“Pressupostos pedagógicos: conhecimento e avaliação escolar” é um dos componentes curriculares do curso de especialização Organização do ensino na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental articulada à BNCC e ao Referencial Curricular do Paraná, que traz à discussão subsídios teórico-metodológicos para as ações docentes de planejamento, intervenção e avaliação.

Os fundamentos teórico-metodológicos para a organização do ensino possuem relação direta com a promoção dos processos de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo-afetivo do estudante, processos nos quais os estudantes devem atuar de forma ativa, coletiva e colaborativa. A organização do processo de ensino, sob as condições escolares adequadas, possibilita que o estudante se aproprie de novos e mais complexos conceitos. Esses conhecimentos, por sua, vez impulsionam o desenvolvimento do estudante.

Nesse componente curricular, a tríplice relação ensino-aprendizagem-desenvolvimento é foco de análises e reflexões, a fim de, com base em importantes teóricos da área, responder à questões, como: quais conceitos são essenciais ensinar ao estudante em cada área do conhecimento? Para que ensiná-los? Como organizar, adequadamente, os processos de ensino, de aprendizagem e de desenvolvimento?  Qual o sujeito a quem se destinam as ações docentes, ou seja, quais suas características psicológicas fundamentais?