O marketing é um mercado em constante ascensão. Com o avanço da internet e das revoluções tecnológicas, o marketing não apenas continua crescendo e sendo mais importante para as empresas, como também mudando e se transformando a todo momento.

A importância do marketing ficou ainda mais evidente com a pandemia do Coronavírus: muitas empresas migraram sua publicidade para o universo online, já que as vendas tradicionais estão sendo limitadas, e tiveram que usar e abusar do marketing digital para atingirem seus públicos.

Mas você sabia que existe um tipo de marketing que usa da matemática para analisar dados e chegar em resultados mais eficientes? Pois é, estamos falando do Matemarketing.

Criado pelo diretor executivo de marketing Eduardo Aspesi, o conceito de matemarketing basicamente gira em torno de um marketing que usa dados e estatísticas como uma concreta base para tudo que é desenvolvido.

 

Mas afinal, como funciona o matemarketing?

O processo começa com a captação de dados, seja por pesquisas ou questionários, para que se tenha uma boa base de informações. É importante saber quem é o seu público, como esse público se comporta, do que ele gosta e do que ele não gosta. Tudo isso vai auxiliar na hora de estruturar sua campanha, de escolher os meios em que ela vai ser veinculada etc.

É aí que entra a segunda parte do processo do matemarketing: a análise dos dados.

Antes de analisar, organize todos os dados coletados (com exceção dos perfis fakes e dos dados duvidosos) seja em uma tabela ou um documento de texto. Separe os dados por segmentos ou por outros fatores, de forma que tudo fique fácil de ser visualizado.

Agora sim chegou a hora de analisar os dados.

Tente encontrar padrões e anomalias, e mais do que isso tente encontrar e entender os motivos que trouxeram esses resultados. É a partir disso que você vai encontrar as informações necessárias para que o matemarketing seja posto em prática de forma eficaz.

E enfim chegamos na última etapa do matemarketing: o acompanhamento de resultados. Não basta simplesmente analisar os dados e montar uma campanha de marketing em cima do que foi coletado, é necessário continuar acompanhando o desempenho da campanha e alterar as especificações se for necessário.

Todo esse esforço resulta em uma campanha de marketing extremamente completa em termos de estratégia, trazendo informações pré campanha e também dados que poderão ser úteis para campanhas futuras.