes e estratégicas da empresa. Sua finalidade é

manter os funcionários alinhados e engajados com as causas, objetivos e discurso da empresa, para que todos estejam no mesmo caminho.

A comunicação interna deve ser planejada para viabilizar um ambiente saudável de trabalho, incrementar a qualidade, reforçar a segurança e

garantir ganhos de produtividade. A comunicação pode acontecer com toda a empresa ou direcionar a departamentos específicos, entre superiores e subordinados e vice-e-versa, e também entre colaboradores do mesmo nível hierárquico.

Algumas ferramentas de comunicação interna: boletins, circulares, quadros de avisos, comunicação telefônica, reuniões, jornais e revistas da empresa, e-mail, intranet, whatsapp, TV corporativa, entre outros.

O ENDOMARKETING

O Endomarketing significa marketing “voltado para dentro”, ou seja, o marketing voltado para os funcionários, com o objetivo de proporcionar o engajamento e a motivação.

Com o endomarketing incentiva a parceria, cooperação e lealdade, valorização do funcionário, e um ambiente interativo. Isso resulta na venda da imagem da empresa para o público interno, a fim de persuadi-lo e conquistá-lo.

Algumas ferramentas do endomarketing: manuais técnicos e educativos, jornal interno, jornal de parede, cartazes motivacionais, cartazes informativos, vídeos informativos e motivacionais, videoconferências, palestras, e-mail marketing, intranet, festas, happy hour, entre outros.

Quadro 1: Itens que diferenciam comunicação interna e endomarketing

O QUE A COMUNICAÇÃO INTERNA E O ENDOMAREKING TÊM EM COMUM?

Possuem o mesmo público-alvo: os funcionários.

E ambas ferramentas buscam a lucratividade da empresa, o endomarketing funciona a longo prazo, enquanto a comunicação interna é imediata.

COMUNICAÇÃO INTERNA E ENDOMARKETING SÃO ALIADAS

A comunicação interna e o endomarketing devem ser aplicadas em conjunto para o alcance de bons resultados. Ambas devem ser utilizadas para a melhoria das atividades exercidas em uma empresa.

Sua empresa utiliza essas duas ferramentas? Vale a reflexão!

Abraços!

 

Ednar Rafaela M. Shimohigashi

Professora dos cursos de gestão EaD-UNIFAMMA

UNIFAMMA – Centro Universitário Metropolitano de Maringá

 

FONTES:

ABRH-RS. Endomarekting e comunicação interna: conheça as diferenças. https://www.abrhrs.org.br/noticia/endomarketing-e-comunicacao-interna-conheca-as-diferencas-0

 

ANSILIERO, Gerusa; SANTOS, Silvia S. S. dos. A comunicação interna e o endomarketing. Unoesc & Ciência – ACSA JOAÇABA. v. 6, n. 1, p. 7-18, jan./jun. 2015. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/235125036.pdf

 

Equipe BST Design. Comunicação interna e endomarkting: quais são as diferenças e como alinhas as duas estratégias? https://bstdesign.com.br/blog/comunicacao-interna-e-endomarketing/

 

INTRANETNOW. Endomarketing e comunicação interna: Qual a diferença entre essas estratégias? https://intranetnow.lumis.com.br/blog/endomarketing-e-comunicacao-interna-qual-a-diferenca.htm

 

SILVA, Regina L. A. L. da. A comunicação interna como ferramenta do endomarketing nas organizações. Trabalho de Conclusão de Curso especialização em Gestão de Recursos Humanos. Universidade Cândido Mendes. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/posdistancia/52292.pdf